Alimentação saudável para o coração. Conheça os cuidados básicos
As doenças cardiovasculares estão entre as enfermidades que mais acometem a saúde do brasileiro. Uma alimentação saudável para o coração garante equilíbrio e é capaz de prevenir essas complicações, além de ajudar no controle da pressão arterial, níveis de colesterol e obesidade.
É por isso que vamos dar dicas para cuidar do coração comendo os alimentos corretos, afinal, pequenas substituições no dia a dia podem fazer toda a diferença.
Preparado para começar? Então veja essa lista antes de fazer suas próximas compras no supermercado e não esqueça de anotar nossas sugestões!
Dicas de alimentação saudável para o coração
Vamos conhecer alguns alimentos importantes quando o assunto é cuidado com o coração:
- Verduras e legumes: Possuem uma elevada quantidade de vitaminas, minerais e fibras que regulam as funções do nosso organismo;
- Frutas: Também cheias de vitaminas, minerais e fibras, beneficiam o sistema imunológico, auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam na regulação da absorção das gorduras e açúcares da alimentação;
- Peixes: Ricos em Ômega 3 que possuem ação anti-inflamatória e também auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicérides e aumento do bom colesterol (HDL);
- Azeite de oliva: Composto por gorduras monoinsaturadas que ajudam na redução do colesterol ruim (LDL). Seu consumo in natura garante mais antioxidantes e efeito protetor. Esse item pode estar em muitos pratos do dia a dia e é um grande aliado na alimentação saudável para o coração;
- Farelo de aveia: Rico em fibras solúveis que possuem a capacidade de diminuir o colesterol sanguíneo por meio da redução da absorção da gordura proveniente dos alimentos;
- Uva: Contém flavonoides, substâncias antioxidantes, que auxiliam na redução do risco de doenças do coração;
- Zinco: Apresenta um papel protetor contra doenças do coração, além de conter antioxidantes;
- Selênio: Possui uma alta capacidade antioxidante e baixos níveis desse micronutriente tem se associado ao aumento de risco de doenças cardiovasculares.
Gostou das dicas? Então veja essa opção de café da manhã que ajuda a proteger seu coração e ainda dá água na boca!
Confira alguns alimentos saudáveis para o coração
Depois de saber quais os grupos garantem uma alimentação saudável para cardíacos, vamos ver exemplos de alimentos que devem fazer parte da sua rotina:
Salmão
Ele possui Ômega 3 e ajuda a reduzir o colesterol, além de combater os triglicérides, sendo muito importante nos cuidados com o coração.
Além de fazer assado, você pode inovar com saladas deliciosas e nutritivas.
Aveia
Não é somente o farelo que faz bem, você pode consumir a aveia em vários formatos.
Devido às fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a absorver o açúcar e colesterol, ela deve fazer parte da alimentação saudável para o coração. Além disso, ajuda a regular o intestino e melhora a saciedade.
Sabia que ela está entre os grãos que você deve consumir na melhor idade (e em todas as outras também)?
Abacate
Rico em gorduras monoinsaturadas e potássio, ele ajuda a regular a pressão arterial, o que é algo bom para o coração. Além disso, reduz o colesterol ruim, ou seja, possui mais de um benefício.
Ele ainda traz saciedade e deve ser consumido in-natura, preferencialmente. É uma ótima opção de alimentação saudável para cardíacos.
Maçã
Uma fruta tão comum, mas que pode trazer vários benefícios devido a pectina, responsável por reduzir o nível de açúcar no sangue, e que também ajuda a eliminar o colesterol, bem como absorver gorduras.
Devido a todos esses motivos, fica fácil saber porque a maçã deve fazer parte da alimentação saudável para o coração, não é mesmo?
Linhaça
Esse é um item que pode não ser tão comum no dia a dia como os já citados anteriormente, mas que vale a pena incluir entre os alimentos saudáveis para o coração.
A linhaça melhora a imunidade e reduz o envelhecimento das células. Além disso, possui Ômega 3, que regula o nível de colesterol e também ajuda na absorção de açúcar do organismo.
Frutos de cor vermelha
Os frutos vermelhos possuem antioxidantes, colaborando com a eliminação das toxinas do organismo e prevenindo infecções.
São ótimas ideias quando falamos de uma alimentação saudável para o coração. É possível variar conforme o tipo de fruta que preferir.
Vegetais de cor verde escura
As opções aqui são variadas e podem agradar todos os gostos, então não tem desculpa. Você pode escolher entre espinafre, agrião, rúcula, couve, almeirão, brócolis e tantos outros.
Eles devem ser ingeridos diariamente, pois são fontes de ferro, cálcio, potássio, fibras e magnésio, que ajudam na pressão arterial. Desta forma, os vegetais ajudam a manter o ritmo do coração em perfeita harmonia.
Lógico que essas são apenas algumas opções de alimentação saudável para o coração. Você pode incluir todas se gostar, ou a maior parte possível. É possível inovar e incluir no dia a dia de várias formas.
Não sabe por onde começar? Veja uma dica de cardápio semanal saudável e adapte com esses alimentos da lista, levando em conta suas preferências também.
E para acompanhar: suco de uva ou vinho tinto
Isso mesmo, você ainda pode incluir na alimentação saudável o suco de uva natural ou o vinho tinto, porque essas bebidas combatem o colesterol ruim.
Ou seja, dá para unir o útil ao agradável aqui, não é mesmo?
Vale lembrar que a recomendação é de uma taça ao final da refeição, então nada de exagerar também.
Dica bônus: cuide também do seu peso
O excesso de peso é outro fator que pode contribuir para o agravo de doenças do coração. Além da alimentação, é importante manter um peso saudável e a prática regular de exercícios físicos.
Mantenha um estilo de vida ativo ao mesmo tempo em que come da maneira certa e fica ativo. Essa combinação é ótima para deixar seu coração bem forte.
Além disso, lembre-se de seguir algumas dicas importantes:
- Evite alimentos processados e ingira a maior quantidade possível in-natura;
- Limite o fast food;
- Sempre que possível, faça suas próprias refeições;
- Use com sabedoria o sal, açúcar e óleo.
Cuide do seu coração! Mas lembre-se de sempre consultar um profissional de saúde capacitado para orientações individualizadas.
E você, o que tem feito para cuidar da saúde desse órgão tão importante? Está se alimentando corretamente? Se não, que tal começar agora com essas dicas de alimentação saudável para o coração?