Dia Mundial do Pão é celebrado em 16 de outubro
Saiba como inserir o produto queridinho dos brasileiros no dia a dia e conheça quatro dos seus benefícios nutricionais
Sabe aquele cheirinho de pão saindo do forno? Hmmm… Realmente, essa é uma das paixões dos consumidores ao redor do mundo, quando o assunto é alimentação. Tanto que ele tem uma data especial: em 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Pão para homenagear esse alimento tão presente na vida das pessoas e tão importante para o dia a dia.
A história dele é longa. Há milhares de anos, é considerado um símbolo de nutrição e sustento em diversos países. Por isso, cada região tem as suas tradições: a baguete é um ícone da culinária francesa; o chapati, fino e redondo, é muito consumido na Índia; os pretzels são aqueles pães torcidos tradicionais da Alemanha; e o de milho é famoso nos Estados Unidos. Esses são apenas alguns exemplos. Cada cultura tem sua maneira de preparar e consumir o pão, refletindo a diversidade e a riqueza da sua gastronomia.
Aqui no Brasil, um dos tipos que mais fazem sucesso entre os consumidores são os pães industrializados, seja de forma, bisnaguinhas, entre outros. Junto aos bolos, eles estão entre as 10 categorias que mais contribuíram com o crescimento do varejo brasileiro em 2022, segundo a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).
“Os pães industrializados viraram sinônimo de praticidade e ganharam espaço na mesa do consumidor brasileiro, por oferecerem diversas opções na gôndola e um shelf life estendido”, explica Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.
Shelf Life é o nome dado ao “tempo de prateleira” de um determinado produto, que popularmente é mais conhecido como “prazo de validade”. Ou seja, é a vida útil de um item na gôndola.
DIVERSIDADE DOS PÃES
Já que o assunto é a variedade, o Dia Mundial do Pão é uma oportunidade para celebrar os pães disponíveis nos mercados, desde as versões mais tradicionais, como o de forma branco ou as bisnaguinhas, até os mais inovadores, como aqueles: que têm zero adição de açúcar; feitos apenas com farinha integral; que possuem características artesanais; são repletos de grãos diferenciados com benefícios nutricionais; e até os sem glúten, para celíacos ou pessoas que seguem dietas restritivas.
Apesar da diversidade disponibilizada hoje em dia, o pão continua sendo produzido a partir da combinação de farinha, água, fermento e outros ingredientes, passando por um processo de fermentação e forno.
COMO CONSUMIR O PÃO
Depois que o pão sai do forno e vai para a mesa dos brasileiros, a criatividade não tem limite. Ele pode ser servido como acompanhamento de sopas e caldos, além de sanduíches e bruschettas, por exemplo. Isso porque é um alimento versátil, que pode ser consumido de diversas maneiras de acordo com as preferências pessoais e até mesmo a cultura regional de cada um.
Prático, ele também pode estar presente em qualquer momento do dia, sendo que o café da manhã é a hora mais comum. Como ele é rico em carboidratos, a principal fonte de energia do corpo, é ótimo para começar o dia e melhorar o desempenho físico e mental.
Combiná-los com outras fontes de nutrientes, como proteínas e gorduras saudáveis, pode tornar a refeição ainda mais equilibrada e nutritiva. Essa é uma ótima dica para os lanches intermediários e jantares. Use carnes magras, legumes e vegetais.
CONSUMO RESPONSÁVEL
E falando em formas de comer o amado pãozinho, o Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, também é uma ocasião para conscientizar sobre o desperdício de alimentos e promover o consumo responsável. Então, se há sobras do produto na sua casa, aproveite para fazer croutons e adicionar em saladas e sopas (Receita: ceviche com crouton especial picante).
Elas também podem ser usadas em outras receitas, como pudim de pão, rabanada, farinha de rosca caseira, quiches, panzanellas (salada de pão) e muito mais. A criatividade na cozinha pode transformar as sobras de pão em pratos deliciosos e evitar o desperdício de alimentos.
QUATRO BENEFÍCIOS DO PÃO
Outro ponto positivo do Dia Mundial do Pão é que a data destaca a importância do produto na alimentação, ressaltando seus valores nutricionais. Se ele faz parte de uma dieta equilibrada, com uma variedade de alimentos saudáveis, pode trazer vários benefícios para o organismo. Confira:
- Mais energia: o pão é rico em carboidratos, que são a principal fonte de energia do organismo, portanto, atuam como combustível para as atividades diárias e exercícios físicos.
- Fonte de nutrientes: dependendo do tipo e até dos grãos da receita, ele pode ser uma fonte de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, cálcio, magnésio e fibras.
- Sensação de saciedade: os pães, principalmente os que possuem alto teor de fibras, auxiliam no controle do apetite e evitam excessos ao longo do dia.
- Melhora da digestão: as fibras presentes em certos tipos de pães ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, prevenindo problemas como constipação.
E AÍ: PODE COMER PÃO?
Em uma rotina alimentar equilibrada, o consumo moderado de pão pode trazer benefícios nutricionais, já que, como vimos, ele é uma fonte de carboidrato. Além disso, o pão por si só não engorda. O aumento de peso acontece por meio do consumo excessivo de carboidratos ou outros macronutrientes, como proteínas e gorduras.
Portanto, anote aí: não corte o pão da sua dieta. Procure um médico ou um nutricionista e insira o produto da melhor forma na sua rotina, seguindo as orientações desses especialistas. Equilíbrio é tudo!