Além de saboroso, o alimento queridinho dos brasileiros é versátil e combina com uma infinidade de recheios. Confira nossas sugestões

No universo das receitas práticas e rápidas, o pão de forma é aquele ingrediente coringa que sempre faz sucesso – não importa a idade. Super versátil, econômico e, vamos combinar, uma delícia, ele é uma ótima opção para os momentos em que você quer comer algo gostoso sem ter muito trabalho. Ou ainda para reunir familiares e amigos e evitar passar tempo demais na cozinha.

Além disso, ele tem um potencial enorme e combina com preparos que podem ser servidos em qualquer momento do dia. Então, corre lá para sua despensa e já separe seu pão de forma. Vamos juntos aprender a fazer pratos incríveis para deixar suas refeições ainda melhores. 

Tipos de pães de forma

Antes de apresentarmos as receitas, vamos fazer uma parada para falar dos tipos de pães de forma disponíveis nas gôndolas. Eles são muitos, mas cada tipo tem suas características únicas e usos recomendados, então vale a pena aprender, experimentar e descobrir qual é melhor para suas receitas, para um lanche ou até para ser consumido sozinho.

  • Branco tradicional: conhecido como o pão de forma mais tradicional, ele é macio, gostoso e prático. Pode ter casca fina ou fatias mais grossas, o que o torna ideal para qualquer ocasião: desde um lanche rápido até um almoço em família.
  • Feito somente com farinha integral: por ser fonte de fibras, o seu consumo regular contribui para o funcionamento do intestino. Portanto, é a combinação perfeita entre saudabilidade e sabor. É leve e tem um gosto mais acentuado do que o pão branco.
  • Multigrãos: são aqueles pães com variedade de grãos e sementes que você encontra nas prateleiras. Com esses atributos, eles são nutritivos e contam com uma textura única, o que deixa os preparos ainda mais interessantes. A linha Grão Sabor, por exemplo, combina os benefícios de grãos selecionados com o sabor de ingredientes refinados.
  • Sem Casca: sucesso em todas as idades, ele tem as bordas cortadas e é ideal para receitas de pães de forma recheados ou outras que pedem uma textura mais fina e uniforme. Por isso, é um ingrediente famoso em preparos de tortas frias ou sanduíches de forno. Também traz praticidade à rotina e agilidade na hora de cozinhar.
  • Zero: esses são perfeitos para quem busca manter uma rotina alimentar mais leve e equilibrada, afinal, essas opções que têm zero adição de açúcares entregam sabor e formulação balanceada em um mesmo produto.
  • Sem Glúten: versão feita para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, além daquelas que seguem dietas mais restritas. Na Wickbold, por exemplo, todos os produtos têm receita exclusiva e processo de fabricação assegurado de qualquer contaminação (livre de contaminação cruzada).

3 receitas de sanduíches para fazer com pão de forma

Depois de conhecer os tipos mais conhecidos das gôndolas, vamos falar sobre o que comer com pão de forma e como usá-los em receitas. Nessa primeira parte, o destaque vai para o sanduíche! Tenha em mente que você pode ir além do básico e até substituir o jantar tradicional por uma opção mais descontraída e saborosa. Veja só!

  1. Pão de forma com pernil

Afetivo e nostálgico, o pão com pernil remete às reuniões familiares, comemorações de aniversário ou encontros de fim de ano. Aliás, é uma ótima pedida para festas que precisam de alimentos em grande quantidade. Fácil de preparar, ainda traz saciedade para os convidados. 

Confira a receita: sanduíche de pernil

  1. BLT: bacon, alface, tomate e pão de forma

Clássico e consumido no mundo inteiro, o BLT é um tipo de sanduíche que conta com bacon, lettuce and tomato (bacon, alface e tomate) como seus ingredientes principais. Pode levar outros itens como queijo ou maionese, por exemplo. Tudo depende de acordo com a preferência pessoal. 

Confira a receita: sanduíche BLT

  1. Croque Monsieur

Outro clássico da lista, o Croque Monsieur é um sanduíche francês que tradicionalmente é feito com presunto, queijo e pão de forma. Ou seja, pode-se dizer que é um misto quente em sua versão mais refinada com molho bechamel e mostarda, que ainda é gratinado ao forno. Simples, elegante e, sério, muito bom! 

Confira a receita: Croque Monsieur

3 receitas tradicionais que podem ser feitas com pão de forma

Os sanduíches são uma delícia e fazem sucesso, mas quando a pergunta é “o que fazer com pão de forma”, vale lembrar que ele é um ingrediente tão versátil, que traz diversas possibilidades de preparos práticos e saborosos. Abaixo seguem algumas receitas tradicionais que podem ser feitas com ele. A ideia é te ajudar a aproveitar ainda melhor esse produto queridinho dos consumidores brasileiros (e sabemos que seu também). 

  1. Lasanha de pão

A lasanha é um dos pratos italianos que faz mais sucesso ao redor do mundo e pode ser feita com diversos tipos de ingredientes. Na versão abaixo, você verá uma releitura com itens nutritivos e menos calóricos, como ricota, manjericão e abobrinha. Hmmm… Que tal fazer essa semana?

Confira a receita: lasanha de pão

  1. Omelete de pão de forma

A omelete é um preparo que leva basicamente ovos batidos e pode ter outros elementos como tomate ou queijo, além de temperos. Fácil de fazer e saborosa, é uma ótima opção para quem segue uma alimentação equilibrada, pois o ingrediente principal oferece benefícios à saúde como antioxidantes, vitaminas e minerais. Converse com seu nutricionista sobre como adicionar ao cardápio da maneira certa e arrase!

Confira a receita: omelete de pão

  1. Sobremesa: torta de maçã

Não há nada como uma fatia de torta de maçã para satisfazer aquele desejo por algo doce! Ainda mais se ela tiver ingredientes fáceis de encontrar, como o pão de forma. Com textura e sabor marcantes, ela é uma boa escolha, seja após um jantar sozinho ou uma refeição compartilhada. Fora que é leve e uma delícia, né? Fala sério!

Confira a receita: torta de maçã com canela e passas

O que fazer com pão de forma?

Em resumo: muita coisa e quase tudo! O pão de forma faz muito sucesso, porque une sabor, versatilidade e praticidade para o dia a dia, como vimos. Então, ele pode ser um toast no café da manhã, um sanduíche para uma refeição rápida ou até mesmo ingrediente principal de receitas mais elaboradas, como o pudim.  

Outro ponto importante é que ele pode (e deve) ser usado por inteiro para evitar o desperdício de alimentos. As sobras, por exemplo, podem virar croutons de saladas. Portanto, nossa dica de hoje é: coma pão de forma! Além de gostoso, ele pode ser o protagonista de receitas para todos os gostos, promovendo uma alimentação deliciosa e sustentável. 

Posts relacionados