Conheça cinco benefícios do açaí e inclua já na sua dieta
Para que serve o açaí? Ele engorda? Como incluir da forma correta na dieta? Esse é o assunto do texto de hoje
Uma fruta roxa, com sabor único, que conquistou o paladar de muita gente ao redor do mundo. É consumida de diversas formas e se tornou um ingrediente popular em tigelas e smoothies, por exemplo. É originário da Amazônia! Sim!!! Estamos falando do açaí, que ainda é conhecido por ser uma verdadeira potência nutricional e oferecer inúmeros benefícios à saúde.
“Ele pode ser um excelente complemento para uma dieta equilibrada por ser rico em nutrientes e antioxidantes, fibras, vitaminas A, C e E, além de minerais como ferro, cálcio e potássio. Também contém gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3, 6 e 9”, afirma Yago dos Santos Laurindo, CEO da Laurindo Fitness.
“Devido a esse alto teor de antioxidantes e nutrientes, o açaí pode auxiliar na prevenção de várias doenças, como problemas cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2. Além disso, ele ajuda a promover a saúde cerebral e imunológica”, complementa.
Quer saber mais? No texto de hoje, vamos abordar quais os principais benefícios do açaí e entender para que ele serve, ou seja, como se encaixa em uma alimentação equilibrada. Além de aprender porque essa pequena fruta se tornou um alimento tão popular.
Como escolher e consumir o açaí?
Com tantas opções no mercado, a primeira coisa é saber como escolher o açaí. Yago explica que o puro é a melhor opção, pois mantém todos os nutrientes intactos. Já os produtos processados, como sorvetes e sucos, muitas vezes contêm adição de açúcares, conservantes e outros ingredientes que podem reduzir seus benefícios nutricionais. Por isso, prefira a fruta congelada.
E quanto a recomendação diária ideal? “Você pode consumir cerca de 100 a 200 gramas de açaí puro por dia, preferencialmente sem adição de açúcar. Pode comer em tigelas, com frutas e granola, ou em smoothies”, responde Laurindo. Mas, não esqueça de seguir a orientação do seu nutricionista.
Para que serve o açaí?
Chegou o momento em que vamos explorar cinco benefícios desse alimento tão gostoso, popular e cheio de coisas boas. Na gastronomia e na nutrição, o açaí é um aliado capaz de colaborar com o nosso bem-estar de diversas maneiras. Confira:
1. Rico em Antioxidantes
Um dos maiores pontos positivos do açaí é a fruta ser rica em antioxidantes, principalmente antocianinas, que são responsáveis por sua cor roxa. “Elas ajudam a combater os radicais livres no corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças crônicas”, explica Yago.
2. Energia e Disposição
Fonte de energia natural, o açaí contém uma boa quantidade de carboidratos. Segundo Laurindo, por ser energético, é ideal para atletas e pessoas com rotinas intensas, ajudando a melhorar a resistência física.
3. Saúde do coração
“As gorduras saudáveis presentes no açaí, como os ômegas, contribuem para a saúde cardiovascular, ajudando a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL)”, diz Yago. Isso melhora a circulação sanguínea e reduz risco de doenças cardiovasculares.
4. Saúde digestiva
“A fibra no açaí auxilia na digestão e na saúde intestinal, prevenindo constipações”, conta o profissional. Vale lembrar que um sistema digestivo funcionando corretamente é fundamental para a absorção adequada de nutrientes pelo organismo.
5. Fortalecimento do sistema imunológico
“As vitaminas e minerais presentes no açaí fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e resfriados”, explica. Um sistema imunológico forte é essencial para prevenir problemas de saúde, como infecções, e manter o corpo em equilíbrio.
Afinal, açaí tem contraindicação?
Embora seja um alimento repleto de benefícios nutricionais e, consequentemente, para a saúde, alguns pontos devem ser considerados. Alérgicos a frutas roxas ou a algum componente específico do açaí, como o caroço, devem evitar seu consumo para prevenir reações.
Além disso, ele é calórico. Em excesso, principalmente em receitas com adição de açúcar, pode contribuir para o ganho de peso. “O açaí puro em si não engorda, mas seu consumo deve ser moderado devido ao seu valor calórico. O problema está nos acompanhamentos comuns, como xaropes, leite condensado e granola açucarada, que podem adicionar muitas calorias”, conta o profissional.
Os diabéticos também devem consumir puro, sem adição de açúcar ou xaropes, e em quantidades moderadas, sempre com orientação de um nutricionista ou médico. Indivíduos com dietas restritivas ou outras condições específicas de saúde também devem consultar um especialista antes de incluir o açaí em sua alimentação, para garantir que o consumo seja feito da forma correta.
Já o excesso de fibras pode causar desconforto digestivo, como gases e diarreia. Por isso, é sempre importante ser consumido com moderação, de forma equilibrada e sem aditivos. Dessa forma, ele pode fazer parte de uma dieta saudável.
É bom demais!
Muito mais do que uma fruta muito gostosa, o açaí oferece diversos benefícios para a saúde, que vão desde a proteção contra doenças até a fornecer mais energia. Por isso, é bacana inserir esse alimento na sua rotina, desde que você faça isso com orientação médica, para consumir com moderação e aprender a fazer combinações mais saudáveis. Anota aí: brasilidade e nutrição no mesmo ingrediente!