Quando precisamos das bebidas esportivas?

Manter a hidratação é essencial para a saúde e para o funcionamento adequado do corpo, já que a água participa de grande parte das reações, por exemplo, no cérebro, no intestino, nas articulações, entre outros. Para tal, é fundamental a adequar a quantidade de água no organismo, a qual é regulada pelo consumo de líquidos e alimentos e pela sua eliminação por meio de transpiração, respiração, evacuação e micção. Além disso, a necessidade de hidratação varia de acordo com a idade do indivíduo, o clima e a realização de atividade física.
Ao realizar exercícios físicos a temperatura corporal se eleva e, como mecanismo de proteção, o corpo elimina água através do suor, a fim de regularizar a temperatura. Assim, durante a prática de exercícios físicos é necessário ter atenção à hidratação, fato que contribui para a concentração e o melhor funcionamento dos músculos.
De maneira geral a hidratação deve ocorrer antes, durante e após o exercício físico:
Antes da atividade: recomenda-se consumir de 5 a 10mL de água por quilo de peso, entre 2 a 4 horas antes do exercício. Por exemplo, um homem de 70Kg teria de consumir em torno de 560mL de líquidos até 2 horas antes do exercício físico.
Durante a atividade: a recomendação é bastante individualizada de acordo com a duração e tipo de atividade. Em alguns casos, apenas o consumo de água é indicado, já em outros, é necessário associá-lo com carboidratos.
Após a atividade: é necessário repor a água, e, em alguns casos, também os minerais.
Algumas sugestões como levar uma garrafinha de água, usar mochilas de hidratação e consumir de bebedouros do parque e das academias podem ajudar na ingestão adequada.
E em casos de atividade física intensa, podem ser utilizadas as bebidas isotônicas com o objetivo de repor a água, a energia e os minerais perdidos. Essas bebidas são compostas por água sem gás enriquecida com uma pequena parte de carboidratos e com minerais, principalmente sódio e potássio, importantes para o equilíbrio hídrico do corpo. Uma opção de isotônico natural é a água de coco que, além de ser saborosa e ser facilmente encontrada, também repõe os nutrientes perdidos durante a prática de atividade física.
Sendo assim, é preciso ter atenção à hidratação dos praticantes de atividades físicas, pelo impacto que pode ter no desempenho e manutenção da saúde. Mas, vale destacar que a ingestão correta de líquidos é individualizada e pode variar de acordo com o tipo, a duração, a intensidade e o local da realização da atividade física. E sempre é indicado consultar um nutricionista ou médico que avalie as necessidades individuais.
Referências bibliográficas
- Dietitians of Canada, Academy of Nutrition and Dietetics & American College of Sports Medicine. Nutrition and Athletic Performance. Position of Dietitians of Canada, the Academy of Nutrition and Dietetics and the American College of Sports Medicine. February 2016
- Ghorayeb N, Amparo F, Perrone C. Bebidas Isotônicas e Energéticas, Suas Diferenças Cruciais. Rev DERC. 2013;19(1):11-12
- National Health Service. Hydration – drink plenty of fluids everyday. United Kingdom Government.