Os brasileiros consomem, em média, 150 ml de ‘suco’ por dia. Porém, nem sempre essa nomenclatura é usada de forma correta. Considerando que 40% das bebidas consumidas no Brasil levam esse nome erroneamente, mas possuem composições variadas, que tal entender a diferença de suco, néctar e refresco?

Abaixo, separamos breves explicações com os detalhes de cada tipo de bebida: refresco, néctar, suco reconstituído e integral. Lembramos que a escolha por um tipo específico depende da alimentação e objetivos de cada pessoa.

Composição de suco, néctar e refresco

Veja o que muda em cada tipo de bebida e faça uma comparação.

Refresco

Definição segundo o Ministério da Agricultura: é feito com suco de fruta, polpa ou extrato vegetal diluído em água e com adição de açúcares.

Ingredientes: Água, frutas e açúcar ou adoçante.

Qual é o teor de fruta no refresco? Mínimo 5% de frutas, dependendo do tipo. Por exemplo, o suco de limão é feito com 5%, já os de uva, manga e abacaxi com 30%.

Néctar

Definição segundo o Ministério da Agricultura: é feito com suco de fruta, polpa ou extrato vegetal diluído em água com  adição de açúcares.

Ingredientes: Água, frutas e açúcar ou adoçante.

Qual é o teor de fruta no néctar? Mínimo 20% de frutas, dependendo do tipo. Por exemplo, o néctar de maracujá é feito com 20% por ter sabor muito ácido, já os de uva e laranja com 50%.

Suco reconstituído – 100%

Definição segundo o Ministério da Agricultura: é concentrado ou desidratado, com adição de água até a concentração original do suco integral – seguindo padrões de identidade e qualidade para cada fruta.

Ingredientes: Suco de fruta reconstituído.

Qual é o teor de fruta no suco reconstruído? 100% fruta.

Suco integral

Definição segundo o Ministério da Agricultura: suco na sua concentração natural da fruta e sem adição de açúcares.

Ingredientes: Suco de fruta.

Qual é o teor de fruta no suco integral? 100% fruta.

Além destas opções acima, que são feitas para facilitar o consumo, uma outra disponível é a natural, feita com frutas frescas.

Todos podem compor café da manhã ou lanches intermediários saborosos e refrescantes ao serem batidos com outras frutas, água de coco ou chás.

Suco, néctar e refresco: conheça um pouco mais cada tipo

Uma boa maneira de destacar as diferenças entre suco, néctar e refresco é listando os benefícios e desvantagens de cada um. Levando em conta o que já explicamos sobre o que os caracteriza, existem aspectos positivos específicos que variam de acordo com a escolha

Suco

Para a comparação, estamos considerando os diversos tipos de suco: o integral, o reconstituído e o natural. Como citado, ambos possuem 100% da fruta, sem a adição de açúcares ou adoçantes. Tanto as vantagens quanto as desvantagens são analisadas a partir disso.

Benefícios

Por serem caracterizados como 100% compostos pela fruta, os sucos são a opção com maiores benefícios para a saúde, especialmente se consumidos sem a adição de açúcares.

A maioria das frutas já possui um sabor adocicado próprio, mais interessante ao organismo. Naturalmente, cada uma traz vantagens distintas, dependendo de sua composição. A escolha deve levar em conta tanto as vantagens buscadas na alimentação, quanto o gosto pessoal.

Em todos os casos, sucos são recomendados para uma alimentação mais saudável e natural.

Desvantagens

A principal desvantagem associada quando pensamos em suco é a sua conveniência em comparação com outros produtos, especificamente aquele que é preparado na hora.

Sucos tomam um tempo maior para serem feitos, o que é negativo para quem possui uma rotina corrida e não consegue dedicar alguns minutos do dia lidando com as frutas.

Além disso, os sucos têm uma vida um pouco mais curta do que néctares e refrescos, o que significa que eles precisam estar frescos para serem consumidos.

Néctar

É interessante mencionar, como informação curiosa, que a palavra “néctar” pode se referir a substâncias produzidas por vegetais no geral, não somente as frutas. Apesar disso, a definição que vamos usar abaixo se refere exclusivamente ao usado em produtos.

Benefícios

É possível considerar o néctar como o tipo “transitório” entre o suco e o refresco, o que fica explícito em sua composição e porcentagem de fruta.

Com isso, ele pode servir como uma opção para quem não dispensa os benefícios de um suco, mas também prefere a praticidade dos refrescos.

Por trazer em sua composição uma porcentagem de açúcares além daqueles encontrados na fruta, os néctares são mais agradáveis para quem não gosta de sabores mais ácidos.

Desvantagens

A primeira desvantagem ao compará-lo (entre suco, néctar e refresco) é uma que mencionamos brevemente no item anterior: a adição de açúcares ou adoçantes.

Embora eles tenham um impacto positivo no sabor, podem ser prejudiciais para quem busca (ou precisa se ater a) uma dieta com o mínimo de açúcar.

A porcentagem de fruta nos néctares varia de acordo com cada um, o que pode ser um pouco confuso para os consumidores. Isso pede atenção ao conferir as informações nutricionais do rótulo dos produtos nos supermercados.

Refresco

Ao contrário do que muitos pensam, a palavra “refresco” não é sinônimo de suco. Ela normalmente é usada para se referir a múltiplas bebidas, mas a definição que escolhemos a relaciona diretamente com as frutas e a produção de alimentos em mercados no Brasil.

Benefícios

Considerando algumas informações já mencionadas antes sobre suco, néctar e refresco, é fácil deduzir que o primeiro benefício desta última opção é a sua praticidade.

Eles já vêm com a presença de água, açúcares e um percentual da fruta, de modo que o consumidor não precisa se preocupar com nada.

Embora o percentual da fruta seja mais baixo, os benefícios do seu consumo ainda são observados, mesmo que em menor escala. Também pode existir uma economia quando valores são ponderados, já que os refrescos costumam ser um pouco mais baratos.

Desvantagens

A adição de açúcares surge como a principal desvantagem dos refrescos, sendo a opção menos recomendada para quem busca uma dieta livre desse item ou de adoçantes. O mesmo vale para o menor percentual de frutas, o que significa que os benefícios são reduzidos.

Tudo isso não significa que o consumo de refrescos seja algo negativo, muito pelo contrário. Suas características podem não o tornar a melhor opção para alguns, mas também fazem dele a escolha ideal para outros. Tudo depende do que você busca para a sua alimentação.

Agora que já entende a diferença entre suco, néctar e refresco, pode fazer escolhas mais conscientes e saudáveis. Qual será a sua?

Veja também:

Como consumir linhaça corretamente?

O que comer antes do treino?

Posts relacionados