Como aliviar cólicas menstruais? Veja essas seis dicas!
Por que as mulheres sentem esse desconforto? O que fazer para a cólica menstrual passar? Confira as respostas na matéria abaixo
O período menstrual pode ser desconfortável para muitas mulheres que sofrem com as cólicas e a maioria delas sabe o que é isso. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 75% das brasileiras sentem essa dor, que, em alguns casos, é tanta que até interfere nas atividades do dia a dia.
“Cólicas menstruais podem acontecer pré ou durante o momento da menstruação propriamente dita. Elas variam em grau e podem ser leves, moderadas ou severas. Por isso, em consulta, pedimos sempre para a paciente pontuar de 0 a 10 a intensidade do incômodo”, explica Dr. Ricardo Roscito Arenella, ginecologista e obstetra.
Algumas vezes, a dor é tanta que até irradia para outras regiões de corpo. Com o passar dos anos, algumas mulheres sentem ainda mais. Esses sintomas associados à alta frequência, por exemplo se a paciente sente dor todo mês, pode ser inclusive um alerta para outras condições de saúde. Por isso, anota aí: é sempre importante conversar com o médico ginecologista e manter as consultas e exames em dia.
“O médico deve ficar atento a possíveis patologias como endometriose, dismenorreia membranosa, polipose endometrial, por exemplo, e, atualmente, até sensibilidade alimentar importante como ao glúten e à lactose”, conta o Dr. Ricardo.
Seis formas de aliviar a cólica menstrual
E aí? Esse é o seu caso? Você sofre com cólicas menstruais? Fique tranquila. Enquanto o dia da consulta não chega, existem algumas maneiras simples e eficazes de aliviar as cólicas menstruais e continuar a rotina com mais conforto. Vamos ver?
1. Compressas Quentes
O ginecologista conta que o uso de compressas ou bolsas de água quente no baixo ventre podem aliviar a dor das cólicas. Isso acontece porque elas relaxam os músculos do útero e, assim, as contrações diminuem.
2. Óleos Essenciais
Eles são naturais e ganham cada vez mais adeptos por sua infinidade de benefícios e possibilidades. “Para aliviar cólicas menstruais, sugiro lavanda pelo alto poder calmante. Faça uma massagem local em círculos”, aconselha o doutor.
3. Exercícios Físicos
O estresse pode desencadear um aumento oxidativo e da produção de citocinas inflamatórias, o que potencializa as cólicas. Por isso, é importante cuidar da mente. “A prática de atividade física frequente é uma opção para liberar endorfinas e amenizar o gatilho da dor”, conta Dr. Ricardo. Alguns exercícios podem até ser feitos em movimentos direcionados para compressão da região do ventre.
4. Medicamentos
Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, são indicados com frequência para aliviar as cólicas menstruais, já que reduzem a inflamação. Porém, outros também podem ser recomendados, como os antiespasmódicos e/ou associações analgésicas para a redução das cólicas. O importante é seguir as instruções de um médico.
5. Alimentação equilibrada
Uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode fazer uma grande diferença para a saúde de uma forma geral, incluindo diminuição de cólicas menstruais. “Alimentos que estimulam liberação de prostaglandinas como café, chocolates, apimentados, alguns chás ricos em cafeína e energéticos devem ser reduzidos ou evitados”, indica o médico ginecologista.
“Outros chás, por sua vez, têm poder anti-inflamatório, como valeriana e gengibre, assim como alimentos ricos em magnésio ou ômega-3. Cúrcuma, chia, banana e aveia também são boas opções para o alívio dos sintomas”, complementa.
Confira essas receitas: Cartola de Banana e Rocambole Salgado com Cúrcuma!
6. Mais alternativas
Existem adesivos com dispositivos que emitem pequenos choques para enganar o estímulo doloroso, o que pode ser uma alternativa. Também vale lembrar da milenar arte de controle de pontos específicos de dor, por meio de acupuntura e até reflexologia. Essas são mais dicas do Doutor!
Tem mais?
Se você é do time que busca ainda mais dicas, fica tranquila! Nós temos mais algumas sugestões do que fazer para a cólica menstrual passar. Tem uma coisa que é boa para tudo, quando o assunto é bom funcionamento do corpo: hidratação! É isso mesmo. Beber água ajuda a reter líquidos que contribuem para o desconforto menstrual.
Além dos chás que o Dr. Ricardo citou, outros com propriedades calmantes também pode auxiliar a reduzir a dor, como camomila e hortelã. Se vinculados ainda com uma prática de relaxamento, como meditação e respiração profunda, o efeito pode ser melhor. Isso porque essas práticas diminuem o estresse e a tensão.
E, sim, tem mais! Alguns suplementos, como magnésio, podem ser bons para aliviar cólica menstrual. Só que é importante conversar com um profissional de saúde antes de optar por qualquer um deles. Isso vai garantir que essa opção seja segura e adequada para você.
A hora de consultar um médico
Aliás, falando em profissional de saúde, se as cólicas menstruais forem intensas ou persistirem por longos períodos, é fundamental procurar orientação do ginecologista. Em alguns casos, condições subjacentes, como endometriose, podem ser a causa da dor severa e só um especialista pode recomendar tratamentos específicos.
Tá com dor?
Sim! As cólicas menstruais possam ser, realmente, uma experiência dolorosa. Mas, como você viu hoje, existem muitas estratégias capazes de aliviar esse desconforto. Desde mudanças no estilo de vida até tratamentos médicos, é possível achar (junto com a orientação do seu ginecologista) a combinação que funcione melhor para você. Lembre-se sempre: ouça seu corpo e vá atrás de ajuda profissional, se necessário.