Quais os benefícios dos alimentos orgânicos?
Muito tem se falado sobre os alimentos orgânicos, mas você sabe, de fato, o que são e qual a importância dos alimentos orgânicos? Confira a seguir:
De acordo com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) orgânicos são alimentos obtidos dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária com técnicas específicas que respeitem os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável, e que não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos. Resumindo, os alimentos orgânicos possuem essa definição por lei, assim, quando o alimento é orgânico o Ministério da Agricultura, responsável pela regulamentação, emite um selo atestando essa informação.
Agora que você já sabe o que é, confira a seguir quais vantagens dos alimentos orgânicos:
MAIS SAÚDE: os alimentos orgânicos são livres de químicos, como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e hormônios, por isso, podem evitar problemas causados pela ingestão desses produtos, como alergias e problemas respiratórios.
ALIMENTOS MAIS SABOROSOS: por não serem utilizados produtos químicos, e devido aos métodos de cultivo, possuem uma concentração de água diferente dos convencionais, o que pode fazer com que tenham um sabor e aroma mais intensos.
MENOR IMPACTO PARA O SOLO: as práticas de cultivo orgânico, como rotação de culturas, plantio consorciado e compostagem fazem com que a terra fique mais protegida, evitando a erosão do solo. O solo também fica livre de produtos químicos sintéticos que podem ser prejudiciais. Tudo isso faz com que o solo se mantenha rico em nutrientes, fértil e produtivo.
PROTEÇÃO DE ANIMAIS E INSETOS: o cultivo orgânico é livre de pesticidas, por isso, ajuda a preservar a vida de minhocas, besouros, abelhas e pássaros, animais e insetos muito importantes para o ecossistema.
MENOR IMPACTO PARA A ÁGUA: nas plantações convencionais, existe o uso de agrotóxicos, que conseguem alcançar os lençóis freáticos e contaminam a água dos rios e dos lagos. Já no cultivo orgânico, isso não acontece.
GARANTIA DE ORIGEM E RASTREABILIDADE: como já havíamos falado, os produtos orgânicos possuem um selo de certificação, esse selo garante que existe a fiscalização do produto desde a produção até a comercialização, o que é uma garantia para o consumidor.
MOVIMENTAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL: a maior parte da produção de alimentos orgânicos é feita por pequenos produtores, o que incentiva e movimenta a economia local.
Resumindo, a produção orgânica valoriza os seres humanos, animais, plantas, solos e meio ambiente, faz um melhor uso dos recursos naturais, incentiva a biodiversidade e desenvolvimento socioeconômico, com mais responsabilidades sociais e benefícios para todos.
Apesar de ter várias vantagens, atualmente, os produtos orgânicos costumam custar mais caro que os convencionais, o que dificulta uma alimentação 100% orgânica. Por isso, o ideal é dar preferência para compra de alguns alimentos que tem mais chances de absorverem agrotóxicos e substâncias químicas, como, por exemplo: morangos, pêssegos, pimentões, batatas, cenouras, etc.
Agora que você já sabe as vantagens de uma alimentação orgânica. Que tal incluir mais alimentos orgânicos e saudáveis a sua rotina?
Referencias:
- ANDRADE, Bruna Nascimento; DE FREITAS PINHEIRO, Júlia; DE OLIVEIRA, Eline Messias. A importância da produção orgânica para a saúde humana e o meio ambiente. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 4, n. 2, 2017.
- JOACHIM, Sauerborn et al. Review of history and recent development of organic farming worldwide. Agricultural sciences in China, v. 5, n. 3, p. 169-178, 2006.
- MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Perguntas e respostas orgânicos. 2017. Disponível em:< https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/perguntas-e-respostas>. Acesso em: 26, mar 2021.
- Organis. O que é produto orgânico. 2020. Disponível em:<https://organis.org.br/o-que-e-produto-organico.pdf>. Acesso em: 26, mar 2021.
- SILVA, Daniela Aline; POLLI, Henrique Quero. A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA ORGÂNICA PARA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE. Revista Interface Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 505-516, 2020.
- WWF. Pecurária Orgânica. Disponível em:< https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/nossas_solucoes_no_pantanal/desenvolvimento_sustentavel_no_pantanal/pecuaria_sustentavel_no_pantanal/pecuaria_organica_no_pantanal/>. Acesso em: 20, mar 2021.