Doces ou travessuras: como comemorar o Halloween?
Entre suspenses, assombrações e comidas deliciosas, veja como celebrar a data com a família e amigos.
Você já comemorou o Halloween? Chamado de Dia das Bruxas aqui no Brasil, a festa, que acontece em 31 de outubro, pode ser vista em muitos lugares do país. Esse sucesso tem uma receita com os seguintes ingredientes: comidas típicas, possibilidade de sair fantasiado e ambientes temáticos. Ou seja, por ser uma tradição que permite usar bastante a imaginação, reúne tudo o que o brasileiro gosta.
Na hora de começar a preparar essa festa, muitos logo pensam em coisas mais assustadoras, mas a realidade é que a comemoração pode ser bem leve e divertida. São tantos filmes que podem ser retratados nas decorações e fantasias, por exemplo, que vão além daqueles de terror.
O importante é se divertir e aproveitar a atmosfera misteriosa e encantadora do Halloween. Por isso, reúna sua família e aproveite a oportunidade para criar memórias inesquecíveis! Quer uma dica? Conte como a festa surgiu! É uma curiosidade interessante. Quer ver?
COMO SURGIU O HALLOWEEN?
Apesar da fama, a comemoração do Halloween não tem origem nos Estados Unidos. Acredita? Pois é! A história é mais antiga do que parece: remonta a mais de dois mil anos, com raízes ligadas principalmente a duas antigas festividades: o festival celta de Samhain e o Dia de Todos os Santos cristão.
O primeiro era celebrado pelos povos celtas das Ilhas Britânicas, que acreditavam que a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos diminuía na noite de 31 de outubro. Dessa forma, o Samhain era a oportunidade de lembrar dos antepassados falecidos e afastar os maus espíritos.
Com a chegada do cristianismo na região, no século VIII, a Igreja Católica instituiu o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos. Então, sua véspera (31 de outubro) ficou conhecida como All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos), que se transformou no termo Halloween, posteriormente.
Ao longo do tempo, a festividade se espalhou por diversas culturas e, claro, sofreu mudanças tornando-se cada vez mais popular, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, por meio da influência dos imigrantes irlandeses no século XIX. Logo depois, no século XX, a indústria cinematográfica ajudou a impulsionar ainda mais a festividade, com filmes emblemáticos.
E HOJE? COMO É COMEMORADO O HALLOWEEN?
Nos dias de hoje, a comemoração do Halloween depende da cultura local, já que ele é celebrado em muitas regiões ao redor do mundo. A forma mais famosa é a estadunidense, que envolve fantasias, histórias de terror e o “Trick or treat” (“Doces ou travessuras”). Funciona como nos filmes: as pessoas vão fantasiadas de porta em porta para pedir doces.
Mais uma curiosidade! Essa adaptação de como comemorar o Halloween vem da Grã-Bretanha. Antigamente, crianças e pobres, vestidos de acordo com as tradições locais, batiam nas portas para cantar músicas ou fazer orações aos mortos em troca de comida ou dinheiro. É uma festividade cheia de cultura e rica em história, não é mesmo? E aqui no Brasil? Como funciona?
CONFIRA 5 DICAS DE COMO COMEMORAR O HALLOWEEN NO BRASIL
Para comemorar o Dia das Bruxas aqui no Brasil, tem diversas formas de você ambientar sua casa, o salão de festas do prédio, seu apartamento ou o espaço que estiver disponível. A ideia é soltar a imaginação e fazer atividades temáticas superdivertidas dessa época.
- Decore a casa com a ajuda da família
A melhor parte de comemorar o Halloween é decorar os cômodos com todos da casa. Escolha símbolos mais tradicionais, como bruxas, espantalhos, vampiros, morcegos e lobisomens para transformar as suas paredes. Você pode chamar as crianças e, juntos, fazerem atividades manuais, como abóboras de papel, criar máscaras temáticas ou pintar desenhos com os personagens mais famosos da data. Isso tudo pode até mesmo ser usado na decoração. Afinal, sair do tradicional também é uma opção, já que a data é totalmente lúdica. Quanto mais decorado, melhor.
- Fantasiem-se para a festa!
Com a casa arrumada, faltam só os convidados para a festa! Pegue sua fantasia mais horripilante ou reúna suas roupas de tons escuros (preto, roxo e laranja são os mais temáticos). Se tiver crianças em casa, deixe os pequenos escolherem suas fantasias preferidas, como aquele herói ou heroína incríveis. Quando a festa tem a presença dos pequenos, ela não precisa ser assustadora. Aliás, pode ser uma boa oportunidade para até mesmo incentivar a criatividade. Use a imaginação para transformar sua família em um elenco de filme de terror, fantasia ou ficção!
- Cinema de Halloween
Existem vários desenhos, séries e filmes que se relacionam com o Dia das Bruxas. Faça uma sessão de cinema com as pessoas da sua casa ou com seus amigos. Aqui a dica é: se forem mais criativos, assistam fantasiados! É uma oportunidade muito bacana para criarem memórias juntos. Se tiver crianças na festa, escolha um filme apropriado para a idade delas.
Confira alguns filmes que você pode incluir na sua sessão:
– Abracadabra;
– Ghostbusters;
– O Estanho Mundo de Jack;
– Hotel Transilvânia;
– A casa monstro;
– Vampiros contra o Bronx.
- Prepare refeições personalizadas
Comida é a parte favorita de qualquer festa. Para ir além do balde de pipoca, é interessante comemorar o Halloween com um banquete temático. Como sugestão, temos o Fantasma de Pão de Mel com Marshmallow, o Muffin Fantasma e o Tostado das bruxas para você servir seus convidados.
Além das gostosuras, também vale caprichar na apresentação! Pratos temáticos, copos decorados com teias falsas ou com gazes (para simular o zumbi) e velas são ótimas opções para ambientar seu Halloween. Cuidado com os objetos que são colocados a mesa para a segurança das crianças.
- Roda de histórias
Convide todos para ouvir histórias de Halloween. Cada um pode contar aquela que mais lembra ou até mesmo criar uma em conjunto. Se você tiver uma lareira ou um espaço aberto para fogueiras, vale usar para essa ideia. Se não, faça uma fake para decorar a casa nesse momento superdivertido. Outra opção é organizar jogos. Quer um exemplo? Pegue uma caixa de sapato, coloque objetos assustadores (como uma aranha de borracha) e deixe os convidados tocarem para adivinharem o que são.
COMEMORE O HALLOWEEN DO SEU JEITO!
Com amigos e familiares, além de colegas de trabalho, cursinho, escola e faculdade, não importa com quem, é sempre possível comemorar o Halloween de um jeito único e inesquecível. Se você nunca comemorou antes, que tal começar esse ano? Quem sabe essa festa pode virar uma tradição na sua casa?
Lembre-se de considerar a idade e o nível de conforto dos pequenos (e de todos os convidados presentes) com os elementos assustadores dessa festividade. O objetivo é criar memórias agradáveis e felizes. Então, use a oportunidade para ser criativo e divirtam-se muito!