Como impressionar os convidados em uma das comemorações mais famosas do Brasil? Confira receitas para o São João

As danças típicas misturam-se às bandeirinhas, aos trajes caipiras, à música tradicional e às brincadeiras como pescaria e correio elegante. Sim! Estamos falando da Festa Junina, uma das celebrações mais famosas do Brasil. O sucesso é tão grande que a movimentação econômica das festividades pelo país cresceu 70%, de acordo com um levantamento publicado pelo Ministério do Turismo em julho do ano passado.

Nesse cenário, temos as comidas! Sim! As receitas de São João são as principais atrações da festa. Paçoca, maçã do amor, cocada, pé de moleque, milho, canjica e muito mais. São preparos brasileiros, cheios de sabor, simples e que arrancam suspiros de todos que provam. 

Com tantas opções disponíveis, se você é do time que prefere comemorar em casa, deve estar com mais dificuldade de escolher o que servir para os convidados. Por isso, abaixo você confere o que fazer de comida para festa junina e quais são os preparos salgados que prometem surpreender seus amigos e familiares. 

O que fazer de comida para festa junina?

Antes de mais nada, quando o assunto é festa, uma das dicas mais importantes é: hidrate-se! Não importa se vai ser na sua casa ou na rua, mantenha seu corpo hidratado e beba água. Ela tem diversos benefícios, como auxiliar na absorção de nutrientes dos outros alimentos. 

Então, se você come um milho, por exemplo, que contém vitaminas, magnésio e fibras insolúveis, a água consegue absorver melhor todas as vantagens que ele traz. Aliás, outra dica para comemorar com mais equilíbrio do ponto de vista nutricional é escolher comidas para festa junina que tragam benefícios para o organismo.

Os famosos doces dessa época, por exemplo, podem conter: amendoim, que é uma fonte saudável de energia; coco, fruta rica em fibras que controlam a fome e melhoram o funcionamento do intestino; abóbora, alimento com poucas calorias, nutritivo e que protege os olhos da degeneração por conta da idade; e maçã, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

E anota essa dica: o segredo é optar por receitas mais fits e substituir os ingredientes mais calóricos por outros que sejam mais equilibrados. Para fazer um pé de moleque, você pode usar açúcar mascavo, mel e canela no preparo. Já a paçoca pode conter farinha de amêndoas e o arroz doce pode ser feito com leite desnatado. Siga sempre a orientação de um médico ou nutricionista.

O que fazer de salgado para festa junina?

E quando falamos de benefícios dos alimentos, vale destacar as comidas salgadas para a festa junina. Uma delas é a pipoca. Feita na panela de um jeito simples e rápido, agrada tanto crianças quanto adultos. A dica de ouro é: evite o óleo e use água! Assim, além de ter um alimento gostoso, as calorias são menores. É só acrescentar uma colher de água e esperar ela aquecer por um minuto. Depois, adicione o milho e mexa a panela por cerca de cinco minutos. 

Já o milho também é uma boa opção dentre as comidas típicas e pode ser servido em potes ou a espiga pode ser cortada ao meio. Enquanto isso, o famoso cuscuz em uma versão mais saudável pode reunir: tapioca ou farinha de amêndoa; atum ou frango; palmito; pimentão; ovo; e temperos naturais.

Fogazzas e pastéis também são uma ótima pedida para a festa junina. Para uma versão mais equilibrada, as receitas podem ir ao forno, ao invés de serem fritas. Além disso, os recheios escolhidos podem ser mais proteicos como ovo, frango desfiado e queijo. No caso desse último ingrediente, prefira ricota ou cottage. 

Por último, não se esqueça dos caldos. Os sabores feijão, abóbora, alho-poró e caldo verde são algumas das opções mais tradicionais. Para ficar mais interessante, tempere um dos pães Wickbold com azeite e sal e leve ao forno por 10 minutos a 180 graus. Sirva como acompanhamento.

Receitas para o São João

A Wickbold tem inúmeras receitas que prometem fazer sucesso na comemoração deste ano. Então, se você é do time que prefere fazer sua própria festa junina em casa, confira cinco preparos fáceis, que têm o pão como ingrediente principal:


Agora, se você quer comer bem, mas é do time que prefere sair de casa, saiba que grandes Festas Juninas acontecem em todas as regiões do país. Aproveite esses eventos para saborear as comidas típicas dessa época do ano. 

Esses eventos reúnem ainda muito sobre a cultura do Brasil, como músicas, que vão do forró ao frevo, passando pelo sertanejo e instrumentos como a viola. Ou seja, além de muitas receitas gostosas, essa é a oportunidade ideal para festejar e vivenciar um pouco mais da nossa cultura, que é tão rica e cheia de detalhes. Aproveite!

Posts relacionados