Esta é uma especiaria produzida a partir da casca das árvores do gênero Cinnamomum, nativas do sudeste asiático. Ela é utilizada há centenas de anos para dar cor, aroma e sabor para as mais variadas preparações culinárias ao redor do mundo. Nesse texto, vamos entender quais são os benefícios da canela.

Você sabia que o seu consumo, além de prazeroso, traz diversas vantagens à saúde? Com o avanço da ciência e da tecnologia, foi descoberto que a especiaria possui ação antioxidante (proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres).

Ela ainda faz bem ao coração (já que ajuda na redução do colesterol) e ao sistema de defesa do corpo (atua contra inflamações e micro-organismos que podem trazer doenças).

Uma das ações em que a canela mais se destaca é na prevenção e tratamento de problemas relacionados ao açúcar, como resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Mesmo assim, ainda é cedo para confirmar essa eficácia de forma científica e recomendar o consumo nesses casos.

Continue sua leitura para entender melhor qual é a origem da canela e todos esses itens importantes, além de aprender tudo sobre como aproveitar esse sabor de muitas formas.

Veja também: Dicas de alimentos para regular o intestino

Saiba quais são os benefícios da canela

Como já citamos, as vantagens desse ingrediente são inúmeras, mas abaixo selecionamos as principais delas. Em seguida, veja como adicionar esta especiaria em sua alimentação.

Perda de peso

Isso mesmo! Por ter uma ação de efeito termogênico e metabólico, o consumo de canela ajuda no emagrecimento, já que ela aumenta a oxidação da gordura e o gasto energético, favorecendo a perda de peso. Ela também tem a capacidade de ativar as proteínas responsáveis pelo estímulo do tecido adiposo.

Por causar a melhora na sensibilidade dos tecidos relacionados à ação da insulina, o produto consegue diminuir o acúmulo de gordura no corpo.

Combate a infecções

Quando escrevemos sobre quais são os benefícios da canela, temos que mencionar que um dos principais componentes presentes nesse alimento, o cinamaldeído, pode ser o responsável pelo combate de diversas infecções que são causadas por fungos ou bactérias.

E por falar em bactérias, a canela consegue inibir a proliferação da Listeria spp. e a Escherichia coli, presentes em produtos alimentares. Além disso, a especiaria pode prevenir cáries por ter efeitos antimicrobianos e também minimizar o mau hálito.

Melhora no humor

Com um efeito antidepressivo, um dos benefícios da canela em casca é que ela pode ser uma ótima aliada contra a depressão.

Isso acontece porque o ingrediente inibe o processo de inflamação que a doença pode causar no cérebro e, consequentemente, eleva o nível de serotonina, responsável pela regularização do humor, proporcionando mais felicidade e bem-estar após o seu consumo.

Auxílio nos distúrbios gastrointestinais

Quando listamos quais são os benefícios da canela, não podemos esquecer que ela ajuda no tratamento de distúrbios como gastrite, vômito, dispepsia e diarreia, dentre outros.

Segundo estudos, ela pode ser uma assistente no combate à inflamação na gastrite por Helicobacter pylori. Porém, cuidado, nada diz que ela combate, apenas que pode minimizar respondendo de forma antioxidante e anti-inflamatória.

Prevenção ao câncer

Como a canela tem um grande poder de ser anti-inflamatória e antioxidante, ela tem um enorme potencial na prevenção do câncer. Além disso, o consumo durante o tratamento da doença é bem vantajoso, pois pode atuar em diversas vias metabólicas que beneficiam a morte das células cancerígenas.

Melhoria na saúde sexual

Por ser considerada afrodisíaca, entre as respostas de quais são os benefícios da canela está a melhora do desempenho sexual. Isso acontece porque ela é vasculogênica, antioxidante e vasoativa, fazendo com que aconteça uma ativação na circulação do sangue.

No caso do consumo por homens, a canela auxilia no combate à impotência sexual e para aqueles que fazem tratamento da disfunção erétil.

Boa fonte de minerais

Quando explicamos em detalhes o que é canela, podemos dizer também que é um item rico em minerais, que são muito importantes para o corpo humano. Entre os que mais são encontrados estão: ferro, manganês e cálcio.

Grande aliada contra artrite

Como tem uma função anti-inflamatória, é fácil entender um pouco mais quais são os benefícios da canela. As pessoas que sofrem com problemas de artrite podem ter diminuição nos sintomas, principalmente, inchaço, dor e rigidez nas articulações, ao incluí-la em seu cardápio.

Ótima para combater cólicas menstruais

Principalmente como chá, a canela é um excelente remédio para combater as cólicas menstruais. Como ativa a circulação sanguínea, ela diminui a prostaglandina, hormônio responsável por ser o causador das contrações.

Benéfica contra o Alzheimer

Sabemos que o mal de Alzheimer é uma doença que ataca o cérebro e tem efeitos irreversíveis. Entre os principais sintomas estão: confusão mental, falta de habilidades de se comunicar, perda de memória, dentre outros.

E é aí que podemos aproveitar os benefícios da canela em casca, que terá atuação direta no sistema nervoso. A epicatequina e o cinamaldeído, que estão presente na especiaria, agem com inibição da proteína tau, necessária para o funcionamento dos neurônios.

Diminui os sintomas da alergia

Pessoas que têm algum tipo de alergia podem usar a canela para dar uma aliviada nos sintomas e amenizar a inflamação.

Conservante natural

Outro item importante que não podemos esquecer ao falar quais são os benefícios da canela é que ela pode ser utilizada para conservar alguns alimentos, pois possui propriedade antibacteriana e também age com forma antioxidante. Desta forma, não precisa usar produtos químicos e nem ingredientes que não são naturais.

Mesmo com todos os benefícios que a canela pode proporcionar no nosso organismo, é importante ficar atento porque muitas pessoas são alérgicas a esta especiaria. Além disso, não é indicado o seu consumo exagerado. Fora que as mulheres grávidas também devem evitá-la, pois podem provocar contrações no útero.

Onde surgiu a canela?

São tantos benefícios, que surge a dúvida sobre qual é a origem da canela. Ela surgiu no Sri Lanka, localizado no sul da Ásia, e se espalhou pelo mundo graças às Grandes Navegações.

Obtida do tronco da caneleira, as “cascas” são bem perfumadas e tem uma cor marrom-avermelhada. A especiaria pode ser utilizada tanto para temperar alimentos como na produção de doces.

Como consumir canela?

Você já sabe o que é canela e conhece sua origem, então já pode desfrutar dos benefícios e do sabor de várias maneiras. Uma das formas mais comuns de consumo é polvilhando essa especiaria sobre frutas (cruas ou cozidas), cremes, mousses e outras sobremesas. Ela também pode ser introduzida em chás, pães e biscoitos.

Agora que conhece quais são os benefícios da canela, veja algumas ideias de receitas para os mais variados gostos:

Viu só como não faltam opções para incluir a canela em seu dia a dia? Aproveite!

Posts relacionados