O que levar para comer na praia? Veja 5 dicas
Além da hidratação, que é super importante, confira dicas de alimentos práticos e saborosos para enfrentar um dia de calor na praia
O destino perfeito para tomar sol, relaxar a mente e curtir o barulho do mar. Sim! Essa é a praia, um dos passeios preferidos dos brasileiros, principalmente, no verão. E é justamente para encarar esses dias quentes que o cardápio deve ser leve, refrescante e prático, mas sem esquecer do sabor, é claro.
É sobre isso que vamos falar no texto de hoje: o que levar para lanchar na praia. O nosso objetivo é tornar o seu passeio em família ainda mais gostoso, cheio de comidinhas deliciosas e econômicas. Para isso, preparamos uma lista completa que vai te ajudar a montar o kit perfeito! Vamos lá?
- SANDUÍCHES
Não tem nada melhor do que lanchinhos preparados com amor, não é mesmo? Por isso, nossa primeira dica é que você monte uma cesta cheia de sanduíches deliciosos. Eles são práticos, econômicos e ideais para compartilhar com toda a família.
Pegue dois pães de forma integrais, coloque o recheio de sua escolha e feche. Depois, corte na diagonal, para formar dois triângulos. Embale e leve em uma bolsa térmica. Pronto! Você vai ter uma opção deliciosa para levar e comer na praia.
Anote essas receitas!
- Sanduíche natural com frango e queijo cottage;
- Sanduíche de ricota, rúcula e atum;
- Sanduíche vegetariano.
Sempre escolha os recheios mais leves como frango, peito de peru, atum ou queijo branco, além de cenoura ralada e folhas verdes. Como a praia é um ambiente, normalmente, de muita exposição ao calor, evite maioneses ou patês pesados. A cottage e a ricota são boas opções para trazer leveza aos sanduíches e, ao mesmo tempo, manter o sabor.
Vale lembrar ainda que existem os wraps! Versáteis, eles combinam com diversos tipos de ingredientes. Práticos, basta apenas enrolar e você terá uma refeição quase completa (de acordo com os outros itens escolhidos, claro). Leves, são ótimos alimentos para adicionar na bolsa de praia.
- FRUTAS
Sol, mar, praia, areia. Um combo que dá fome mesmo. E outras opções para lidar com ela são as frutas, que, além de trazer frescor e nutrição para o dia, ainda ajudam a matar aquela vontade de comer doce. Outro benefício é o preço! São simples, muito saborosas e ideais para economizar na hora de montar uma bolsa com itens para comer na praia.
Um exemplo é a melancia, conhecida pela sua refrescância. Também é fácil de achar, de cortar e de quebra tem muita água e auxilia na hidratação. Maçãs, uvas, bananas e peras são boas opções, por serem fáceis de levar para qualquer lugar. E, claro, possuem diversas vitaminas.
Agora, a manga é a cara do verão e é ótima por ser doce. E, por último, vale citar as frutas ácidas, como abacaxi e laranja, que são refrescantes e leves. Nutritivas, cheias de benefícios para uma alimentação equilibrada, as frutas são ótimas opções para acompanhar um dia na praia.
- APERITIVOS E SNACKS
Outra dica sobre o que fazer de comida para levar à praia são os aperitivos e snacks. Eles são ótimas opções porque são compactos, menos perecíveis, fáceis de levar em qualquer bolsa e simples de consumir. Perfeitos para encarar um dia mais quente, eles ainda trazem aquela sensação de saciedade ideal para quem vai passar um longo período longe de casa.
Nesse sentido, o Mix de Nuts é uma ideia perfeita. Basta reunir castanhas, nozes, amendoim e amêndoas, por exemplo. Cada um desses itens possui seus próprios benefícios nutricionais e ajudam até a prevenir doenças. Converse com seu nutricionista para saber quais são as melhores opções para seu cardápio.
