Crossfit: saiba mais sobre essa prática e seus benefícios
Conhecido como uma atividade mais intensa, o crossfit emagrece e define o corpo.
Criado nos anos 2000, o Crossfit tem origem em um programa fitness dos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo inteiro e conquistou inúmeros adeptos em função de sua proposta que visa proporcionar um treinamento intenso e diversificado.
De uma maneira geral, o Crossfit trabalha muitas capacidades físicas, dentre elas: força, velocidade, flexibilidade, resistência, agilidade, equilíbrio e coordenação motora. Pelo fato de ser muito diversificado e multi articular, ou seja, o corpo todo é estimulado de uma vez só, ele traz muita funcionalidade e qualidade de vida para seus praticantes, trazendo os movimentos usados no dia a dia para dentro do treino.
O Crossfit é a combinação de movimentos ginásticos, movimentos de levantamento de peso, exercícios cardiovasculares ou com próprio peso corporal e aparelhos ergométricos, e pode beneficiar a saúde e bem-estar para os praticantes, além da socialização e constantes desafios pessoais.
Os principais benefícios são:
- Tonificação dos músculos;
- Aumento da capacidade cardiorrespiratória;
- Melhora do condicionamento físico;
- Ajuda na coordenação motora;
- Perda de gordura e ganho de massa muscular.
“Além dos benefícios de ser uma atividade física, o Crossfit também traz outras qualidades no quesito social. As aulas são em grupos é isso ajuda a sociabilidade. Sendo assim, o Crossfit além de gerar saúde, contribui para a formação de amizades e de um círculo de apoio muito forte”, afirma a profissional de educação física e atleta, Caroline Ferreira.
Quem pode praticar o exercício?
A educadora também desmente o mito de que é preciso ser atleta para praticar crossfit. “O crossfit é uma atividade com alto gasto calórico, mas é também um tipo de treino muito adaptável, porém há muitas pessoas que sentem-se inseguras em aderirem a essa modalidade por estarem acima do peso, temendo não vão conseguir realizar plenamente os treinos. Contudo, com uma boa orientação, o treino do dia pode ser adaptado para sua capacidade e o nível de dificuldade de cada exercício é ajustável para a capacidade de cada pessoa”, garante Caroline.
Como é dividido o treino
Na maioria das ocasiões, o treino é dividido em três partes. Na parte inicial, prepara-se o corpo para as próximas atividades com ativações musculares, mobilidades e ativação neural. A segunda parte contempla a técnica do dia, onde será trabalhado um exercício ou movimento específico, prezando por usa técnica e aprendizagem. Na terceira e última parte é realizado o famoso WOD, “work of the day” – no português, “trabalho do dia”, fase em que é colocada em prática uma combinação de movimentos. Ele pode ser formado de duas maneiras: um trabalho por tempo ou por repetição. Geralmente estará ligado ao exercício trabalhado na técnica para melhor aprendizagem e desenvolvimento do praticante.
Como evitar lesões no Crossfit?
Ter um bom acompanhamento profissional e deixar o orgulho de lado são ótimas ferramentas para evitar lesões. Busque uma academia com bons professores, não fique com vergonha de adaptar ou mudar o exercício se não está sendo feito da maneira correta. E o mais importante: respeite seu corpo. Não insista no erro e escute o profissional que está te orientando, ele estudou para estar ali e só quer o seu bem.