Conhece as vantagens da ginástica laboral?
Quem nunca passou por um momento de falta de inspiração no trabalho? Às vezes, essa queda no rendimento pode ser o seu corpo pedindo uma pausa. Dez minutinhos fora da mesa e pronto, você está renovado para continuar! Para otimizar ainda mais esse descanso, muitas empresas apostam em pequenas atividades físicas dentro do escritório. Que tal conhecer um pouco mais desse método, conhecido como ginástica laboral?
Ficar em frente ao computador, em um clima de estresse e sem pausa para relaxar é uma combinação que pode impedir uma boa qualidade de vida. É o que nos conta a fisioterapeuta Helen Faria, diretora da Reabily Qualidade de Vida e especialista em atividades físicas que podem ser feitas no ambiente corporativo. Entre os exercícios, ela indica alongamentos, massagens e técnicas de respiração e relaxamento em um período que dure entre 10 a 15 minutos.
Mas por que devemos fazer isso na hora da pausa? Essa paradinha no trabalho só traz benefícios! Além de melhorar a circulação sanguínea, ajuda na correção da postura e previne varizes. Afinal de contas, quem nunca sentiu dor nas costas depois de um dia inteiro todo torto na cadeira? Ou câimbra ou formigamento nas pernas depois de horas na mesma posição?
E por falar em postura, Helen derruba um mito antigo: A melhor forma de se sentar durante o trabalho não é aquela rígida, sem se mexer. “O ideal é se movimentar o dia todo, trocando a posição das pernas e mexendo os pés. Sempre de maneira confortável, nunca forçando uma posição”. Ela ainda aponta que uma boa espreguiçada de vez em quando pode ajudar.
Vantagens para as empresas – Seu chefe também vai ficar feliz se você seguir essas dicas! Quando os funcionários realizam uma pausa animada, a empresa só tem motivos para comemorar. Além de aumentar a produtividade, você trabalha mais feliz. As ausências por doenças como enxaquecas e tendinites diminuem e a interação com seus colegas aumenta. Ou seja, é só alegria para os dois lados!
E você, já fez sua pausa para descansar um pouco a mente no trabalho hoje?
Por Marina Oliveira