Essa soft skill pode ser descrita como a contribuição de cada profissional dentro de uma equipe, por meio de suas expertises técnicas e habilidades comportamentais, para que um projeto seja concretizado. Descubra se ela faz parte do seu perfil e como pode ser aperfeiçoada ou desenvolvida.

Você é uma pessoa colaborativa? Em caso afirmativo, pare e pense: quando a empresa onde trabalha propõe um projeto em equipe, você faz somente a parte que foi designada a você, afinal, apenas aquela tarefa é a sua responsabilidade naquele trabalho; ou tem a visão integral do projeto e, além de fazer a sua parte, ainda auxilia os colegas para que não só o objetivo final seja atingido, mas a excelência seja alcançada? A tendência é que a maioria das pessoas se identifique com a primeira situação. Isso porque estamos condicionados ao modelo escolar de trabalho em grupo, no qual cada integrante faz apenas a sua parte ― alguns com mais responsabilidades, outros com menos ― e um dos integrantes fica responsável por consolidar os materiais para a entrega.

No entanto, no ambiente corporativo, a colaboração ganha um sentido mais amplo e se encaixa com a segunda situação descrita no início desta matéria. Ou seja, é a contribuição de cada profissional dentro de uma equipe, por meio de suas expertises técnicas e habilidades comportamentais, para que um projeto seja concretizado. Em outras palavras: é a união de forças dos profissionais de uma organização para alcançar um determinado desafio proposto pela alta liderança da companhia.

“A colaboração é uma habilidade interpessoal de extrema importância para o desenvolvimento da carreira do profissional, pois quando uma pessoa demonstra ser colaborativa dentro da organização, ela enriquece o seu trabalho, transmite confiança aos seus colegas, torna seu ambiente mais satisfatório, une as pessoas que atuam em sua área e, automaticamente, melhora seus resultados ― o que gera reconhecimento tanto por parte dos profissionais de seu núcleo de atuação, quanto da empresa”, explica Elizabete Belvão, gerente de gestão de pessoas do Grupo Crowe Macro Brasil.

Habilidade que pode ser desenvolvida

Cada profissional é responsável pela sua carreira e por seu crescimento profissional ― depende de cada um fazer com que a empresa visualize seu potencial. Assim, a habilidade de colaboração é essencial em seu crescimento. Mas, apesar de algumas pessoas já nascerem com essa soft skill em seu perfil, é possível criar estratégias para desenvolvê-la e tonar-se um profissional colaborativo. 

“Sempre que estiver em um ambiente corporativo e seu colega de trabalho precisar de ajuda, não deixe de se oferecer para ajudar, pois isso fará com que você se destaque entre os demais, além de criar um vínculo com a equipe de trabalho. Outra dica é, sempre que possível, participar de forma proativa em projetos da empresa, para que o profissional possa aprimorar cada dia mais esta habilidade”, ensina Elizabete.

Também é importante ressaltar que a colaboração é importante em todos os níveis hierárquicos. Isso porque, todas as funções necessitam de pessoas colaborativas para gerar vínculos entre os profissionais. Quando as equipes são colaborativas, o alcance dos resultados individuais, das áreas e da organização são melhores e maiores.

O papel das organizações

Não basta o profissional ser colaborativo, as organizações também têm o seu papel nesse processo. De acordo com a gerente de gestão de pessoas do Grupo Crowe Macro Brasil, a empresa precisa gerar um ambiente propício à colaboração, demonstrando aos profissionais que eles estão inseridos em um local onde há troca de conhecimentos, cooperação e apoio. Isso pode ser feito por meio de ações de comunicação interna, desenvolvimento de projetos com profissionais de áreas distintas e confraternizações, entre outras atividades.

Outro ponto fundamental é que a companhia deixe claro para todos os profissionais qual é a missão e os valores da empresa; as expectativas da organização em relação aos profissionais; e que destaque sempre os pontos fortes de cada profissional, direcionando-os nas habilidades que precisam ser aprimoradas; além de definir metas alcançáveis para cada membro da equipe. 

“Vale destacar que ter um ambiente colaborativo entre as áreas e nas empresas é essencial, pois é um diferencial estratégico que traz benefícios importantes para as organizações; torna o ambiente mais agradável para trabalhar; potencializa as forças dos profissionais; gera um ambiente mais produtivo e, por consequência, as empresas terão redução de turn over, custos e melhores resultados”, analisa Elizabete.

Os cinco pilares das equipes colaborativas

Agora que você já sabe o que é a habilidade de colaboração, é importante conhecer os valores em que ela se sustenta e que podem ajudá-lo na hora de colocá-la em prática. Confira!

1. Comunicação

O diálogo com a equipe deve ser feito de forma simples e prática, para que todos entendam. É preciso deixar claro que as metas são comuns a todos e que para conquistá-las é preciso o envolvimento e colaboração de todos.

2. Coordenação

Além de a empresa ter as suas metas bem definidas, é preciso que a estratégia seja de fácil compreensão, para que os profissionais se engajem em prol da conquista do resultado. 

3. Percepção

Saber interpretar o comportamento das pessoas é condição fundamental para que a colaboração entre em cena. Isso porque, quando você entende as diferenças entre as pessoas da equipe é possível gerar uma melhor interação social e, consequentemente, encontrar a melhor forma de fazer com que elas colaborem entre si.

4. Senso de time

Para ser colaborativo de verdade é preciso deixar de lado as atitudes individualistas, o comportamento competitivo e a resistência em compartilhar o que você sabe, e priorizar as necessidades da equipe.

5. Respeito e gentileza

A relação entre as pessoas da equipe deve ser leve, afetuosa e positiva. Assim, as pessoas terão um interesse legítimo em ajudar umas às outras.

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