Aposte na marmita fitness para investir em um negócio

Consumo aumentou durante a pandemia e se mantém até hoje, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar por conta própria
Na pesquisa O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e pela consultoria FGV Jr. em 2021, 41,6% dos entrevistados apontaram um aumento no consumo de marmitas durante a pandemia. Segundo eles, os principais motivos para isso foram: preço (57%); rapidez na preparação (47%); falta de tempo para cozinhar (37%); evitar desperdício (29%); alimentação saudável (28%); facilidade para transportar a refeição (26%); e falta de prática na cozinha (17%).
Essa tendência se mantém até hoje. Afinal, elas se tornaram uma forma de ganhar tempo, gastar menos dinheiro, investir em uma dieta mais nutritiva e evitar comer em locais públicos, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos. “O ramo de congelados fitness ganhou um espaço maior nesse período pós pandêmico: juntando a praticidade do congelado no dia a dia com a alimentação saudável”, explica Yago dos Santos Laurindo, CEO e fundador da Laurindo Fitness.
Segundo Yago, com a reabertura das atividades no pós-pandemia houve um grande aumento nas vendas, comparado com o período anterior a disseminação da Covid-19. “As pessoas que ganharam aqueles quilinhos a mais durante o confinamento, e que gostariam de regular a alimentação, começaram a nos procurar”, complementa.
Ainda segundo ele, o público consumidor é variado: pessoas fitness e associadas ao esporte; aquelas moram sozinhas e não gostam de cozinhar; recém-casados que possuem jornadas de trabalho agitadas e gostam da praticidade oferecida; e idosos por questões de saúde. Ou seja, na prática ele comprova que a tendência mostrada no estudo do final de 2021 continua até hoje.
Negócios: 5 dicas para investir em marmitas fitness
Mas, afinal, quais as possibilidades que essa tendência traz? É notório que muitas pessoas têm vontade de investir no próprio negócio, mas não sabem por onde começar. E você? Tem essa vontade? Então, que tal investir na produção de marmitas? O CEO e fundador da Laurindo Fitness compartilha cinco dias para quem deseja entrar no ramo.
- 1. Estudar é fundamental
Estude o mercado e os concorrentes para entender como pode melhorar o que já existe por aí. Aprimorar-se antes e durante o processo é fundamental.
- 2. Use as redes sociais a seu favor
Utilize as redes sociais para mostrar o seu trabalho. Ela será de grande importância nos negócios tanto na hora de conquistar novos clientes quanto no momento de fidelizar os antigos. Trata-se de um grande outdoor para divulgar a sua marca. Além do nosso Instagram e site, temos, por exemplo, um ebook de receitas saudáveis para ajudar os clientes que gostam de cozinhar a inovar na sua alimentação.
- 3. Seja Criativo
Empreender pode ser bem lucrativo se você for criativo na hora de montar os cardápios. Por exemplo: verificar os legumes que estão mais em conta, por serem da safra do mês. É sempre bom ficar atento aos produtos da estação e se possível comprar a quantidade exata do que for utilizar, para evitar alimentos e dinheiro jogados fora. Hoje, nós temos toda uma linha de produtos que fica disponível no nosso site. As marmitas congeladas são frescas, produzidas conforme a demanda para que não haja esse desperdício de alimento.
- 4. Tenha paciência
Empreender não é fácil, é para quem realmente gosta. Mas traz uma flexibilidade maior do que um emprego CLT, já que neste primeiro cenário o trabalho é por demanda e, com isso, acaba sobrando um tempo para cuidar de si. Portanto, se você tem o sonho do próprio negócio, prepare-se e faça acontecer. Investir em congelados não é um caminho fácil, mas com o tempo você vai aprendendo a lidar com as divergências que vão aparecendo ao longo do caminho.
- 5. Comemore com seus clientes
Outro ponto é ver a felicidade dos seus clientes, seja aqueles que estão conseguindo atingir os resultados que almejam com a ajuda das marmitas fitness ou para os que ficam felizes com a otimização de tempo, que também é muito importante para o jovem trabalhador.
História: para se inspirar
Por mais que a ideia de ter mais autonomia faça brilhar os olhos, ela vem com o medo de perder muito dinheiro, às vezes até tudo que se economizou. Normalmente, o pensamento que vem à mente é: será que vale mesmo a pena dar esse passo? Existem muitas histórias de sucesso que mostram: o importante é a coragem para dar o primeiro passo.
Laurindo conta que, em 2018, perdeu o emprego como publicitário e a mãe também foi demitida. “Juntei dinheiro para fazer intercâmbio, mas devido às circunstâncias, optei por empreender e abrimos um delivery de massas. No meio desse processo, meu atual esposo era cliente de marmitas fitness congeladas, mas sempre fazia reclamações. Tive um insight e olhei para esse mercado de saudáveis com mais atenção”, conta.
A empresa decolou! “As vendas começaram a superar a de massas e nesse momento vi que era hora de encerrar a primeira e me dedicar totalmente a de congelados. Sendo assim, a partir de novembro daquele mesmo ano, a Laurindo Fitness passou a ser minha única fonte de renda, com toda minha atenção e dedicação”, relata.
Mas, e o medo de não dar certo? Antes da pandemia, Laurindo conta que tinha um número considerável de clientes fixos todo mês, já que as pessoas iam todos os dias para os escritórios. “Com o isolamento social, as pessoas estavam mais em casa e usavam o tempo livre na cozinha, o que fez com que as vendas caíssem drasticamente. Nessa fase, nos reinventamos processos e inovamos no cardápio”, destaca.
Uma das novidades foram as parcerias com nutricionistas. Uma iniciativa que deu mais credibilidade à empresa. “Não éramos mais uma marmita congelada apenas. Passamos a tomar a forma de um alimento equilibrado e balanceado, que garante a boa alimentação”, relembra.
Hoje, a Laurindo Fitness contabiliza mais de 42 mil marmitas vendidas na cidade do Rio de Janeiro.
Que tal pegar essas dicas e história inspiradoras para dar o primeiro passo rumo ao próprio negócio? Estude, busque capacitação e corra atrás, ou seja, trabalhe muito. Você verá que tudo dará certo no seu tempo.