Ingredientes
- 400 g de morangos lavados
- 300 g de framboesas lavadas
- 300 g de mirtilo (blueberry) lavados
- 500 g de açúcar demerara
- 10 g de pectina (fibra solúvel que ajuda na consistência da geleia)
- Suco de 1/2 limão
Como fazer geleias caseiras - Sabor em Movimento
Trazer um sabor diferente para o café da manhã ou lanche da tarde é tudo de bom! E uma das formas mais saudáveis de inovar é preparando geleias caseiras para acompanhar pães, torradas e bolachas. Para desvendar todos os mistérios do preparo dessa delícia – que ainda pode ser servida com outros pratos salgados –, conversamos com a chef pâtissier Carla Barbato, da doceria Royal Sweet.
O primeiro passo é escolher a fruta que será transformada em geleia. “As mais procuradas são morango, mirtilo (blueberry), amora, framboesa, goiaba e damasco”, conta. Ela explica que o processo é feito basicamente com o suco da fruta e açúcar. “Já o preparo depende do grau de maturação e acidez de cada uma”.
E como armazená-las depois de prontas? Segundo a confeiteira, existem várias formas de conservação, mas o método mais utilizado é o congelamento, que pode fazer com que a preparação dure até 12 meses.
O passo seguinte é escolher quais refeições vão receber a geleia caseira. “Elas podem acompanhar diversos pratos, harmonizadas com doces e salgados como panna cottas, pães, bolos, biscoitos, sorvetes, aves, peixes e carnes”, completa a especialista.
A pedido do Sabor em Movimento, Carla separou uma de suas receitas prediletas de geleia caseira. Com tantas dicas, deu até vontade de experimentar o preparo das geleias em casa! Além de saudáveis, suas refeições vão ficar personalizadas, com os sabores que você gosta mais.
Confira:
Geleia caseira de frutas vermelhas