Reeducação Postural Global ajuda a superar dor e desconforto trazendo mais qualidade de vida. Aprenda mais sobre o assunto 

A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, é uma técnica de correção da coluna do paciente. Considerado um dos principais tipos de fisioterapia da atualidade, o método ficou conhecido por trazer uma nova visão para quem deseja prevenir ou tratar problemas osteomusculares. 
Enquanto a fisioterapia tradicional faz um tratamento focado apenas no local machucado, o RPG tem como objetivo olhar para o corpo como um todo. Ele reorganiza os movimentos e reequilibra-os, por meio do alongamento do tecido muscular retraído, para trazer mais bem-estar e qualidade de vida ao paciente. 
Nesse tipo de tratamento, a ideia é cuidar das lesões e corrigir as desarmonias para melhorar a força muscular, o alinhamento articular, a coordenação e o equilíbrio. 

Quais são os benefícios do RPG? 

Segundo Eliana Louzada Petito, fisioterapeuta e educadora física, o RPG leva a vários benefícios corporais. “A técnica auxilia no fortalecimento e alongamento postural, melhorando o alinhamento, além dos desconfortos musculoesqueléticos relacionados a postura”, explica.

Outros pontos positivos do método são: 

  1. Alívio de dores;
  2. Equilíbrio de tensões;
  3. Maior consciência corporal;
  4. Melhora da postura;
  5. Prevenção e tratamento de problemas dos sistemas locomotor e respiratório;
  6. Realinhamento da coluna;
  7. Tratamento de dores causadas pelo nervo ciático;
  8. Correção de posicionamento dos joelhos, pé plano, ombros e escoliose.

Em quais casos é indicado? 

Má postura, lesões ou alterações na estrutura anatômica podem gerar desequilíbrios e provocar dores. Um exemplo disso são os torcicolos que, na maioria das vezes, acontecem após um dia intenso de trabalho, sem pausas das atividades. É justamente aí que a técnica de Reeducação Postural Global entra.

“Os sintomas físicos que devem ser observados são os álgicos e as alterações posturais, pois o RPG é indicado para casos de alterações musculoesqueléticas e problemas com a postura, que podem gerar dores nas costas, pernas e outras regiões”, conta a fisioterapeuta e educadora física. 

Além de ser eficaz em casos de patologias que requerem fisioterapia e problemas ortopédicos, o tratamento é recomendado para resolver questões neurológicas, reumatológicas, respiratórias e somáticas. Dentre elas, lesões por esforço repetitivo (tendinites), sedentarismo, ansiedade, estresse, gestação, tempo acamado e pós-trauma.

É recomendado para todas as faixas etárias, mas deve-se passar por uma avaliação médica para conseguir um diagnóstico mais assertivo.

Como é feita a sessão? 

Com roupas leves, o paciente participa de sessões que estimulam e tratam diferentes músculos. “As sessões do RPG são individuais e visam o alinhamento corporal, principalmente da coluna e dos membros, por meio de alongamentos e fortalecimento”, conta Eliana. 

Dessa forma, a pessoa fica imóvel por alguns minutos e vai mudando de posição de acordo com a orientação do profissional. Em cada etapa, ela se movimenta para contrair ou relaxar os diferentes grupos musculares em posturas específicas e predeterminadas durante o período de 12 a 20 minutos.

Cada sessão dura cerca de 1 hora e, normalmente, é feita uma vez por semana. Já o tempo total do tratamento varia de acordo com cada paciente.

RPG X Pilates 

Desse modo, por ser um tratamento e não um exercício físico, a fisioterapeuta e educadora física, Eliana Louzada responde umas das principais dúvidas que giram em torno do tema: a diferença entre a Reeducação Postural Global e o Pilates. 

“As sessões de RPG são individualizadas, porque cada pessoa possui necessidades diferentes, sem uso de aparelhos e após minuciosa avaliação. Enquanto isso, o Pilates é uma prática, na maioria das vezes, coletiva e pode ou não ter o uso de objetos. Além disso, existe um objetivo geral para a aula e ela não é personalizada”, conta.

Quer algumas dicas?

Não se esqueça de que mudar pequenas atitudes na rotina podem fazer uma grande diferença. Se trabalhar muito tempo sentado, por exemplo, seja em home office ou no escritório, faça algumas pausas para descansar ao longo dia. Alongamentos também são bem-vindos.

Além disso, se sentir fortes dores nas costas e na região do nervo ciático é importante observar, bem como lesões e anomalias na coluna. No caso de qualquer um desses sintomas, procure um médico de confiança. Quanto antes você iniciar o tratamento, mais cedo voltará a ter uma vida sem dor e mais feliz.

Posts relacionados