Alimentação equilibrada: conheça seus benefícios para saúde
Saiba como ter uma rotina mais saudável e balanceada, mesmo com a correria do dia a dia
Uma alimentação equilibrada é essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar de uma forma geral, ela ajuda a prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico e mental. Todos esses benefícios são possíveis, pois a dieta balanceada contém todos os nutrientes necessários para que o corpo funcione adequadamente: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
“Devemos respeitar o princípio da variedade, segundo o Ministério da Saúde, e comermos diferentes tipos de alimentos para termos uma alimentação balanceada. Também precisamos estar atentos à moderação e consumir a quantidade certa, ou seja, apenas o que o nosso organismo precisa. Outro ponto fundamental é o equilíbrio, que se reflete no lema “comer de tudo um pouco”, explica Juliana Lima Chung, nutricionista.
Benefícios de uma alimentação equilibrada para a saúde
Se a nutrição do corpo está em dia, as células de defesa conseguem combater qualquer tipo de agente nocivo que tente invadir o organismo. Portanto, uma alimentação saudável e balanceada fortalece a imunidade. Ao mesmo tempo, previne problemas de saúde, pois, com ela, você evita o consumo excessivo de alimentos que colaboram para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer e hipercolesterolemia.
Outro benefício é o bom funcionamento do intestino, que é possível graças a uma alimentação equilibrada rica em fibras. Afinal, são elas que evitam a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Uma dica nesse sentido é o consumo dos pães 100% Nutrição, que contam ainda com baixo nível de gordura e zero colesterol.
Além disso, o consumo correto dos alimentos e na quantidade adequada para cada organismo permite melhorar a energia do corpo e traz mais disposição, foco, concentração e disciplina durante o dia. Já à noite, a dieta balanceada garante a boa qualidade do sono. “É recomendado visitar um profissional de nutrição caso perceba indícios de fadiga e falta de energia, pois esses sintomas podem ser causados pela falta de algum nutriente”, afirma Juliana.
Sim. A qualidade de vida melhora com uma alimentação equilibrada, não importa quantos anos você tem. Investir a longo prazo em alimentos de qualidade, que forneçam nutrientes específicos para cada idade, contribui para garantir um bom desempenho físico e um envelhecimento saudável.
E quando o assunto são as fases da vida, uma das perguntas que aparecem é “o que é dieta balanceada para crianças e adolescentes?”. Primeiro, vale citar que o principal benefício para os jovens é garantir a saúde, além do bom desenvolvimento e crescimento, prevenindo doenças e deficiências nutricionais.
“Os pais têm papel fundamental na construção de bons hábitos alimentares. Ensinar e incentivar atitudes desde os primeiros anos de vida da criança são facilitadores para que ela aprenda a optar pelo que é mais saudável de forma natural”, diz a nutricionista.
Quer uma dica de receita equilibrada que agrade a toda família? Veja essa pizza crocante de atum! E de sobremesa: Casadinhos de Pasta de Amendoim e Banana!
Dicas para manter uma alimentação equilibrada na correria do dia a dia
Você já aprendeu que deve sempre priorizar a saúde e uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes. Mas, fazer isso em uma rotina agitada parece ser uma missão difícil. Por isso, a nutricionista Juliana Chung separou algumas dicas simples para que você seja capaz de se alimentar melhor. Confira:
- Converse com sua família sobre quais são os tipos de alimentos e refeições favoritas de cada um e monte um cardápio simples para te ajudar na organização da semana.
- Faça sua lista de compras e escolha um dia da semana para ir ao supermercado e à feira.
- Priorize a compra de alimentos frescos e naturais. A base das compras deve ser comida de verdade!
- Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal.
- Assim que chegar do mercado ou da feira, higienize as frutas, verduras e legumes. Deixe-os cortados e acondicionados em um pote plástico para armazenar na geladeira. Isso agiliza na hora de montar a refeição.
- Caso não seja possível cozinhar todos os dias, separe um dia para preparar todas as refeições e congele-as em potes adequados.
- Se você tem o hábito de comer em restaurantes, então faça do buffet por quilo um aliado! Aproveite a grande variedade de alimentos, especialmente saladas, verduras e legumes. Além disso, monte o prato com opções saudáveis na quantidade certa, tenha disciplina e controle o impulso para alimentos gordurosos e calóricos.
- Prepare o seu lanche do dia seguinte antes de ir dormir, evitando o consumo de alimentos ruins na hora da pressa. Dica de sanduíche aqui!
- Para evitar o consumo de alimentos pouco nutritivos, evite sair de casa com fome.
- Monte pratos coloridos! A variedade de cores desperta uma atração natural pela refeição, ajuda a abrir o apetite e garante o consumo de diferentes tipos de nutrientes. Faça essa salada!
- E…
Beba água!
A água desempenha um papel fundamental no funcionamento do corpo humano. Também ajuda na digestão dos alimentos, absorção, transporte e utilização dos nutrientes, além de ser fundamental na eliminação de toxinas e resíduos do organismo.
“A Organização Mundial de Saúde recomenda que um adulto consuma em média dois litros de água por dia, para garantir a manutenção do corpo hidratado e saudável. Lembrando que a quantidade ideal varia conforme a idade, o peso corporal, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive”, explica a nutricionista.
“Mas podemos fazer um cálculo individual: multiplicar 35ml pelo peso do seu corpo. Se uma pessoa tem 60 kg, por exemplo, 60kg X 35ml = 2.100, ou seja, 2 litros e 100 ml por dia. Isso equivale a quatro garrafinhas de 500ml ou sete copos de 310ml”, complementa.
Existem pessoas que possuem restrições na ingestão de água e, por isso, podem beber apenas 1 ou 1,5 litro por dia. Pacientes com insuficiência renal, problemas cardíacos específicos ou outras comorbidades são exemplos. Por isso, é sempre importante procurar um médico ou nutricionista.
Como beber mais água?
Beber água é saudável e essencial para quem deseja ter hábitos melhores em uma alimentação equilibrada. Porém, é comum que ela seja deixada de lado, já que muitas pessoas esquecem devido a correria do dia a dia.
Que tal começar a mudar esse cenário? Siga essas dicas práticas da nutricionista Juliana e aumente a ingestão de água ao longo do dia:
- Leve uma garrafa de água com você e reabasteça ao longo do dia;
- Coloque as garrafas no congelador para ter água fresca;
- Não troque a água por outro tipo de bebida, principalmente, as açucaradas;
- Utilize aplicativos no celular para fazer um diário do seu consumo de água;
- Coloque alarmes no celular ou em relógios digitais, para avisar que é hora de beber água;
- Defina intervalos fixos para tomar água enquanto está trabalhando. Por exemplo, a cada duas horas;
- Prepare águas saborizadas, adicionar uma rodela de laranja ou limão à água pode tornar o consumo de água mais atrativo.
Anotou tudo?
Não esqueça: a alimentação equilibrada é essencial para manter a saúde e o bem-estar geral do organismo. Por isso, com a ajuda de um nutricionista ou médico, combine diferentes grupos de alimentos em proporções adequadas para dar ao seu corpo os nutrientes necessários. Assim, ele funcionará da melhor forma possível. Para complementar: beber muita água e praticar atividades físicas são importantes para um estilo de vida equilibrado. Ao se cuidar, você consegue curtir mais ainda todos os momentos maravilhosos de lazer e melhora seu estilo de vida.