Confira opções saborosas e criativas para o lanche coletivo na escola, que ajudam a promover nutrição equilibrada e socialização entre as crianças

Já pensou em ver seu pequeno aprendendo sobre a importância de compartilhar com o outro? E ainda por cima provando um monte de coisa gostosa e nutritiva? Tudo isso é possível em uma única atividade deliciosa: o lanche coletivo na escola!

Sim! Esse momento pode ser super educativo para as crianças, pois além de incentivar uma alimentação mais equilibrada e nutritiva, o lanche coletivo também ajuda na formação educacional e social dos mais jovens. Por isso, inclusive, é que essa atividade é vista com cada vez mais frequência nas escolas. Veja só!

Lanche coletivo na escola: como funciona e benefícios

Como funciona? Cada criança leva um prato, que deve ser compartilhado com outros jovens, geralmente, da mesma sala de aula. Alguns colégios promovem essa atividade esporadicamente, enquanto outros adotam esse sistema para todos os dias. Depende de cada lugar.

O importante mesmo é a lista de benefícios que isso traz. Quando uma escola faz o lanche coletivo, o objetivo é proporcionar mais bem-estar e nutrição aos pequenos. Por isso, o mais comum é que a própria instituição faça um cardápio com sugestões para uma refeição equilibrada. Feito isso, os pais escolhem o que levar ou a instituição promove um sorteio dos itens.

Para que os pequenos tenham acesso a alimentos mais nutritivos, a lista conta com sucos, frutas, pães, legumes, pipoca de panela ou produtos que a nutricionista da escola libere, de acordo com a faixa etária. Inclusive, às vezes essa profissional está presente para fazer brincadeiras e explicar um pouco mais sobre as comidas, o que é muito rico para jovens de todas as idades.

Além da educação nutricional, o lanche coletivo na escola incentiva os pequenos a experimentarem novos sabores para que tenham hábitos alimentares melhores. Também contribui muito para a integração social, afinal, as crianças interagem mais e entendem a importância de dividir com o outro. Esse fortalecimento de relações no colégio contribui diretamente para o bem-estar dos alunos.

Anota aí: 4 dicas para organizar o lanche coletivo

Se você chegou até aqui porque seu filho (ou filha) foi convidado para um lanche coletivo na escola e você não sabe por onde começar, anote essas dicas:

Planejamento: se for sorteio, ótimo. Se não, converse com os outros responsáveis e veja o que vão levar (dentre as opções da lista fornecida pela escola) para evitar repetição de itens.
Variedade: é sempre bacana pensar nos alunos que têm restrições alimentares, como os alérgicos a ovo e banana. Veja, por exemplo, essas opções sem glúten. Procure fazer uma receita alternativa sem esses itens, se o seu filho tiver um amiguinho que tem essa condição. Afinal, nenhuma criança merece ficar de fora, certo?
Apresentação: crianças são criativas e amam formas, espetinhos e cores nos alimentos. Com certeza, vão gostar muito mais se o lanche for divertido! Veja um exemplo aqui.
Participação: essa dica é sempre ótima! Envolver os pequenos na preparação do lanche aguça a curiosidade deles para experimentarem novos sabores.

5 ideias de lanche coletivo para escola

Viu só? Basta adicionar um pouco de planejamento e criatividade na receita e o resultado é maravilhoso: opções saborosas, nutritivas e divertidas para os pequenos. Inclusive, a lista abaixo veio para ajudar mais ainda, com sugestões que prometem agradar a todos os paladares, promovendo uma dieta equilibrada e aumentando a socialização entre os pequenos. Gostou? Anote nossas dicas!

  1. Frutas

Doces, naturais, nutritivas e práticas. Você pode montar uma cesta com maçãs, peras, bananas e laranja, por exemplo. Fica lindo! Morangos e uvas também são opções que as crianças costumam amar. Outra dica é montar espetinhos de frutas para deixar ainda mais divertido.

  1. Espetinhos naturais

Falando em espetinhos… Feitos com frutas, legumes ou vegetais, eles são ótimos para um lanche leve e colorido, que vai encantar as crianças e ainda incentivar uma alimentação saudável. Veja essas duas ideias: cenoura, que pode estar levemente cozida no vapor para ficar mais macia; e tomates cereja, que combinam com cubos de queijo e orégano. Divertido, delicioso e saudável!

  1. Sanduíches

Quem não ama um sanduíche? Eles são práticos e podem ser recheados com uma variedade de ingredientes super nutritivos. Além disso, você pode usar formas para cortá-los no formato dos personagens preferidos das crianças. Imaginou o sucesso? Agora, veja só essas receitas:

Bisnaguinha com salada de tomate;
Fatia Infantil Divertida;
Sanduíche de Atum;
Sanduíche de Peito de Peru.

  1. Bolos

A criançada vai amar essa opção também! Existem bolinhos monoporções no mercado que são práticos, deliciosos e sem glúten. Confira essas duas sugestões, que ainda contam com formulações repletas de vitaminas e minerais essenciais para a infância: baunilha com chocolate e chocolate com gotas. Dois sabores que toda a família ama!

  1. Pipoca Caseira

Uma opção divertida e que todo mundo ama! Faça na panela, com pouco sal e sem manteiga para ficar mais equilibrada. Você pode colocar em vários saquinhos transparentes e amarrar com fitinhas coloridas. Simples, lindo e muito gostoso!

Vai um lanchinho aí?

Participar de um lanche coletivo na escola pode ser uma excelente oportunidade para os pequenos aprenderem a importância da alimentação equilibrada enquanto eles se divertem com os amigos. Com as sugestões acima, é possível combinar praticidade, criatividade, sabor e nutrição de maneira simples, garantindo que o próximo lanche coletivo seja um sucesso, repleto de sabores saudáveis e momentos de alegria compartilhada.

Posts relacionados