Recurso é ideal para quem busca equilíbrio, praticidade e economia no dia a dia. Confira quatro dicas para fazer seu preparo em casa.

Com a pandemia de Covid-19, os brasileiros mudaram diversos hábitos impostos pelo isolamento social. Dentre eles, a maior atenção à saúde e ao bem-estar, principalmente para alimentos que contribuem com o fortalecimento da imunidade. Além disso, a necessidade de economizar tomou conta dos lares, já que os gastos em casa aumentaram com os longos períodos sem sair e muitas pessoas passaram por crises e readequações profissionais. 

Outro ponto que se tornou importante foi a busca por praticidade. Como as famílias ficaram bastante tempo em casa, trabalhando ou estudando juntas, nem sempre foi fácil organizar a rotina, ainda mais em um cenário novo e desconhecido. Nesse sentido, tudo que pudesse facilitar o dia a dia passou a ser bem-vindo. Todos esses pontos mexeram com o mercado e criaram tendências que estão em alta até hoje, como as marmitas fitness que ganharam mais visibilidade.

“Atualmente, as pessoas estão levando a saúde mais a sério, se preocupam com os ingredientes utilizados e com a qualidade deles, sempre buscando ter uma alimentação melhor”, conta Yago dos Santos Laurindo, CEO e fundador da Laurindo Fitness.

Além de ser uma opção prática para comer melhor no dia a dia, a marmita é ótima para quem quer economizar. “A variedade de legumes ajuda muito nesse sentido. Também levamos em conta a sazonalidade deles. Assim, o cardápio semanal sempre varia, do vegetal mais barato ao mais caro, o que permite o equilíbrio financeiro tanto para o cliente final quanto para nós”, complementa.

Para aqueles que desejam começar a montar a marmita fitness em casa, mas não sabem por onde começar, Laurindo dá dicas. Confira:

Dicas para marmitas fitness:

1. Escolha os ingredientes certos 

A primeira coisa que se deve prestar atenção na hora de montar uma marmita saudável é a escolha dos ingredientes. Mas o que muitos não sabem é que a forma de preparo também é importante, para manter as vitaminas e os minerais. 

“A nossa chefe de cozinha realizou cursos para que pudesse entender a importância desse preparo. Gostamos de utilizar os legumes que estão na safra da época, assim conseguimos comprá-lo com melhor qualidade. Optamos por eles e verduras, que são alimentos mais completos, rico em nutrientes e com baixa calorias”, afirma. 

Os itens mais comuns, segundo Yago, são: brócolis, cenoura, couve-flor, batata doce, vagem, ervilha e inhame.

2. Use e abuse dos temperos naturais para dar mais sabor

Uma refeição saudável pode ser saborosa, o que ajuda a manter a alimentação da forma correta e não desistir ao longo do caminho. Segundo Laurindo, saber escolher os ingredientes certos, não ter pena de gastar com temperos naturais e ter amor pelo que está fazendo faz toda a diferença. 

“Existia um mito de que marmita saudável é sem gosto. Mas isso acontece porque as pessoas só utilizam o básico na hora de preparar. Hoje existem temperos naturais que dão um toque especial em cada prato. Nós gostamos muito de utilizar páprica doce, páprica defumada, curry, açafrão e chimichurri, além dos tradicionais como alho, azeite e cebola”, diz.

3. Faça diferentes combinações para não enjoar

Para quem ainda está começando, Laurindo dá dicas de algumas combinações para montar as marmitas saudáveis:

  • Arroz 7 grãos, carne em cubos e banana da terra;
  • Sobrecoxa assada com salada de feijão fradinho;
  • Panqueca de espinafre recheada de frango, arroz integral e legumes; 
  • Almôndegas de frango com arroz e purê de batata doce;
  • Frango com cenoura em cubos, purê de inhame e arroz integral;
  • Macarrão integral ao molho bolonhesa.

4. Armazene a marmita na geladeira da forma correta

Após a preparação, é importante que as marmitas esfriem em temperatura ambiente antes de serem colocadas no freezer. “O vapor d’água ainda presente nas embalagens, se colocadas diretamente no congelador, vão criar pequenas bolinhas de gelo e a marmita terá muita água ao ser descongelada”, explica.

Se o consumidor já comprou a marmita congelada, é importante que mantenha no congelador por, no máximo, 60 dias. “Um dia antes do consumo, é só retirar a marmita do freezer e colocar para descongelar na geladeira. Isso facilitara o descongelamento e aquecimento no micro-ondas no dia seguinte”, destaca Yago.

Ele afirma ainda que é importante que as marmitas não fiquem por mais de dois dias na geladeira descongeladas, muito menos fazer o processo de “descongelar e congelar”, pois elas podem estragar.

RECEITAS – @laurindofitness

Para finalizar e ajudar quem deseja começar a fazer suas comidas em casa, Laurindo divide duas receitas especiais do seu cardápio:

Torta low carb de frango

Ingredientes

  • Azeite para refogar (aproximadamente três colheres)
  • Temperos a gosto para refogar (alho, cebola etc.)
  • Temperos a gosto (orégano, páprica e chimichurri)
  • 1/2 xícara de azeitona
  • 1 tomate picadinho
  • 1 peito de frango desfiado
  • 3 ovos para a massa
  • 150 g de muçarela
  • 200 g de creme de leite (1 caixinha)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó.

Modo de preparo

Refogue o frango com o azeite e temperos até secar a água. Com o fogo já desligado, misture à azeitona e tomate. Aqueça o forno a 180° C enquanto prepara a massa. Bata no liquidificador os ovos, muçarela e creme de leite. Por último adicione o fermento e bata mais um pouco. Em um refratário médio, coloque metade da massa, o recheio de escarola, cubra com os ovos cozidos e finalmente a outra metade da massa. Asse por aproximadamente 40 minutos. Se quiser pode cobrir a torta com parmesão ralado antes de assar. Ela fica com uma casquinha mais crocante e douradinha.

Lasanha low carb de carne moída

Ingredientes

  • 500 g de carne moída magra
  • Alho, cebola e temperos naturais a gosto
  • 2 colheres (sopa) de colorau in natura
  • 400 g de presunto magro
  • 400 g de queijo muçarela
  • 1 maço de couve manteiga (pode ser substituída por abobrinha, fica uma delícia também)
  • Azeite para dourar.

Modo de preparo

Refogue a carne moída com o alho, a cebola e os temperos a gosto. Junte o colorau e continue mexendo para incorporar a carne. Coloque água o quanto baste para formar um molho denso e reserve. Em um refratário, comece a montar a lasanha. Comece com uma camada fina do molho da carne. Coloque folha de couve de forma a cobrir o fundo do refratário. Alterne as camadas: carne/molho, presunto, queijo, couve até terminar os ingredientes terminando com queijo muçarela. Se quiser, polvilhe parmesão ralado e finalize regando com o azeite. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos

Posts relacionados