Saiba quais são os alimentos ideais para enfrentar a rotina cansativa e sentir mais disposição ao longo do dia

Você sabia que uma em cada oito pessoas se sente cansada o tempo todo? É o que mostra um estudo feito no ano passado pela YouGov, empresa de pesquisa de mercado baseada na internet. Porém, existem meios de combater essa sensação e um dos mais eficazes é investir no café da manhã. Afinal, essa é a refeição mais importante do dia, especialmente pela quantidade de nutrientes ingeridos logo cedo, que podem te ajudar a ter mais disposição em todas as atividades da sua agenda diária.

Portanto, para ter mais energia, é preciso começar a ter o costume de sentar-se à mesa logo cedo e ingerir uma alimentação adequada. É importante ressaltar isso, pois muitas pessoas pulam essa refeição, seja por falta de hábito, pela correria do dia a dia, para dormirem mais ou até mesmo por enjoos matinais. 

Só que esse processo pode ter efeitos no organismo para além do cansaço e afetar a saúde. De acordo com um estudo americano recente da Escola de Medicina Icahn, no Hospital Monte Sinai, deixar de tomar o café da manhã pode comprometer o sistema imunológico e os pacientes podem ter mais chances de sofrer com infecções, doenças cardíacas e até câncer.

Por isso, incluir o café da manhã na rotina é importante para todo mundo. Os benefícios vão desde a manutenção da saúde até ganhar mais ânimo e, claro, bem-estar.

O que comer no café da manhã para ter energia?

Sabendo a importância do café da manhã, sugerimos alguns alimentos para incluir na primeira refeição do seu dia:

Pães com grãos

É interessante observar os benefícios dos grãos usados nas formulações dos pães de forma. A maioria deles possui ótimos valores nutricionais, o que ajuda no bom funcionamento do organismo. Por exemplo: a castanha-do-pará é a maior fonte natural de selênio, enquanto a quinoa tem baixo índice glicêmico e aumenta a sensação de saciedade. Enquanto isso, a chia é rica em antioxidantes e fibras e a macadâmia reduz os níveis de colesterol no sangue, além de ser rica em ácidos graxos.

Ovo

Excelente fonte de proteína, o ovo dá mais saciedade e energia. Somente a clara possui 4g de proteínas e vitaminas B2. Já a gema conta com gorduras e vitaminas A, D, K e B. Vários estudos já comprovaram que ele proporciona muitos benefícios, como seu fator antioxidante e as propriedades que previnem doenças coronarianas. 

Café

O café é uma ótima bebida para despertar o corpo e se animar para o dia.  Composto de cafeína, trigonelina, nacina, melanoidinas e quinídeos, a bebida ajuda no aumento da velocidade de reação e melhora o estímulo do córtex pré-frontal, que atua na memória de curto prazo e na concentração. Ao adicionar especiarias como canela, gengibre e cardamomo, há um estímulo no metabolismo e ajuda a manter o corpo ativo para as atividades do dia. Além dele, os chás (mate, preto ou verde) também são indicados pela manhã para dar energia ao longo do dia, segundo Sandra da Silva Maria, nutricionista da clínica Gastro Obeso Center. 

Probióticos

Iogurtes e leites fermentados levam probióticos em sua composição e são considerados alimentos funcionais, isto é, possuem propriedades nutricionais essenciais ao corpo.  Associado a fibras, esses microrganismos não são digeridos pelo corpo e são importantes para alimentar as boas bactérias do corpo, além de equilibrarem a flora intestinal.

Oleaginosas

Nem todas as pessoas pensam em incluir nozes, castanhas e amêndoas no café da manhã, mas são ótimas fontes de antioxidantes. Além de possuírem vitamina E, reduzem a oxidação do LDL (“mau colesterol”). Elas também contêm selênio, manganês e magnésio (este último, principalmente na castanha-do-pará).  

Frutas

Além de saborosas, elas são excelentes fontes de vitaminas e sais minerais. Anote algumas opções de frutas energéticas para o seu café da manhã: abacate, laranja, manga, banana e caqui. “O ideal é optar por consumir in natura para ter mais disposição e não tomar o suco de fruta. Também pode adicionar aveia, linhaça ou chia”, explica a nutricionista.

Receitas: o que comer de manhã para dar energia

Comece incluindo um carboidrato de baixo índice glicêmico no café da manhã, como pães, torradas ou wraps nutritivos, associados à uma proteína, como ovos, frango desfiado ou queijos. “Se você quer atingir o emagrecimento, prefira os tipos brancos como ricota, minas e cottage”, orienta a nutricionista da clínica Gastro Obeso Center. 

Outras opções para comer de manhã e ter mais energia e disposição, de acordo com a nutricionista, são: café com alguma especiaria; suco verde; cremes; vitaminas; e toasts (receita de toast de creme de queijo e legumes grelhados). Nos preparos, vale usar ingredientes especiais. 

“Café com canela e golden milk são interessantes, além de suco verde com gengibre, maçã, melão e couve”, indica a profissional. Como sobremesa, vale investir em frutas picadas com granola, castanhas e iogurte natural.

Adeque seu café da manhã para dar energia

A dica final é: busque adaptar sua alimentação de acordo com a sua rotina e com as suas necessidades individuais, sempre com acompanhamento de um médico ou nutricionista. “Não existe o café da manhã ideal e sim o que é indicado para cada pessoa. Por isso, é importante buscar ajuda profissional para avaliar seus hábitos alimentares, além de suas preferências e horários, para que se monte um bom desjejum”, finaliza Sandra.  

Posts relacionados