Opções saudáveis para festa junina
Chegou o mês de junho e, com ele, uma das festas mais esperadas do ano: a festa junina! O problema é que em tempos de pandemia, devido ao isolamento social, elas não acontecerão. Mas isso não significa que as deliciosas comidas típicas não possam ser consumidas e preparadas em casa! Mas para não descuidar da saúde, confira a seguir as opções mais nutritivas para sua festa junina:
Milho: É um dos símbolos da festa junina e é um alimento que não pode faltar! O milho é um grão integral, considerado uma ótima fonte de carboidratos, proteínas, possui vitaminas, minerais, fibras e diversos compostos antioxidantes, como as antocianinas! A melhor forma de consumi-lo é assado ou cozido, sem exagerar na quantidade de sal e evitando utilizar manteiga ou margarina. O milho também é utilizado em outras preparações da festa junina, o cuscuz, por exemplo, é feito com farinha de milho, legumes, atum e ovos e pode ser um prato repleto de nutrientes! Outra opção para se preparar com o milho é a pipoca. A Pipoca possui todos os benefícios do milho, e o mais interessante é que o processo de “estourar” o milho para fazer pipoca faz com que ele apresente uma maior capacidade antioxidante do que o grão cru. Assim como o milho, a grande questão é sua forma de preparar e consumir! A versão caseira é a melhor opção, preparando com apenas um pouco de óleo, ou azeite, também é possível adicionar temperos naturais, como ervas secas, canela ou cacau.
Amendoim: Um clássico das festas juninas, o amendoim é uma leguminosa, possui gorduras boas, vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, cobre, zinco e antioxidantes! A melhor opção é fazer a versão caseira, torrada, utilizando pouco sal, ou no caso da versão doce, pouco açúcar! O amendoim também é utilizado em várias outras preparações das festas juninas, como paçoca, pé de moleque e doce de amendoim, que devem ser consumidos com moderação!
Batata doce: É uma ótima fonte de carboidratos, a principal fonte de energia para o corpo! A batata doce é deliciosa e versátil, pode ser preparada assada, cozida, grelhada e até mesmo na forma de chips.
Pinhão: É uma semente comestível e muito nutritiva! O pinhão possui gorduras boas, fibras, minerais como ferro, magnésio e fósforo e vitaminas como vitamina C. Também possui ácido pinolênico, uma substância capaz de contribuir com a redução do apetite. Geralmente em sua preparação o pinhão é cozido com sal e água, e algumas vezes assado, sendo naturalmente uma ótima opção.
É importante lembrar que independente do alimento, o segredo é sempre o equilíbrio! Consumir os alimentos que você gosta, preferindo as versões mais nutritivas, sem exagerar na quantidade!
Referências:
- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, 2014.
- Coco MG Jr, Vinson JA. Analysis of Popcorn (Zea mays L. var. everta) for Antioxidant Capacity and Total Phenolic Content. Antioxidants (Basel). 2019 Jan 14;8(1).
- OPAS – Organização Pan-Americana de saúde. O pinhão e seus benefícios a saúde. 2017. Disponível em:< https://www.opas.org.br/o-pinhao-e-seus-beneficios-a-saude/>. Acesso em: 24, mai 2020.
- Philippi ST. Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. 2a. ed. São Paulo: Coronário; 2002 .
- Ross AB, van der Kamp JW, King R, Lê KA, Mejborn H, Seal CJ, Thielecke F; Healthgrain Forum. Perspective: A Definition for Whole-Grain Food Products-Recommendations from the Healthgrain Forum. Adv. Nutri. 2017.
- XIE, Kayin; MILES, Elizabeth A.; CALDER, Philip C. A review of the potential health benefits of pine nut oil and its characteristic fatty acid pinolenic acid. Journal of Functional Foods, v. 23, p. 464-473, 2016.