As boas gorduras que não podem faltar no seu prato
Você está sempre fugindo das gorduras? Lembre-se que, como nós já falamos aqui, algumas delas são amigas da saúde e devem estar presentes em uma dieta equilibrada. Mas como escolher os alimentos corretos, para aproveitar todos os benefícios e prevenir doenças?
Muito importante para o funcionamento do corpo, as gorduras são responsáveis pela manutenção da temperatura corporal e pelo fornecimento de energia – o que ajuda a evitar a fadiga e estar sempre disposto. Também fazem parte do transporte de algumas vitaminas (A, D, E, K) e da formação dos hormônios e células.
As insaturadas – divididas em mono e poli-insaturadas – são as benéficas ao corpo. Elas protegem a saúde do coração ao equilibrarem o nível de gorduras presentes no sangue.
Separamos abaixo cinco grupos de alimentos que são ricos em boas gorduras, para você acertar na hora das compras, equilibrar a dieta e proteger o corpo. Confira:
Azeite. Ele deixa as saladas, peixes, sopas e pães mais deliciosos. Conta com uma média de 85% de boas gorduras em sua composição.
Oleaginosas. São as castanhas, nozes e amêndoas, como a macadâmia, a castanha-do-pará ou a castanha-de caju. Em média, elas contam com 83% de gorduras boas.
Abacate e açaí. Essas frutas, além de deliciosas e perfeitas para receitas, contam com 74% de boas gorduras.
Peixes. Atum, salmão e arenque são amigos do coração e contam com, em média, 70% de gorduras boas.
Sementes. Entre as mais deliciosas e saudáveis para o seu prato estão a linhaça, o gergelim e a chia – que contam com uma média de 86% de boas gorduras.
Ao adicionar estes ingredientes em sua dieta – nas quantidades adequadas – você pode alcançar todos os benefícios das boas gorduras. E lembre-se: uma alimentação balanceada deve sempre estar acompanhada de outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios.