Uma dúvida muito comum é saber como conservar pão de forma. Como você guarda? Tem quem prefira no armário, tem quem opte pela geladeira. Mas qual será o modo correto?

Não está errado armazená-lo no armário ou deixá-lo sobre a mesa, mas recomendamos que você conserve o seu pão Wickbold na geladeira. Trata-se de uma massa que contém elementos orgânicos, o que quer dizer que, ao ser exposto ao calor, ele pode perder suas características originais mais rápido.

Para que fique sempre fresquinho e não resseque, é importante saber como armazenar pão de forma mantendo-o bem fechado. Por isso, todas as embalagens vêm com um amarrilho. Assim, após consumir algumas fatias, você pode guardá-lo corretamente.

Também é importante lembrar que o pão não deve ser colocado em cima da geladeira, do fogão ou dentro do micro-ondas, pois esses locais acumulam calor, o que pode impactar no frescor do produto.

Veja também: Conheça a alimentação saudável para o coração

8 dúvidas sobre como conservar pão de forma

Para além das dicas mencionadas acima, a melhor maneira de ensiná-lo a guardar o seu pão é respondendo algumas das dúvidas mais comuns. Abaixo, selecionamos 8 delas, as quais o ajudarão a entender as melhores maneiras de manter esse alimento gostoso e fresquinho

1 – Como posso evitar o aparecimento do mofo em pães?

Os mofos são tipos de fungos que se desenvolvem nos alimentos depois de um tempo. O fenômeno é completamente natural e não existe como evitá-lo por completo, de modo que o mais recomendado é estender a vida do produto ao aprender como guardar pão para não mofar.

Sendo assim, se quer saber como conservar pão de forma, deve sempre guardá-lo em um local seco e, se possível, em temperaturas mais baixas.

Isso acontece porque tanto a umidade quanto o calor contribuem com a proliferação do mofo, o que significa que o pão “estraga” muito mais rápido e precisa ser jogado no lixo.

2 – Existe diferença na conservação do pão de acordo com o seu tipo?

Existem muitos tipos de pães, cada um com características distintas e que precisam ser consideradas antes da conservação. Alguns exemplos incluem o francês, de forma, sovado, brioche, torradas, caseiro, sírio, australiano, etc.

Em relação ao método de conservação, o tempo para que os processos naturais ocorram e o pão mofe mudam bastante, levando em conta a adição de conservantes.

3 – De que forma o calor prejudica a conservação do pão?

Como mencionamos antes, o calor é um fator que contribui para a aceleração dos processos associados ao mofo, mas esse não é o seu único papel. Na verdade, quando falamos sobre pão caseiro, são as temperaturas elevadas que fazem a massa crescer e a receita dar certo.

Vale mencionar também algo falado nos primeiros parágrafos sobre como conservar pão de forma: o calor é um dos responsáveis por tirar as características originais do alimento muito mais rápido, o que muda tanto o sabor quanto a textura.

Ou seja: o melhor é sempre manter os pães sob temperaturas mais baixas.

4 – Como conservar pão na geladeira?

Já explicamos que é recomendado guardar pães na geladeira, mas existe uma maneira “certa” de fazer isso? A resposta é: sim! De cara, você deve se certificar de que ele não esteja próximo de alimentos úmidos, os quais podem prejudicar a textura, o sabor e a validade.

Além disso, para saber como conservar pão de forma, ele deve estar em uma embalagem fechada, de preferência a original, mas potes também são uma alternativa válida. Isso evita que o produto pegue o infame “gosto de geladeira”, assim como a umidade.

Vale lembrar que ao armazenar corretamente os alimentos na geladeira, você evita desperdícios!

5 – Qual costuma ser o prazo de validade de um pão?

Se quiser saber como conservar pão de forma, tenha em mente que a validade do produto não é “única”, o que significa que alguns itens poderão ser guardados por menos tempo do que outros.

Ao comprar o produto na padaria ou no supermercado, você deve conferir o prazo de validade emitido por quem o produziu.

No caso dos pães caseiros feitos por você, o mais normal é que ele dure cerca de uma semana e por isso deve saber como guardar pão para não mofar. Quanto melhor conservá-lo, mais tempo irá durar e poderá ser consumido.

6 – Pães podem ser congelados? Isso mantém a sua conservação?

Outra dúvida muito comum quando falamos sobre como conservar pão na geladeira envolve o ato de congelá-lo. De forma geral, é perfeitamente possível (e às vezes recomendado) congelar, mas é imperativo que ele esteja embalado da maneira correta.

É preciso levar em conta também a umidade do freezer ou do congelador, já que em alguns casos a temperatura mais baixa acaba sendo prejudicada pela presença de líquidos. Este acontecimento vai impedir que o pão fique conservado mesmo que esteja embalado corretamente.

7 – O que acontece se eu guardar o pão embalado no armário?

Isso pode ter resultados diferentes, dependendo da temperatura do ambiente.

De imediato, podemos afirmar que entre as dicas de como armazenar pão de forma esta não é a melhor, pois ele não ficará tão conservado quanto na geladeira. Contudo, isso não significa que o estrago seja imediato e não possa guardá-lo assim.

O mais importante é que ele esteja bem embalado, já que quaisquer alimentos fora da geladeira estão suscetíveis ao ambiente, incluindo a presença de insetos e roedores.

De maneira similar, informações sobre como conservar pão de forma conforme o tipo de produto também valem aqui.

8 – Existe problema em transformar um pão velho em torrada?

A resposta para essa pergunta não é simples: de imediato, podemos dizer que “não”, não existe problema em transformar pão velho em torrada, mas isso depende do estado de conservação do alimento. Após o aparecimento do mofo, isso deixa de ser uma alternativa.

A verdade é que, ao contrário do que o conhecimento popular nos informa, as altas temperaturas do forno não são capazes de matar boa parte dos fungos. Alguns desaparecem com o calor extremo, é verdade, mas há aqueles mais resistentes, o que é bastante perigoso.

Conheça alguns alimentos que ajudam a regular o intestino!

Posts relacionados