5 dicas para encontrar o seu propósito no trabalho
Não está feliz com sua rotina profissional? Para resolver isso, o caminho ideal é buscar uma conexão entre trabalho e valores pessoais. Saiba como fazer isso e seja mais feliz no dia a dia
[FOTO]
Trabalhar com propósito significa que o dia a dia de um profissional na empresa está alinhado à sua missão de vida e que suas metas relacionadas à empresa estão profundamente conectadas com seus valores e crenças pessoais. Para quem vive essa realidade, seu papel dentro de uma organização não é visto apenas como um emprego, pois a carreira passa a ser construída sob a perspectiva de quem está colocando seus talentos a serviço de algo que tem um sentido maior.
“Passamos muito tempo da nossa vida no mundo corporativo. Então, é por meio do propósito ajustado aos objetivos da empresa, que vemos mais sentido e temos vontade de realizar as tarefas do dia a dia. Nesse cenário, trabalhar focado no propósito faz toda diferença, pois é essa carreira que irá impulsionar e trazer realizações pessoais, além dos feitos para a própria organização”, explica a psicóloga Luana Göebel, que atua com recrutamento.
Benefícios para a empresa
Se uma pessoa é feliz no trabalho, ela irá render mais nas atividades diárias e, consequentemente, os ganhos para a empresa serão maiores. De acordo com um estudo recente da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Esses benefícios podem ser vistos, principalmente, quando as crenças pessoais do colaborador estão alinhadas com os valores, missão e visão da companhia. Quando isso acontece, ele se sente ainda mais parte daquele lugar, o que traz múltiplos benefícios para o desempenho diário. Um deles é em relação a crises, já que, quando o ser humano se sente útil e reconhecido profissionalmente, tende a ser mais flexível diante de diferentes conflitos.
Outro ponto é a saúde mental desses colaboradores. Afinal, quando eles estão mais felizes, tendem a ser mais saudáveis, física e mentalmente, reduzindo casos de depressão, Síndrome de Burnout, ansiedade e estresse.
O papel da empresa
A organização tem um importante papel nesse contexto. É ela que precisa zelar pelas pessoas, reconhecendo até mesmo as pequenas atitudes. Desse modo, sempre que possível, é válido proporcionar comunicação clara, desenvolvimento contínuo dos colaboradores (com planos de carreira e cursos, por exemplo) e benefícios, além de promover o bem-estar das equipes, gerando um ambiente seguro e saudável.
Mas, além da empresa, os colaboradores precisam aprender a buscar o propósito dentro do seu trabalho, com o objetivo de gerar maior produtividade e ânimo para ter uma rotina mais leve. Que tal uma ajuda?
5 dicas para encontrar o seu propósito no trabalho:
1. Busque por algo que você ama fazer
Descubra aquilo que te dá sentido, algo que te dê motivação, externalizando isso na sociedade. Atualmente, buscamos mais autenticidade e significado no que nos propomos a fazer e, conectar a um nível mais pessoal aquilo com que se ama trabalhar, é algo que pode ser verdadeiramente transformador.
2. Pense no legado que você pode deixar
O legado é algo que é deixado para as gerações futuras. Portanto, considere pequenos legados que você pode deixar, coisas boas que pode transmitir aos outros. Seja tempo, empatia ou conhecimentos, tudo é válido. Imagine a diferença que pode causar em cada lugar que estiver.
3. Invista nas suas melhores habilidades
Identifique seus pontos fortes e os desenvolva. Desde facilidade para aprender um novo idioma e de se comunicar com outras pessoas, ter conhecimento em ferramentas de design, e outras habilidades. Torne isso algo proveitoso e com um significado maior.
4. Mantenha o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Trabalho e lazer devem caminhar juntos. O desequilíbrio entre eles pode afetar ambas as partes. Diante disso, é importante os momentos de cuidado para si e pessoas próximas, além dos momentos de descontração. Assim como buscar manter um ambiente de trabalho motivador e estruturado.
5. Lembre-se dos sonhos que pode realizar
Por fim, o exercício de visualizar a carreira como uma forma de conquistar o que almeja, possibilita ver um sentido maior e mais profundo nas atividades diárias. Nesse sentido, uma ótima maneira de ampliar a motivação é pensar nas metas pessoais e sonhos que se deseja alcançar.