Mitos e verdades sobre o glúten
O que é glúten?
O glúten é uma proteína que é encontrada nos cereais como trigo, malte, centeio ou cevada. Portanto, encontramos o glúten em alimentos feitos a partir desses cereais como: bolachas, bolos, pizzas, pães, cervejas, entre outros alimentos.
O glúten é prejudicial ao organismo de qualquer pessoa?
Não. A ingestão de glúten é prejudicial apenas para pessoas que são intolerantes a esta proteína (celíacos), pois não conseguem fazer uma digestão adequada dessa proteína.
Como a Doença Celíaca é detectada?
Os sintomas clássicos incluem problemas gastrointestinais como diarreia crónica, distensão abdominal, má-absorção intestinal e perda de apetite. O primeiro passo é procurar um médico diante de sintomas. Caso seja necessário, o médico te encaminhará a um especialista (gastroenterologista), que vai pedir um exame de sangue e uma biópsia do intestino para realizar o diagnóstico.
A Doença Celíaca tem cura?
Não, a doença celíaca não possui uma cura, mas possui um tratamento para minimizar os sintomas que é caracterizado pela exclusão de alimentos que contem glúten ( trigo, cevada, centeio, malte e aveia, essa última também deve ser excluída porque normalmente é contaminada com trigo), e o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para evitar deficiências de nutrientes importantes para a saúde.
Afinal, alimentos que contem glúten engordam?
Nenhum alimento sozinho é responsável por engordar ou emagrecer. O ganho de peso está relacionado com diversos fatores, entre eles os hábitos alimentares e o estilo de vida.