Aprenda a fazer comidas gostosas e mais nutritivas para servir em um café da tarde com quem você mais ama

O que servir em um café da tarde? Diversos tipos de pães deliciosos, queijos, geleias, sucos e chás para acompanhar as longas conversas e deixá-las ainda mais gostosas. Esse é um momento que os brasileiros amam do seu dia a dia e, para deixar essa ocasião ainda mais especial, é preciso ter cuidado com os alimentos servidos. 

Isso porque a má nutrição, como o consumo excessivo de carboidratos e gorduras, fragiliza o corpo e o deixa vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer, como menciona a Organização Pan-Americana da Saúde

Em concordância, o Atlas do Ministério da Saúde reforça que a melhoria nas condições de alimentação da população poderia prevenir uma em cada cinco mortes no mundo. Por isso, a cautela com a escolha dos ingredientes é essencial para servir um lanche da tarde agradável e saudável.

“Uma bandeja com frutas, nuts (castanhas, nozes, amêndoas, semente de 

abóbora sem casca e sem sal) e queijo branco é uma ótima dica de opção saudável. Para quem quer servir um tipo de doce, vale apostar em um bolo de frutas com aveia em substituição a farinha de trigo. Já a uva passa ou a tâmara podem ser usadas para adoçar e evitar o uso de adoçantes ou açúcar”, afirma Sandra da Silva Maria, nutricionista da clínica Gastro Obeso Center. 

Além de nutritivas, são opções que ficam lindas em qualquer mesa de café da tarde. 

Como servir um lanche da tarde?

Ao ir em um restaurante, a apresentação é a primeira coisa que encanta os olhos dos clientes: o cuidado com o preparo do prato é evidente. Que tal usar essa inspiração e investir em pequenos detalhes para transformar o lanche da tarde em um banquete inesquecível dentro de casa?

Para começar, a mesa de jantar é o espaço para soltar a imaginação e colocar mais personalidade ao servir o lanche da tarde para visitas. Além do básico (xícaras, talheres, pratos, jarras, copos e bandejas), alguns itens podem ajudar a realçar a apresentação: guardanapos personalizados com anéis; e adereços em copos (se forem transparentes, principalmente) como flores, laços e frutas. Se quiser, acrescente sousplat ou jogo americano, que dão um charme a mais.

Outra dica é usar um arranjo de flores baixo para decorar a mesa. Se conseguir intercalar tamanhos de vasos diferentes, use e abuse. Cactos e violetas costumam ser econômicos e compõem bem o ambiente. 

Enquanto isso, uma bandeja de frutas higienizadas e cortadas para os convidados deixa o espaço leve e lindo. Além disso, separar recipientes para geleias, queijos e manteiga é uma boa opção para mostrar o cuidado ao preparar o lanche da tarde.

O que servir em um café da tarde?

Fazer um lanche da tarde farto e equilibrado pode ser mais simples do se imagina. Além de ajudar na decoração, as frutas são grandes aliadas para montar várias combinações de pratos, como saladas, gelatinas, iogurtes com granola e até mesmo bolos.

Já quando o assunto é sanduíche natural, o ideal é sempre optar pelos pães mais nutritivos. Para acompanhar, Sandra diz que os queijos ideais são os brancos, como ricota, minas e cottage. “O consumo de alimentos processados, como os embutidos, deve ser reduzido. Prefira o atum light, o peito de frango ou a carne bovina (ambos desfiados), pois os recheios mais proteicos dão mais sensação de saciedade”, explica.

Outra opção para oferecer às visitas são os wraps. Para deixá-los mais fits, a nutricionista recomenda: queijo branco; recheios proteicos como atum e frango desfiado; e folhas mais crocantes como acelga e alface americana.

Receitas para servir em um lanche da tarde

Sandra compartilhou duas receitas práticas e gostosas para servir no café da tarde para os convidados. Incluindo carboidrato, proteína e fibras, o sanduíche de frango desfiado com tomate seco é uma ótima combinação que traz saciedade. 

Mas, se na mesa tem algum amigo ou familiar vegano, dá para substituir o recheio por uma pasta de castanhas e a camponata de beringela. A combinação promete agradar o paladar de todos, até quem não se aventura pela gastronomia vegana.

  1. Sanduíche de frango desfiado com tomate seco

Ingredientes:

  • 300 gramas de filé de frango cozido com água e desfiado
  • 100 gramas de requeijão
  • 50 gramas de tomate seco
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Basta misturar tudo e fazer os sanduíches escolhendo entre os pães Wickbold ou um dos wraps da marca.

  1. Sanduíche Vegano: caponata de berinjela

Ingredientes:

  • Pão com grãos
  • Pasta de castanhas
  • 2 berinjelas médias
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 cebola roxa

Modo de preparo:

Para fazer a caponata, corte todos os ingredientes em cubos, coloque-os em uma assadeira grande e regue com azeite, sal, pimenta e orégano. Leve ao forno e retire quando os cubos estiverem murchos. Sirva com a pasta de castanhas e o pão escolhido.

Um toque de criatividade no seu lanche da tarde

Unir todas as dicas apresentadas com um toque de criatividade é a receita ideal para impressionar familiares e amigos. Por isso, para fazer o lanche da tarde ser um momento ainda mais especial, que tal pensar em um tema? Vale também organizar o café em um local diferente da casa, como um quintal, por exemplo. Hmmm… Se inspirou? Já sentimos o cheirinho de café daqui.

Posts relacionados