Além de saboroso, mel pode trazer benefícios à saúde
Tendo a versatilidade como um de seus atributos principais, produto pode ser adicionado na alimentação de muitas maneiras. Confira.
Gostoso, versátil e desenvolvido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Sim, estamos falando do MEL, um produto natural, rico nutricionalmente e de quebra atrativo ao paladar. Aliás, é por isso que ele é frequentemente encontrado em receitas.
Além dos famosos chás com mel, outros exemplos de combinações são com frutas ou iogurtes naturais. E não para por aí! Segundo Sandra da Silva Maria, nutricionista da clínica Gastro Obeso Center, ele pode ser usado para adoçar sucos e sobremesas. “Como substituto do açúcar, o ideal é usar uma colher de sopa ao longo do dia, no máximo”, explica.
Outra dica é adicionar em preparações de barras cereais caseiras ou torradas. Para essa última, vale acrescentar ainda outros ingredientes. Anote aí essas sugestões: banana e nozes; cottage e morango; brie e castanha; abacate e canela; e frutas vermelhas.
Benefícios do mel
Além de ser um ingrediente completo para quem busca uma alternativa de adoçante natural, o produto carrega diversos benefícios. De acordo com um estudo publicado pela Nutrition Review, em novembro de 2022, o consumo de mel puro pode causar um efeito melhor no controle de açúcar no sangue e diminuir os níveis de colesterol.
“Existem várias pesquisas que falam sobre as propriedades terapêuticas do ingrediente, dentre elas: anticárie, antibiótica, anti-inflamatória, bioestimulante, depurativa, imunoestimulante e cicatrizante”, enumera Sandra.
A nutricionista também elenca outras vantagens. Confira:
- Atividade probiótica, que ajuda a melhorar a microbiota intestinal;
- Ação anti-inflamatória e antibactericida;
- Colabora com a imunidade;
- Prevenção do envelhecimento precoce, por ter propriedades antioxidantes;
- Fonte energética ideal para praticantes de atividades físicas Endurance (ciclismo, corrida, travessias, entre outros).
Vale ressaltar que, mesmo com tantos benefícios, algumas pessoas precisam ter cuidado com o consumo. São elas: diabéticos, pacientes com intolerância a frutose e bariátricos.
Afinal, mel engorda? Se compararmos o ingrediente com o açúcar, seja refinado ou mascavo, ele possui menos calorias. Dessa forma, é um aliado no processo de emagrecimento, quando usado como substituto do açúcar em receitas, conforme vimos acima. Contudo, se o consumo for exagerado, ele pode sim agir no aumento de peso. Por isso, aqui a dica é: use de maneira equilibrada na alimentação.