Com medidas simples, é possível diminuir consideravelmente a quantidade de lixo que descartamos diariamente. Entre as estratégias estão o uso de ecobags, a separação do lixo e a revisão de hábitos de consumo.

Engana-se quem pensa que os cuidados com o meio ambiente são apenas de responsabilidade das iniciativas pública e privada. Cada um de nós pode (e deve!) dar a sua contribuição para diminuir os impactos negativos no meio ambiente. Ter uma rotina mais sustentável, à primeira vista, pode parecer uma tarefa muito difícil, mas, a verdade, é que com pequenas mudanças no dia a dia, é possível contribuir de forma significativa com a natureza.

Confira as dicas e faça a sua parte!

1. Separe o lixo

Caso você não saiba por onde começar, este é um ótimo primeiro passo. Separar o lixo reciclável do orgânico, diminui a quantidade de resíduos que são destinadas a lixões e aterros sanitários. Materiais como vidros, plásticos, papéis e metais podem ser reciclados e você pode direcioná-los para cooperativas ou catadores independentes do seu bairro.

2. Ande sempre com uma ecobag na bolsa

As ecobags não servem apenas para substituir a sacolinha de plástico nas compras do supermercado. Elas podem fazer parte do dia a dia em qualquer tipo de compra ― na feira, no açougue, na farmácia, em lojas de roupa etc. ― por isso é bom ter uma sempre à mão. Outro ponto interessante é andar com alguns saquinhos de tecido para a compra de itens de hortifruti, assim você consegue dispensar os as embalagens plásticas também.

3. Faça do squeeze e da caneca os seus melhores amigos

Nada de usar copinhos para café e para água no escritório! No caso do café, além de ajudar o meio ambiente, você ainda colabora com a sua saúde, evitando a ingestão de bisfenol-A, substância nociva liberada pelo plástico com a mudança de temperatura. Outro ponto, é que andar com uma garrafinha com água dentro da bolsa pode fazer você economizar dinheiro no fim do mês.

4. Evite o desperdício de água e de energia elétrica

Reduzir o consumo de água e de energia elétrica tem um impacto positivo tanto para o meio ambiente ― já que você ajuda a evitar o esgotamento dos recursos naturais ―, quanto para a sua vida financeira. Assim, evite deixar a torneira aberta enquanto lava louça e escova os dentes; tome banhos rápidos; evite acender as luzes durante o dia; e troque as lâmpadas por versões mais econômicas, como as de LED.

5. Tenha talheres sempre à disposição

Pode parecer estranho andar com garfo, faca e colher na bolsa, mas, ao fazer isso, você reduz o consumo de talheres descartáveis, que são mais difíceis de serem reciclados. Assim, quando for comer na rua ou pedir um delivery no escritório, você pode dispensar esses itens.

6. Não jogue o óleo de cozinha no ralo da pia

O óleo de cozinha utilizado para frituras de imersão não pode ser descartado no lixo comum e nem no ralo da pia. Isso porque, a gordura presente em sua composição é extremamente nociva para os cursos d’água e afetam significativamente a vida aquática. Além disso, o descarte incorreto pode provocar problemas hidráulicos na sua residência, pois o óleo pode obstruir o encanamento, além de provocar o refluxo do esgoto. Assim, o indicado é que o óleo seja armazenado em garrafas PET e encaminhado a empresas especializadas nesse tipo de coleta seletiva ou que seja levado a pontos de entrega voluntária da sua região.

7. Analise o nécessaire e os produtos de higiene e faça substituições

Também é possível ter uma rotina mais sustentável na hora da higiene e da beleza. Invista em marcas que possuem produtos em refil, assim você não precisa descartar a embalagem toda vez que o produto acaba. Outro caminho, é pesquisar marcas que se responsabilizam pelo descarte adequado das embalagens. No caso de xampus, condicionadores e máscaras de hidratação, há a possibilidade de apostar nas versões sólidas. A tradicional escova de dentes pode ser substituída por uma feita em bambu.  

8. Não jogue pilhas e baterias no lixo comum

Esses itens contêm substâncias químicas nocivas ao meio ambiente, por isso não podem ser descartados nem no lixo comum e nem junto aos itens recicláveis. Lojas especializadas em eletrônicos e supermercados costumam ter postos de coleta desse tipo de material.

Fontes consultadas | Menos 1 Lixo; WWF Brasil; e Akatu.

Posts relacionados