Lanches para levar para praia: confira 3 receitas rápidas

Além de ser uma ótima oportunidade de economizar, os preparos te ajudam a comer melhor durante o lazer. Saiba também como conservar os alimentos.
Uma atividade econômica, divertida, ao ar livre, que toda família ama, não importa a idade, e ainda faz bem para o cérebro? É a praia! Inclusive, um estudo da Universidade de Viena publicado em maio de 2023 mostrou que morar perto do mar ou visitar uma região litorânea está associado a uma melhor saúde, independentemente do país ou da renda da pessoa.
Mas, a praia não é cansativa? E se estiver muito calor, alguns cuidados não são necessários? Sim, para as duas perguntas! Os momentos de nadar, brincar e até fazer alguma atividade física, podem ser exaustivos e, por isso, o corpo precisa de energia.
Além disso, se a temperatura do dia estiver muito alta, a exposição prolongada – sem a devida proteção e hidratação adequada – pode levar a condições de saúde mais graves, como insolação, desequilíbrios eletrolíticos e golpe de calor que podem causar sintomas como fraqueza e tontura.
E é aí que entra a importância da alimentação nutritiva, que tem um papel crucial na manutenção da saúde e do bem-estar durante os dias mais quentes. Afinal, as refeições mais equilibradas mantêm a digestão eficiente e trazem aquela sensação de leveza ao corpo.
As frutas e os vegetais, por exemplo, têm alto teor de água, portanto, ajudam a manter o organismo hidratado. Saladas, smoothies e sanduíches naturais, são refrescantes e ajudam a combater a sensação de calor.
VANTAGENS DE LEVAR LANCHES PARA PRAIA
“Agora, vamos ao ponto crucial de fazer os próprios lanches para levar para praia. Além de ser uma opção mais saudável e saborosa, você tem o controle total sobre os ingredientes utilizados e pode escolher versões mais nutritivas e equilibradas. Assim, evita a tentação de consumir preparos gordurosos vendidos nas barracas ou quiosques, contribuindo para uma alimentação mais consciente e adequada às suas necessidades”, enumera Yago Laurindo, CEO e fundador da Laurindo Fitness.
Outro benefício de levar lanches para a praia é a economia. Afinal, deixar para comprar alimentos em restaurantes do local pode pesar no bolso, ainda mais se estiver com um grupo grande de amigos ou familiares.
O conforto também faz a diferença, já que muitos lugares têm fila para comer ou demoram demais na hora de entregar o pedido. Essa comodidade faz com que você tenha sua refeição já em mãos e aproveite ainda mais o passeio. Anota essa dica: faça suas comidas favoritas e desfrute enquanto relaxa na praia. Ninguém quer se estressar, não é mesmo?
Outra das maiores vantagens de fazer os próprios lanches para levar para a praia é para quem tem crianças no grupo. Com receitas feitas em casa, fica muito mais fácil atender às preferências alimentares delas, ao mesmo tempo em que garante o acesso a alimentos saudáveis, evitando a necessidade de consumir exclusivamente itens de barracas, quiosques ou lanchonetes.
IDEIAS DE LANCHE PARA PRAIA
Hmmmm… Vamos falar de: lanche fácil para levar para praia! Comece separando seu produto preferido da Wickbold. Os pães e wraps da marca são versáteis e práticos, portanto, ideais para esse tipo de receita. Feito isso, o próximo passo é escolher um dos preparos que o Laurindo compartilhou. Todos são super saborosos, além de simples e rápidos de fazer. Confira.
Sanduíche Caprese: espalhe uma camada de pesto de manjericão em uma fatia de pão de forma da Wickbold. Adicione fatias de tomate, muçarela de búfala e folhas frescas de manjericão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Cubra com outra fatia de pão e corte em triângulos.
Wrap de Frango Caesar: misture pedaços de frango grelhado, alface picada, tomate cereja cortado ao meio e molho Caesar. Espalhe a mistura no pão de forma da Wickbold e enrole como um wrap. Corte em pedaços menores para facilitar o consumo. Dica extra: você pode usar as próprias tortilhas da marca!
Sanduíche Vegetariano de Abacate: amasse metade de um abacate maduro e tempere com suco de limão, sal e pimenta. Espalhe a mistura no pão de forma da Wickbold e adicione fatias de pepino, cenoura ralada e folhas de rúcula. Cubra com outra fatia de pão e corte em quadrados.
Se quiser mais alimentos equilibrados para levar à praia, adicione ao cardápio algumas dessas opções: croissant integral; coxinha de batata doce recheada de frango; bolinha de abóbora recheada de queijo; ou croquete de batata inglesa com carne moída.
FORMAS DE CONSERVAR O LANCHE
Para garantir que o lanche escolhido fique fresco e saboroso durante todo o dia na praia, siga essas dicas simples do Laurindo:
- Passo 1: embale individualmente cada sanduíche em papel alumínio ou papel-manteiga para manter a umidade e evitar que se desfaçam;
- Passo 2: coloque os lanches em uma lancheira térmica com uma bolsa de gelo ou pacotes de gelo reutilizáveis, para mantê-los frescos.
- Passo 3: evite ingredientes muito líquidos, como molhos, que podem deixar o pão encharcado. Opte por pastas mais espessas para recheios.
VAMOS PARA A PRAIA?
Não esqueça de que cada pessoa é única e possui necessidades nutricionais individuais, que podem variar. Portanto, é recomendável consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, para obter orientações personalizadas sobre qual alimentação leve é a mais indicada para você durante os longos períodos expostos ao calor.
Além disso, leve em consideração os regulamentos da praia em relação aos alimentos permitidos. Também vale garantir recipientes adequados para manter as refeições frescas e protegidas, tanto do sol quanto da areia. E não deixe os lixos espalhados. Combinado?