Esta é uma simpatia famosa no Brasil. De acordo com a tradição popular, quem comer, em pé, as sete primeiras unidades da massa no dia 29 de cada mês, pode fazer um pedido para cada uma delas. Quer saber mais sobre a tradição? Veja abaixo a história do nhoque da fortuna.

Lógico que existe todo um ritual e um contexto por trás da data em que a simpatia deve ser realizada. Por isso, vamos falar um pouco sobre o seu surgimento, além de, lógico, mostrar como fazer nhoque caseiro e algumas curiosidades sobre o prato.

Ah, e não se esqueça que uma nota ou moeda, de qualquer valor, deve estar embaixo do prato. Descubra abaixo de onde surgiu esse hábito.

Veja também: Doces ou travessuras: como comemorar o Halloween?

Entenda a história do nhoque da fortuna

A lenda diz que tudo começou também em um dia 29, durante o século IV. Um santo cristão chamado São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano à procura de um quente e gostoso prato de comida.

Camuflado de andarilho, Pantaleão bateu em uma das casas pedindo alimento. A família deixou o estranho entrar, mesmo desconfiada do sujeito e tendo pouca quantidade de comida para oferecer.

A refeição rendeu exatas 7 unidades de nhoque para cada um dos presentes. Em troca da gentileza, o santo deixou uma lembrança aos anfitriões. Ao recolher os pratos, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.

Após rodar o mundo, a história do nhoque da fortuna se transformou em um ritual que é celebrado em diversos países. Até hoje, famílias realizam a tradição de colocar moedas ou notas embaixo do prato e comer as sete massas ao final de cada mês.

Segundo a crença, isso faz com que haja fortuna e muita sorte no resto do mês para quem realiza o ritual.

Segundo o site da revista Brasileiros, algumas versões dessa história dizem que o valor deve ser mantido embaixo da louça até o próximo dia 29. Outras histórias afirmam que a doação aos carentes é a melhor forma de garantir as boas vibrações.

Curiosidades sobre o nhoque

Agora que você já conhece a história do nhoque da fortuna, vale a pena ver alguns fatos interessantes sobre essa massa.

1 – Ele foi criado no Oriente Médio

Nos tempos antigos, quando os romanos iniciaram a exploração de diversas áreas, eles descobriram a receita e a levaram à Itália. Por este motivo, o prato é conhecido como originário daquela região.

A Sardenha, uma ilha localizada no largo da costa do país, é considerada a casa do nhoque, já que a receita é feita da forma mais próxima das que os romanos ensinaram: que seria um mingau com ovos, que dá origem à massa. Com a migração dos italianos para outras regiões, a receita foi levada e, com isso, chegou à América do Sul.

A pergunta que pode estar na sua cabeça é: “Por que comer nhoque no dia 29 de cada mês?”. A lenda conta que é desta forma que o seu dinheiro renderá mais.

2 – Sabia que diversos molhos combinam com o prato?

Agora você conhece a história do nhoque da fortuna e pode querer fazer o seu na data certa, não é mesmo? Da mesma forma que qualquer tipo de massa, é possível prepará-lo com vários tipos de molhos como, por exemplo, branco, ao sugo, bolonhesa, com queijos ou até mesmo uma invenção do cozinheiro.

Além disso, você pode aproveitar o molho para inserir uma proteína como, por exemplo, um camarão ou até mesmo um frango. Afinal de contas, o que queremos é fazer parte do dia do nhoque da fortuna.

3 – O formato ajudou a criar o nome

Diferente de tudo o que pensamos, o nhoque, criado pelos romanos, era feito com pão. De acordo com alguns mitos, a criação do prato aconteceu devido à falta de farinha entre algumas famílias na Itália.

Para conseguir alimentar todos, eles começaram a utilizar restos de pão ralado com um pouquinho de farinha, unindo tudo com água para formar uma massa. O próximo passo, na época, era modelar em formato de pelotas (significado de “gnocchi”) e, depois, cozinhar em água salgada.

4 – Acompanhamentos

O dia do nhoque da fortuna está chegando e você quer aproveitar a tradição? O prato combina com vários acompanhamentos como, por exemplo, almôndegas, carne assada, salada com mix de folhas, dentre outras opções que estejam dentro do seu gosto.

Aproveite este momento para abrir um bom vinho, que também é uma ótima pedida para quem gosta de itens alcoólicos. Porém, se não é o seu caso, pode participar da história do nhoque da fortuna com a sua bebida preferida. Não existe nenhuma restrição, ok?

Como fazer nhoque caseiro?

Depois que a receita se espalhou por diversos países, ela sofreu várias alterações. No Brasil, a mais executada, principalmente, nos restaurantes italianos é a massa feita com batata. Não sabe como fazer? Anote aí os ingredientes e algumas dicas para prepará-la.

A primeira coisa que você deve saber se quiser participar da história do nhoque da fortuna é que precisa comprar uma batata mais “sequinha”. Por este motivo, a Asterix é a melhor opção e trará um resultado diferente para a massa, já que precisará de menos farinha para chegar ao ponto certo.

Com as batatas em mãos, é o momento de descascá-las e levar ao fogo para cozinhar. Depois que elas estiverem no ponto, utilize um amassador de batatas para deixá-las no ponto pastoso.

Coloque-as em uma tigela e acrescente uma gema, manteiga (20g), sal (que será de acordo com o seu gosto) e, aos poucos, coloque a farinha. Quando a massa estiver macia, está pronta!

O próximo passo é colocá-la em um local enfarinhado, que pode ser na pia ou uma tábua. Faça “minhocas” com a massa e utilize uma faca para cortá-la formando o nhoque que conhecemos.

Ah! Enquanto estiver “moldando-o”, aproveite para deixar uma panela com água e sal fervendo, ela será utilizada para cozinhá-lo. Nesta etapa, você já estará colocando em prática toda a história do nhoque da fortuna.

Adicione os pedaços da massa cortada à panela e espere que eles subam. Quando estiverem no topo, use uma escumadeira para retirá-los. Depois de “pescá-los”, coloque-os em uma travessa e adicione o molho de sua preferência.

Além da base principal ser de batata, existem diversas versões como, por exemplo, de mandioquinha, espinafre, dentre outros. Depois de saber porque comer nhoque no dia 29 de cada mês, agora é só aproveitar a tradição.

O próximo dia do nhoque da fortuna está chegando. Já escolheu sua receita? Veja essa bem fácil de fazer também!

Posts relacionados