Top 6 de dicas fáceis do que comer de lanche da tarde
Praticidade, nutrição e sabor podem (e devem) estar no mesmo prato. Confira as dicas abaixo!
Por acaso, recentemente, você sentiu uma queda na sua energia e na capacidade de concentração bem no meio da tarde, especialmente durante um dia com mais tarefas? E nessa hora você chegou a pegar aquele café quentinho ou aquele alimento super calórico (ou pensou neles)?
Pois é! A maioria das pessoas têm esse mesmo comportamento em dias mais corridos. Mas a notícia boa é que é possível mudar essa realidade. Com uma pequena dose de organização, você pode ter mais saúde e ainda sua energia de volta.
Afinal, é justamente um bom planejamento que vai te ajudar a comer melhor durante o dia, inclusive, entre as refeições. Escolher fazer lanches mais nutritivos para comer a tarde pode fazer toda a diferença para o seu bem-estar! Eles ajudam a manter o foco, eliminam o cansaço e fazem com que você se sinta satisfeito por mais tempo.
Então, qual é o segredo para fazer bons lanches da tarde?
Primeiro: escolha o meio da manhã e o meio da tarde para intercalar as refeições principais. Depois, planejamento é primordial, como vimos acima. Se pensar no seu café da tarde com antecedência, você escolhe alimentos melhores, sem ser naquela pressa ou fome do momento. Por exemplo: faça sanduíches naturais e deixe-os prontos na geladeira.
Também vale tomar cuidado com o tamanho das porções e dar preferência a alimentos com benefícios nutricionais. Isso ajuda a manter o seu peso ideal e ainda previne doenças crônicas, além de garantir que o organismo receba vitaminas e minerais para funcionar bem.
Então, que tal começar a planejar lanches mais equilibrados para as próximas tardes? Para isso, conheça agora alguns benefícios que as escolhas conscientes trazem para seu corpo e mente. Vamos lá!
3 benefícios de comer bem no café da tarde
Preparar e planejar o que comer de lanche da tarde com antecedência significa que, quando a fome entre as refeições principais chegar, você conseguirá se alimentar com mais nutrição e equilíbrio. E isso trará diversos benefícios para seu corpo e bem-estar. Dentre eles:
Mais energia e concentração: lanches com vitaminas (as do complexo B, por exemplo) e minerais (como ferro, zinco e magnésio) podem ajudar a vencer o cansaço e, com isso, melhorar a concentração e a produtividade para as atividades do dia. Dica: a banana é uma fruta que dá energia!
Apetite mais controlado: a alimentação em quantidades adequadas – indicadas por um nutricionista – e feita com boas escolhas, como alimentos ricos em fibras e proteínas, ajuda a prolongar a saciedade. Isso controla a fome e ainda evita o consumo exagerado de calorias na hora das refeições principais.
Níveis de açúcar no sangue estáveis: um lanche da tarde equilibrado pode evitar quedas bruscas de glicose, que por sua vez dão irritação e cansaço. Ou seja, contribui para a melhoria da saúde metabólica.
O que comer no café da tarde?
Já que aquilo que você ingere está diretamente ligado à sua saúde e seu bem-estar, a pergunta que fica é: o que comer no café da tarde? Quais são os benefícios nutricionais dos alimentos?
As fibras, por exemplo, que são encontradas nos pães integrais, ajudam a manter a sensação de saciedade. Muito consumida em lanches da tarde, a castanha-de-caju tem vitamina E, além de ômega 3. Já a semente de girassol melhora as funções do sistema nervoso.
Outros exemplos são: a castanha-do-pará, que é a maior fonte natural de selênio; a quinoa, com seu baixo índice glicêmico e maior sensação de saciedade; a chia, rica em antioxidantes e fibras; e a macadâmia, que reduz os níveis de colesterol no sangue e é rica em ácido graxos.
Converse com seu nutricionista para incluir da melhor forma uma variedade de nutrientes na sua rotina, como carboidratos complexos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. E, claro, a hidratação é fundamental. Água, sucos naturais, água de coco e chás sem açúcar são ótimas opções.
Com boas escolhas alimentares, você faz com que o lanche da tarde seja um verdadeiro aliado na busca por uma vida mais equilibrada. Vamos às receitas?
Top 6 do que fazer para comer a tarde
Se sua resposta foi SIM, então prepare-se porque chegou o momento de falar sobre as opções equilibradas e saborosas do que comer de lanche da tarde. Chega das mesmas sugestões de sempre. Aqui, você vai encontrar cinco dicas práticas e deliciosas para o seu cardápio. Pegue seu avental e vamos lá!
- Muffins de Legumes
Você sabia que os muffins podem ser feitos com ingredientes mais balanceados? Use o pão 100% Nutrição Tradicional Wickbold cortado em cubos pequenos, com milho, queijo, espinafre e abobrinha. Além de ficar uma delícia, essa receita é ideal para um lanche da tarde rápido e fácil de levar para qualquer lugar. - Pastel de forno com ricota e espinafre
Esqueça a fritura! Essa opção é deliciosa e leva ingredientes como ricota, cream cheese, espinafre e ovo, além das fatias de pão Wickbold Grão Sabor Chia & Macadâmia. Lembrando que a chia e a macadâmia juntas são fontes de energia, saudabilidade e muito sabor. - Pão na chapa com mel
Uma nova versão da receita queridinha dos brasileiros! O pão na chapa é mesmo muito gostoso. E aqui ele é feito com orégano, sementes de gergelim e mel, além do Grão Sabor Castanha do Pará e Quinoa Wickbold, que conta com diversos benefícios nutricionais. - Aperitivos práticos
Nutritivo, leve e refrescante. Além dessas características, esse bowl com aperitivos é uma delícia! Anota aí: tomates cereja, pepino em palitos, cenouras baby e hortelã picada. Outro ingrediente que faz toda a diferença é o pão Estar Leve Fonte de Fibras Wickbold. Com baixo teor de açúcares, ele é uma ótima pedida para quem busca uma alimentação de qualidade com muito sabor. - Bisnaguinha com vegetais
Essa receita fica pronta em apenas 15 minutos e conta com a Bisnaguinha como ingrediente principal. Para ficar ainda melhor, você pode adicionar requeijão, abobrinha ralada, cenoura e o seu queijo preferido. - Wrap recheado
O wrap é um alimento versátil, que combina com quase todos os tipos de recheio. Por isso, você pode selecionar seus alimentos preferidos, que sejam nutricionalmente ricos, e fazer de acordo com seu gosto. Nós sugerimos queijo cottage, creme de ricota, cenoura, frango, sementes de girassol e rúcula. Fica muito gostoso!
Conclusão
Quantas delícias, não é? Qual desses preparos você quer experimentar primeiro? Lembre-se: o lanche da tarde é uma oportunidade de nutrir seu organismo e sua mente, além de satisfazer sua fome sem exageros. Com as dicas acima, você tem opções diferenciadas para todos os dias da semana e ainda mantém uma rotina alimentar equilibrada. Cuide-se e bom apetite!