Como são cultivados os nossos grãos e sementes preferidos?
Você já parou para pensar como são cultivados os grãos, sementes e outros ingredientes presentes em nossos alimentos preferidos? Alguns são mais fáceis, outros um tanto mais difíceis. Uns nascem dentro de frutos, outros em plantações que não ultrapassam 2 metros de altura e em árvores que chegam a 20m. Resolvemos buscar como é o cultivo do gergelim, castanha de caju e da macadâmia.
Gergelim: Ao ver uma plantação de gergelim, dificilmente você associa a planta ao produto final. Suas sementes – que são consumidas e produzidas desde a Mesopotâmia e o Egito, e vieram ao Brasil através dos colonizadores portugueses no final do século XVI – só são extraídas das vagens que ficam no caule da planta quando ela começa a secar. Os produtores as colocam de “cabeça para baixo” depois de cortadas e o gergelim cai sozinho em uma lona colocada abaixo da secagem.
Depois, pode-se produzir o óleo ou consumir a semente em si, que traz inúmeros benefícios ao corpo.
Macadâmia: Sua origem é australiana, mas se espalhou para o mundo através do Hawaii – no Brasil, sua produção ainda é pouco difundida. Ela dá em árvores que possuem o mesmo nome (dado em homenagem a um amigo de seu descobridor, o político John Macadam) e são compostas de três partes. A amêndoa é a parte que apresenta sabor acentuado, sendo consumida e usada na produção de óleos.
Recentemente, um engenheiro agrônomo brasileiro descobriu que, se for cultivada junto com o café, a macadâmia pode ser colhida em 5 ou 6 anos, metade do tempo normal de colheita, já que suas raízes se desenvolvem de forma mais rápida na sombra e adubo dos pés cafeeiros.

Castanha-de-caju: Sempre há confusão quando o assunto é este: para esclarecer, basicamente o caju é um fruto colhido do cajueiro e, dele, se extraí a castanha e o pseudofruto que conhecemos como a própria fruta, o caju.
Quase toda a produção brasileira acontece nos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande de Norte. As plantas consideradas grandes chegam a 15 à 20 metros de altura e produzem até 10 mil frutos por safra, que vão das castanhas amarelas às vermelhas. Já imaginou?
E então? O que achou das curiosidades? Fica até mais gostoso consumir estes alimentos sabendo de sua origem não acha?
Por Lucas Tavares
Posts relacionados
As boas gorduras que não podem faltar no seu prato
[rt_reading_time postfix = "minutos de leitura" postfix_singular = "minuto de leitura"]
A importância do mix de oleaginosas na dieta
[rt_reading_time postfix = "minutos de leitura" postfix_singular = "minuto de leitura"]