Além disso, leve frutas secas para comer na praia. Passas, ameixas, tâmaras, maçãs, damascos e bananas são apenas algumas dessas alternativas deliciosas e saudáveis. Vale lembrar ainda das barrinhas de cereais, que são práticas e dão aquela energia extra.
Por último, veja essa receita de aperitivo, que contém: pão Estar Leve Fonte de Fibras Wickbold; tomates cereja; pepino; cenouras; e hortelã picada. Hmmm… Muito bom!
- SOBREMESAS EQUILIBRADAS
Escolher sobremesas equilibradas para lanchar na praia é a pedida ideal para quem não quer abrir mão de uma alimentação balanceada. Por isso, uma sugestão é fazer espetinhos de frutas com as suas preferidas. Você pode até montar na hora com a criançada, usando os itens que separou depois da dica acima, para proporcionar um momento de diversão em família.
Se você alugou uma casa para passar o fim de semana em família, pode optar por fazer um picolé caseiro usando mel e sucos naturais. Assim, não tem perigo de descongelar. Dá para consumir logo após o dia na praia.
Há ainda a opção de fazer cookies, muffins e bolos usando ingredientes como pães especiais, chocolate meio amargo, cenoura, laranja, maçã, banana, aveia em flocos e farinha integral. Fica uma delícia e você não sai da dieta. Além disso, se você tem alguma restrição alimentar, os bolinhos sem glúten e sem lactose da Wickbold são ótimas opções.
Anota aí: uma bolsa térmica com gelo mantém as sobremesas frescas e, se possível, separe porções individuais para facilitar o consumo na praia.
- BEBIDAS PARA ACOMPANHAR
A última dica, claro, tinha que ser essa: bebidas para acompanhar um lanche na praia. Ainda mais porque elas são ideais para manter a hidratação e refrescar em um dia quente. A primeira e mais importante é a água – item essencial para o bom funcionamento do organismo. Para mantê-la fresca por mais tempo, a dica é usar garrafas e copos térmicos.
Você pode fazer saborizada também. Para isso, basta acrescentar frutas e especiarias (aprenda a fazer aqui). Dica: hortelã e gengibre são ingredientes que deixam a bebida ainda mais gostosa.
Se ainda quer mais opções, anote aí: água de coco, sucos naturais e chá gelado. O kombucha também é uma ótima escolhe, pois, além de refrescante, é uma bebida rica em probióticos benéficos para a saúde intestinal.
Dicas extras para um dia perfeito na praia
Quando o assunto é “o que levar para comer na praia”, o primeiro item que você deve separar é uma bolsa térmica. Afinal, ela é que vai ajudar a manter os alimentos frescos e protegidos do calor (e até da areia). Um cooler também é uma opção nesse sentido, principalmente, para o gelo e as bebidas.
Além do cuidado consigo e com a família, é preciso pensar no meio ambiente. Por isso, não deixe lixo na praia. Leve sacolas diferentes para recolher o que for material orgânico e separe adequadamente o que pode ser reciclado. Na hora de ir embora, descarte no local correto.
Ainda nesse sentido, é fundamental lembrar de usar embalagens reutilizáveis, como potes, ou que sejam recicláveis. Isso vale também para talheres, pratos, copos e guardanapos.
Tudo pronto? Bora curtir!
Sol, mar, areia e… comida deliciosa! Sim, o que você leva para comer na praia faz toda a diferença na sua experiência à beira-mar. Com as dicas acima, você está mais do que pronto para curtir um dia maravilhoso sob o sol, sem abrir mão da qualidade, da nutrição e do sabor dos seus lanches e bebidas.
E fica aquele lembrete: na hora de preparar seu kit praiano, é essencial combinar simplicidade e praticidade com uma alimentação balanceada e boas escolhas – tanto para você quanto para o meio ambiente. Então, capriche na bolsa de praia com comidinhas leves, arrume sua canga e desfrute de cada momento em família. Bom apetite, use filtro solar, beba água e aproveite o sol!