Saiba quais são os principais benefícios que a atividade proporciona aos praticantes, além de dicas para os iniciantes

Você sente que os dias estão cada vez menores e mais corridos? E, com isso, percebe que o estresse e a ansiedade têm tomado conta da sua mente? Uma ótima opção de atividade para te ajudar a lidar com essas questões é o Yoga, uma prática indiana milenar que une o indivíduo com sua respiração e concentração, reforçando assim a interação entre cabeça, corpo e espírito.

“Nós diminuímos a ação da nossa mente quando nos concentramos em algo específico, como nosso próprio corpo e a nossa respiração. O Yoga tem isso como característica principal”, avalia Fabio Parpineli de Araújo, educador físico e instrutor da modalidade.

A atividade fez tanto sucesso no mundo, que hoje possui vários tipos, sendo que alguns são bem diferentes entre si. Isso faz com que pessoas de todas as idades possam praticar também. Ou seja, para quem deseja começar, é só conhecer mais sobre eles e escolher a opção que mais combina com o perfil do praticante. 

Conheça três tipos de Yoga

Desde os mais agitados, até os mais relaxantes, existem vários tipos de Yoga disponíveis. Dentre eles, conheça três dos mais famosos:

  • HATHA, O CLÁSSICO: uma das práticas mais conhecidas, sendo hoje a mais praticada no Ocidente. Tem como principais características: plena atenção; transcender a consciência; e fortalecer o corpo. Para alcançar tais objetivos, é composta por exercícios de posturas, respiração e meditação. Além disso, costuma ser mais tranquila e pode ser adaptada para qualquer público, fazendo com que seja muito procurada por quem está começando.
  • ASHTANGA: é uma linha muito dinâmica e exigente, que sincroniza a respiração com uma sequência progressiva de posturas para o aluno suar muito e vivenciar um detox do corpo. Outros benefícios são: renovar o sangue; condicionamento físico e força; concentração; alinhamento da musculatura; equilíbrio; flexibilidade; perda de peso. 
  • VINYASA: esse estilo é mais esportivo e um dos mais modernos. É intenso como o Ashtanga, mas o tempo das posturas é menor do que no Hatha. As aulas são ritmadas, fortalecem e alongam os músculos, trazem benefícios para as articulações, que ganham mais resistência, e podem fazer com que o participante perca peso. Normalmente, a prática é dinâmica, com os alunos fazendo diferentes sequências de posturas e respiração sincronizada.

Benefícios do Yoga

De acordo com Fábio, o Yoga traz diversas vantagens para os aspectos físicos, como força, flexibilidade e mobilidade. “Também ajuda no controle respiratório e auxilia muito na concentração. Além disso, vários estudos já realizados com as práticas comprovam ainda benefícios relacionados a ansiedade, controle da pressão arterial e melhora nos níveis de dores de doenças psicossomáticas”, diz o instrutor. 

Como começar Yoga

Para começar, é recomendado contar com a ajuda de um professor. “Existem conceitos e teorias muito interessantes que ajudam na prática do Yoga. Depois que tiver esses conhecimentos iniciais com o auxílio de um profissional, o praticante pode fazer individualmente”, explica Fabio. 

Por isso, se o interesse surgiu, o instrutor indica que o aluno procure uma escola ou um instituto, que tenha credibilidade. “Informe-se sobre qual a linha de Yoga que o local segue. Leia sobre o assunto, aprofunde os conhecimentos e pratique um pouco todos os dias. O interesse e o compromisso são os mais importantes para esse início, além de um lugar confortável, que ajuda muito na concentração”, enumera.

Yogue-se!

Posts relacionados