7 dicas para quem deseja começar a correr
Emagrecimento, bem-estar e saúde. Por unir todos esses pontos, a corrida ganha cada vez mais adeptos. Saiba aqui como iniciar essa prática da forma correta
A busca pela corrida cresce cada vez mais com a formação de grupos e competições relacionas a essa modalidade. Os novos adeptos encontram motivação justamente aí: em fazer novos amigos, treinar ao ar livre, perder peso e ainda cuidar da saúde. Tudo isso proporciona uma vida equilibrada e gera bem-estar.
Outro ponto positivo é a competição, que está presente nos muitos eventos do setor, com pessoas de diferentes classes sociais, idades e tipos de corpos. Esse conjunto ajuda a tornar a modalidade uma entre as mais populares e de grande nicho comercial, movimentando segmentos e serviços. Como há muita publicidade, movimentação e todos podem aderir, chama mais atenção.
Benefícios da corrida
A prática da corrida pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, se bem planejada. Por ser uma atividade aeróbica, há o fortalecimento do coração e, consequentemente, ocorre melhorias na circulação sanguínea, beneficiando pessoas com diabetes, hipertensão arterial, colesterol e diversos outros grupos com doenças relacionadas ao índice lipídico.
Desse modo, estimula também a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, que contribuem para o combate ao estresse e à ansiedade. Além da questão hormonal, quem corre tende a melhorar a concentração e ter a mente mais relaxada.
Toda essa melhora da disposição física e mental propicia ainda o aumento da criatividade e da produtividade, impactando o âmbito profissional e pessoal.
Como começar a praticar
É recomendado, antes de tudo, passar por uma consulta médica para saber se está apto para começar os treinos. “Feito isso, é hora de buscar um profissional de educação física para que essa prática aconteça com organização e planejamento, pois há um treinamento mais adequado para cada tipo de pessoa”, explica Carlos Augusto de Freitas, educador físico.
Ainda segundo ele, contar com o acompanhamento de um profissional para uma orientação correta faz toda a diferença, pois o praticante vai melhorar a técnica dos gestos, desenvolver a performance, estabelecer objetivos claros e reais, evitar lesões e progredir de forma segura. Ou seja, irá se beneficiar de todas as vantagens que a corrida traz para o bem-estar físico e mental.
Se isso não for possível no início, basta unir cinco fatores essenciais: “Disposição; um par de tênis adequado para a prática; roupas leves e confortáveis; local seguro e tranquilo, para que consiga se concentrar; e focar nas sensações e percepções que o corpo sente com a corrida”, enumera o educador.
Outra dica é que o iniciante busque informações sobre a modalidade por meio de fontes confiáveis. Assim, saberá como proceder em relação à hidratação, alimentação pré e pós treino, quanto correr por semana, o descanso e outros tópicos relevantes a serem observados.
7 dicas para quem quer começar a correr
O educador físico orienta:
- Tenha paciência e fique atento às suas limitações;
- Não use os resultados apenas como motivação para ir treinar;
- Tenha disciplina;
- Comece com caminhadas, alternando com trotes e com volumes baixos, esse é um bom início de intensidade;
- Aos poucos, com início de uma progressão, aumente a distância aos poucos, conforme for adquirindo maior resistência;
- O desenvolvimento do cardio é mais rápido do que o desenvolvimento muscular e articular, podendo haver exageros no aumento da distância, velocidade e falta de descanso adequado. Por isso, fique atento às suas limitações;
- Reserve um tempo para exercícios de fortalecimento muscular, pois são primordiais para os avanços.
Com tantos benefícios, facilidade e acessibilidade, a corrida pode ser uma ótima aliada para a saúde física e mental. Busque informações com profissionais de confiança e, se puder, comece a praticar!