Carnes e aves para o Natal: peru, chester, tender ou lombo?
Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando e, com ela, a tradicional ceia com familiares e amigos. Essa refeição é recheada de pratos e sabores típicos, como as frutas secas e frescas – damasco, uva, lichia e pêssegos – as castanhas e nozes, farofas diversas e as carnes e aves para o Natal: peru, chester, tender e lombo.
Mas como escolher entre essas proteínas tradicionalmente natalinas?
Primeiramente, essas quatro carnes têm uma forma de preparo e uma característica nutricional em comum: todas são feitas no forno, o que, pensando em calorias, pode ser uma vantagem, quando comparadas a preparações fritas e/ou grelhadas e são fontes de proteína e ferro.
Cada uma, porém, têm as suas características quanto à origem, sabor, aroma e composição nutricional. Vamos saber um pouco mais sobre elas?
Leia também: Conheça alimentos saudáveis para o coração
Entenda um pouco sobre as carnes e aves para o Natal
Abaixo estão algumas características e um comparativo entre essas 4 opções para te ajudar no momento de sua escolha. Leia com atenção!
Peru
Esta é uma ave nativa da América do Norte, que possui carne bastante saborosa (peito de coloração branca e coxas mais rosadas).
Dentre as outras opções de carnes e aves para o Natal, o peru é a que apresenta menos calorias e menor teor de gordura, porém, fica em segundo lugar quando se fala em maior teor de sódio, perdendo apenas para o tender.
Chester
É um tipo especial de frango, que foi criado para ter mais peso e grande quantidade de peito e coxa (essas partes representam mais de 70% da ave, enquanto que a comum representa 45% do peso).
Entre as carnes e aves para o Natal, chester é a que possui o maior índice de gordura e cálcio (quantidades relevantes), além de também ser fonte de zinco.
Tender
Trata-se de um pernil defumado de porco, ou mais conhecido como um tipo de presunto.
De sabor sabor e aroma bem marcantes, esse corte, comparado às outras três opções de carnes e aves para o Natal, não apresenta uma composição nutricional de destaque, a não ser por conter a menor quantidade de colesterol.
Lombo
É um tipo de corte localizado nas costas do porco. Comparado às outras opções, o lombo apresenta o menor teor de gordura e sódio, além de ter quantidades relevantes de potássio e uma maior porcentagem de proteína, em 100g.
Pronto, depois de saber mais sobre o comparativo, chegou a hora de falar um pouco mais sobre as opções. Como o peru é o mais conhecido, não falaremos sobre ele. Vamos explicar as características das outras carnes para que possa fazer a escolha também com base em outros critérios.
O que é chester? Veja mais detalhes
São tantas as opções de aves para o Natal que podemos nos confundir, não é mesmo? Porém, quando paramos para pensar o que é chester, não tem como não lembrar que ela tem bastante ‘carne’. Até é por este motivo que tem este nome: “chest” quer dizer “peito” em inglês.
Esta tradição de comer este tipo de carne no Natal começou, nos anos 1970, nos Estados Unidos, como uma forma mais econômica do que o peru.
Com uma cor mais clara do que o peru, o preparo também é bem parecido e pode ser assado apenas na manteiga ou recheado com farofa, por exemplo. No Brasil, a venda do chester acontece por uma única marca, que se apropriou do nome.
Não se esqueça de que pode aproveitar para fazer um bom sanduíche de chester com as sobras da ceia depois!
O que é tender? Entenda agora
Continuando a entender melhor sobre as carnes e aves para o Natal, este tradicional presunto deixa algumas pessoas confusas. Quando falamos sobre o que é tender, devemos dizer que ele tem uma relação muito mais antiga com a data do que o peru. Você sabia?
Pois é! Tudo começou no Yule, um festival que acontecia no norte da Europa, e começava no dia 21 de dezembro e acabava em 1º de janeiro.
Era uma forma de celebrar as caças. Era servido o “Yule ham”, ou seja, o “presunto de Yule”, como prato principal das comemorações. Depois de um tempo, passou a ser servido na ceia, então, levou o nome de “presunto de Natal”.
Só no Brasil esta carne tem este nome e isso acontece porque estava escrito nas primeiras unidades que vieram dos Estados Unidos a seguinte frase: “tender made ham”, que quer dizer “presunto feito com carinho”. Desde então, este corte é chamado de tender.
O que é lombo? Conheça
Quando entendemos melhor sobre as carnes e aves para o Natal, vemos que é essa uma ótima opção para servir na ceia.
Afinal de contas, ao entender o que é lombo, verá que é uma carne com menos gordura, principalmente, quando comparamos com o pernil, que também tem o costume de aparecer nesta época.
Porém, o lombo pode ser um pouco mais seco e o preparo precisa de um pouco mais de atenção. O tempero pode ser feito no mesmo dia, mas é essencial dar uma selada antes de colocá-lo no forno. Desta forma, conseguirá manter a umidade e, consequentemente, deixar a carne mais suculenta.
O tempo no forno é de, mais ou menos, uma hora e meia, e pode ser colocado junto com cebolas e temperos a gosto. Existem pessoas que fazem furos no lombo e colocam bacon, por exemplo, para manter a umidade da carne. O segredo, durante o preparo, é deixá-lo suculento.
Ah, veja essa receita de lombo recheado e fique inspirado!
Você sabe a diferença entre tender e lombo?
Por ambas as carnes para o Natal serem de porco, podem causar uma confusão ou até acharem que elas não têm diferença. Podemos garantir que não são iguais!
O tender, por exemplo, é defumado e rico em sódio (sal). Já o lombo é uma carne com muita fibra e menos suculenta.
O processo de preparo também é diferente. Enquanto uma carne precisa tomar bastante cuidado para não ficar seca, dura e demanda um tempero especial, o tender é fácil de fazer, já que vem praticamente pronto.
Outra grande diferença entre tender e lombo é que o primeiro pode ser consumido cru, já o outro precisa ser assado.
O tender é um pouco mais caro que o lombo, porém, ambos podem ser servidos juntos porque não são vistos como “concorrentes” e, sim, como mais uma opção de proteína na ceia de Natal.
Uma das vantagens é que ambas podem ser servidas com o mesmo acompanhamento como, por exemplo, molho de frutas, arroz, maionese, dentre outros. Ah! Se sobrar para o dia seguinte, as duas carnes são excelentes opções para sanduíches.
Aliás, veja essa ideia de sanduíche de lombo com tomate e pimentão!
A noite de Natal, além de ser tradicionalmente marcada pelos pratos típicos e deliciosos, é também um momento de celebração e união.
Aproveite para fazer essa escolha junto com seus entes queridos, baseando-se tanto nas características nutricionais das carnes e aves para o Natal que mais se adequam aos seus objetivos quanto no paladar e preferências das pessoas que estarão com você nesse dia tão especial!