Para que serve a noz-pecã? Veja como consumi-la!
Essas oleaginosas são, entre outras coisas, fontes de gorduras boas e também fornecem manganês, zinco e antioxidantes, como o selênio. Já falamos em outro artigo sobre seus benefícios e chegou a hora de saber para que serve a noz-pecã.
Vale começar dizendo que, por ser um alimento rico em gorduras, é importante atentar-se a quantidade dentro da alimentação diária. Logo de cara, a recomendação é optar pelas versões sem adição de sal ou açúcar.
Em média, recomenda-se a ingestão de três a cinco unidades ao dia, dependendo das suas necessidades individuais. Por isso, vale conversar com seu nutricionista para que ele indique a quantidade correta.
Mas antes de ficar com dúvidas sobre o consumo, que tal entender um pouco mais sobre ela?
Entenda para que serve a noz-pecã
Já sabemos que essa oleaginosa traz inúmeros benefícios à saúde, quando consumida em uma quantidade adequada. Além de ser fonte de gorduras boas e contribuir com substâncias que o corpo precisa, ela também é extremamente saborosa, o que é ótimo.
O consumo da noz-pecã ajuda a diminuir as chances de riscos cardíacos e outros problemas cardiovasculares, levando em conta a redução do mau colesterol. Isso é especialmente importante para quem possui doenças relacionadas, mas é um benefício amplo para todos.
Também se observa melhora no funcionamento do estômago e do intestino, bem como do cérebro, dos pulmões e até mesmo da libido e da fertilidade. Esse último aspecto é excelente para indivíduos que observam problemas relacionados, servindo como um “bônus” na dieta.
Quantas vezes por dia posso consumi-la?
Quando a dúvida que surge é sobre quantas nozes comer por dia, a recomendação é de 3 a 5 unidades por dia, mas essa não é uma regra rígida se levar em conta para que serve a noz-pecã.
Esse número é citado por se tratar de uma quantidade na qual os benefícios da noz-pecã já são percebidos, sem que exista o exagero, sobre o qual vamos falar posteriormente.
Essa quantidade também pode ser convertida em gramas, caso as nozes sejam usadas em receitas.
O número é próximo das 40 gramas (do alimento sem casca), as quais devem ser distribuídas em várias refeições ao longo do dia, com atenção especial ao café da manhã.
A dica sobre como comer nozes é importante porque se trata de um alimento que pode ser calórico quando consumido em excesso, o que acaba anulando os benefícios da noz-pecã. Assim como qualquer tipo de comida, é imprescindível exercer a moderação.
Qual é a melhor refeição para acrescentar a noz-pecã na dieta?
Ótimo, você já sabe para que serve a noz-pecã, mas uma dúvida surge mesmo antes de falarmos sobre as comidas: afinal de contas, qual é a melhor refeição para acrescentá-la?
A resposta mais comum é o café da manhã, é claro, considerando a sua importância para a energia no dia a dia. Nesse caso, essa oleaginosa é consumida natural ou em pratos doces. Já as opções salgadas podem ser aproveitadas no almoço e jantar, mesmo antes de dormir, sem problemas.
Vale mencionar também que a noz-pecã é um excelente alimento para ser consumido entre refeições, os chamados “lanches intermediários”.
Apesar disso, é importante que não passe da conta, levando em consideração quantas nozes comer por dia, e mantendo o consumo ideal recomendado para observar os benefícios da noz.
Quais são as melhores receitas de noz-pecã?
Ao entender para que serve a noz-pecã, pode até parecer que é um alimento exclusivo de receitas doces, o que está longe de ser o caso. O que não faltam são opções, as quais levam em conta os gostos de cada indivíduo, a dieta que segue, a rotina da família e, claro, a facilidade de lidar com o alimento.
Nos pratos doces, alguns bons exemplos de receitas que usam noz-pecã incluem:
- a famosa torta (chamada de “Pecan Pie”);
- bolo de cenoura, banana ou chocolate;
- pão de abóbora;
- gelado de nozes;
- brownie;
- folhado de maçã;
- granola com frutos;
- e uma infinidade de outras opções!
Já em relação às receitas salgadas, a lista é igualmente extensa (e deliciosa):
- assado de grão-de-bico;
- quinoa marroquina;
- saladas diversas;
- pães caseiros;
- ravioli ao molho de nozes;
- torradas;
- risoto de abóbora.
Não faltam receitas de dar água na boca quando o assunto é saber como comer nozes!
Existe contraindicação?
Após saber para que serve a noz-pecã, surgem muitas questões sobre o consumo, não é mesmo? Apesar de existirem contraindicações, deixar a questão só nisso dá a entender que possui malefícios inerentes, o que não é verdade. As contraindicações consideram a saúde específica de cada indivíduo.
Na verdade, existe somente uma contraindicação básica: quem é alérgico a nozes e outros tipos de oleaginosas não deve consumi-las.
Isso serve não somente para as nozes consumidas em seu estado natural, como também parte das receitas, sejam elas salgadas ou doces.
Além disso, não podemos nos esquecer de algo que foi mencionado em tópicos anteriores: o excesso.
Quando consumida sem controle, aumenta-se o risco de problemas de saúde relacionados ao mau colesterol, levando em conta o elevado número de calorias presentes. Sendo assim, sempre verifique quantas nozes comer por dia conforme sua saúde.
O que acontece se eu comer muita noz-pecã?
Se você é apaixonado pela oleaginosa e ficou ainda mais agora que sabe para que serve a noz-pecã, fica difícil resistir, né? Mas, e se comer mais do que o recomendado para o dia?
Não se preocupe: desde que não seja alérgico, não há nenhum problema imediato se não respeitar a indicação de quantas nozes comer por dia. Os aspectos negativos são percebidos quando o consumo excessivo é frequente no cotidiano.
Para quem está tentando emagrecer, o excesso certamente irá atrapalhar um pouco os números e pedir a reavaliação do nutricionista. O mesmo vale para quem tem dietas restritas e que pedem alimentos específicos para controlar colesterol e outros aspectos do organismo.
Em geral, não se desespere! O “terrorismo” nutricional é um dos maiores males da atualidade, e um que deve ser evitado.
Exceto nos casos de quem tem alergias previamente conhecidas, qualquer alimento próprio para consumo não fará mal e nem impedirá que retome uma dieta.
De forma geral, após entender para que serve a noz-pecã, com certeza saberá alternativa de como ela pode ser consumida. E para quem gosta de oleaginosas e cereais, um novo jeito saboroso de enriquecer o cardápio é conhecendo nossa linha Grão Sabor. Faz bem para a saúde e para a sua dieta!