Esta bebida é considerada um dos alimentos mais completos, já que é rico em nutrientes que contribuem para a manutenção da saúde de diversas maneiras. Por isso, torna-se importante saber quais são os tipos de leite de vaca. Acompanhe esse artigo e tire suas dúvidas!

A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, afirma que o leite de vaca está presente na recomendação alimentar dos principais guias no mundo. O consumo recomendado varia de uma a três porções diárias dessa bebida.

Existem alguns tipos de leite disponíveis para consumo. Vamos entender melhor?

Vale a pena ler: Mitos e verdades sobre o leite

Quais são os tipos de leite de vaca?

Para que você faça uma escolha mais adequada para a sua necessidade, abaixo vamos explicar um pouco sobre eles.

Leite integral

Dentre os tipos de leite de vaca mais consumidos, este está no topo. Ele é facilmente encontrado e tem cerca de 3,5% de gordura.

O leite integral é indicado para quem não tem restrição de gordura na alimentação, como ocorre com crianças e idosos.

Leite semidesnatado

Esse tipo de leite passa por um processo extra, onde retira-se 50% da gordura. Vale salientar que isso não altera a quantidade de proteína nem cálcio encontrada na bebida, mas no caso das vitaminas lipossolúveis, há mudanças.

Devido a isso, o leite semidesnatado é indicado para quem possui mais restrições de calorias na dieta, desde que não interfira no restante.

Leite desnatado

No caso dessa outra opção, todas as gorduras são removidas no processo. Sendo assim, claro, o desnatado é o tipo de leite mais indicado para quem tem restrição calórica.

Ele ainda mantém a quantidade de cálcio e proteína, porém, há muita diferença no paladar para quem está acostumado com os tipos anteriores.

Leite sem lactose

Trata-se de um tipo de leite comum, porém, sem o açúcar lactose, sendo indicado para as pessoas que possuem esse tipo de restrição alimentar.

Mesmo com essa diferença, o leite sem lactose continua sendo uma bebida rica em cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, A e K, além do zinco e magnésio.

Seu filho tem intolerância à lactose ou alergia ao leite? Veja aqui o que muda no cardápio dele.

Como consumir?

Como mostramos acima, independente do teor de gordura, o leite é fonte de proteínas de boa qualidade. Estas não são produzidas pelo corpo e precisam ser conquistadas por meio da alimentação e são úteis para a formação das estruturas do corpo, como músculos e pele.

Além disso, apresenta vitaminas que participam do processo de geração de energia, e os minerais importantes para a saúde dos ossos. O cálcio ainda é essencial para o funcionamento dos músculos e do coração.

Naturalmente rico em nutrientes e sabor, é um alimento versátil que pode ser incluído na alimentação de diversas maneiras. Ele pode ser consumido com café, com chocolate, com cereal matinal, vitaminas e receitas super variadas. Escolha a sua!

Quais são os benefícios do leite?

Agora que você sabe quais são os tipos de leite de vaca, entenda que ele é a principal fonte de cálcio na alimentação, já que contém maior quantidade deste mineral por porção do que outros alimentos. Por também ser fonte de proteínas, fósforo e lactose, a bebida aumenta a absorção de cálcio no intestino.

As pessoas têm muitas dúvidas sobre o tema, então falaremos um pouco sobre o que tem na bebida e quais vantagens de incluí-la na dieta. Porém, quando vamos ao mercado temos muita dúvida sobre o que é leite tipo A, por exemplo. Calma, não precisa se desesperar. É fácil entender.

Para entender o que é leite tipo A, saiba que é aquele que tem uma concentração menor de micro-organismos a cada ml. Todas as etapas da produção são realizadas de forma totalmente mecânica.

Já os leites de tipo B podem ser recolhidos de rebanho diferente e tem uma quantidade maior de micro-organismos por ml.

Além de ser um dos alimentos mais completos do mundo, a bebida traz diversos benefícios para o organismo. Afinal de contas, quem nunca tomou ou já ouviu falar que um copo de leite puro cura a azia? Mas as vantagens não param aí. Veja mais exemplos!

Deixa os dentes mais saudáveis

Pesquisadores garantem que o leite da vaca não só ajuda na quantidade de cálcio nos dentes como auxilia na diminuição dos efeitos que podem ser causados por bactérias como as cáries e as responsáveis por doenças na gengiva. Conhecidas como Streptococcus mutans, elas são as responsáveis pela produção das famosas placas bacterianas.

Fortalece os ossos

Independentemente de qual dos tipos de leite de vaca você irá consumir, ele trará benefícios para o seu organismo. Se pensarmos em alimentos que podem ajudar no nível de cálcio no nosso corpo, podemos encontrar diversas verduras de folhas verde escuras, não é mesmo?

Mas o leite é um dos alimentos mais completos do mundo neste quesito. Tudo isso acontece porque ele tem lactose, caseína fosfopeptídeo e proteínas que ajudam na absorção do cálcio pelo organismo.

Além disso, outros itens que estão presentes no leite também trazem vantagens ao nosso corpo, como fósforo e outras proteínas, que auxiliam na saúde dos ossos.

Melhora a noite de sono

Ao falarmos de outras vantagens que tem no leite, temos que citar seus componentes: triptofano, vitamina B12 e nucleosídeos, que facilitam na produção da serotonina, causando uma sensação de bem-estar e, consequentemente, sendo o responsável pela melhora do sono.

Por este motivo, tomar um pouco de leite antes de ir deitar-se pode ajudar a combater a insônia e ter uma noite de sono tranquila.

Alivia os sintomas da TPM

Não precisa procurar quais são os tipos de leite de vaca que ajudarão nos sintomas da TPM. Afinal de contas, o mais importante é você escolher um dos produtos disponíveis no mercado que mais te agrada, já que todas as opções atenderão o seu objetivo.

Alguns estudos relataram que mulheres que possuem uma dieta cheia de cálcio tendem a ter uma diminuição dos sintomas emocionais e físicos causados pela TPM.

Deixa os cabelos mais bonitos

Quando temos uma dieta balanceada, todas as partes do corpo funcionam de forma saudável, concorda? E com os cabelos não é diferente.

Entre os principais componentes para manter um cabelo saudável estão os nutrientes que podemos encontrar no leite como vitamina B6 e A, cálcio, potássio, dentre outros.

Ajuda no controle da diabetes

Por ter muitos aminoácidos, o consumo pode influenciar no processo do metabolismo do organismo, ajudando a controlar o nível de glicemia no sangue. Desta forma, sabendo quais são os tipos de leite de vaca, você pode ter o benefício, caso insira o produto em sua dieta.

Auxilia na pressão arterial

Alguns estudos indicam que devemos ingerir três porções de produtos derivados do leite por dia para que a pressão arterial seja mantida de forma tranquila. Tudo isso devido ao magnésio, potássio e o cálcio que estão presentes na bebida. Estes benefícios são válidos para crianças e adultos.

A quantidade de benefícios que o leite pode trazer para o organismo ainda inclui: hidratação e possibilidade de regularizar a flora intestinal.

Como falamos em um dos itens, além de puro, podemos ingerir os derivados deste item. Nessa lista entram, por exemplo, requeijão, queijos, manteiga, iogurte, sorvete, ricota, doce de leite, dentre outros, que são ótimas fontes de cálcio e de todos os nutrientes que trazem benefícios para a nossa saúde.

Quais são os tipos de leite de vaca que você mais gosta? Escolha o seu preferido e aproveite todos os benefícios.

Posts relacionados