Carnaval: dicas para ter mais pique e curtir a folia
Saiba como preparar o corpo para aproveitar as festas e bloquinhos que agitam o feriado prolongado preferido dos brasileiros
A festividade mais esperada pelos brasileiros está chegando. Isso mesmo: o Carnaval! Você está preparado para tantos dias seguidos de folia? Já pensou que algumas atividades podem ajudar a espantar a preguiça para que você curta ao máximo esse feriado prolongado?
É isso mesmo. Os exercícios valiosos para um Carnaval ainda mais proveitoso são aqueles que contribuem com: a melhora da condição aeróbica; o fortalecimento muscular das pernas, quadril e costas; o equilíbrio; e a coordenação motora. Também não esqueça que os alongamentos são ideais para a disposição e o condicionamento físico.
“Com essa preparação, pode-se chegar ao Carnaval com melhora da saúde e menos peso corporal, além de músculos mais fortes e resistentes, que vão prevenir lesões e ajudar na recuperação total e mais rápida após a folia”, explica Carlos de Freitas, educador físico.
Como estar mais preparado fisicamente
Carlos orienta encarar os dias de folia como se fossem uma prova esportiva. “Isso facilita a organização e o planejamento de um período de treinos, além de ajudar a manter o foco e a disciplina na preparação para o Carnaval”, explica o educador físico.
Segundo ele, antes de tudo, o mais importante é fazer uma avaliação médica da atual condição física. “As articulações agradecem. Também é importante conhecer os seus parâmetros de saúde, para um melhor direcionamento dos treinos”, conta.
Depois, para que o treinamento seja completo é necessário unir: exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular; alimentação rica em nutrientes, com a ajuda de uma nutricionista; boa hidratação; e descansos recuperativos.
Dicas de exercícios
POR CARLOS DE FREITAS
- Aeróbicos
Comece com esteira, bicicleta, corrida estacionária, pular corda, polichinelos e danças. Além disso, de acordo com Carlos, finalizar um treino com exercício aeróbico pode contribuir ainda mais para a resistência corporal, como: a corrida ou a bicicleta de 10 a 20 minutos; pular cordas, de 3 a 5 minutos dividindo em séries de duas a quatro vezes.
- Mobilidade articular
Girar os braços; flexionar e elevar os joelhos; avanços, com um passo à frente, aproximando o joelho – da perna de trás – do chão e panturrilhas ficando na ponta dos pés.
- Aquecimento
Faça de uma a três séries com repetições de 20x a 30x ou por tempo, sendo de 30 segundos a um minuto cada. Esses exercícios podem ser realizados de forma alternada ou haverá aumento da temperatura corporal, elevação da frequência cardíaca, ritmo respiratório e provocar uma vasodilatação, facilitando o consumo de oxigênio pelos músculos, que ficam preparados para exercícios com cargas mais pesadas.
- Fortalecimento
Outra prática válida é fazer de duas a quatro séries, de acordo com o atual condicionamento individual. Carlos separou alguns pontos interessantes a serem realizados:
- Flexão de braços de 12 a 30 vezes;
- Agachamento de 8 a 15 vezes;
- Prancha baixa de 15 segundos a 1 minuto;
- Prancha alta tocando os ombros de 10 a 20 vezes;
- Prancha lateral de 10 a 40 segundos;
- Elevação do quadril de 10 a 30 vezes;
- Perdigueiro (partindo da posição com quatro apoios, estender um braço a frente e estender a perna oposta atrás, ao mesmo tempo alternando o lado) de 10 a 20 vezes.
- Alongamento
Carlos finaliza as dicas relembrando a importância de um alongamento geral. O ideal é ficar em cada posição por, pelo menos, 20 segundos, de uma a três séries, desde membros posteriores a inferiores.
Aproveite a folia!
Agora é só curtir! Escolha uma roupa leve ou fantasia confortável, que permita uma ventilação adequada, além de um calçado com o qual já esteja adaptado. “Cuide da hidratação, com águas e isotônicos, e lembre-se de que o consumo de álcool pode acelerar o processo de desidratação”, reforça o educador físico.
Ou seja: pegue sua garrafinha de água e bom Carnaval!