Benefícios da aveia na alimentação. O cereal é rico em proteínas e ferro
É bem provável que você já tenha consumido algum alimento com esse ingrediente na vida. Caso contrário, chegou a hora de conhecer os benefícios da aveia na alimentação, experimentá-lo e entender o porquê do sucesso desse cereal.
Além de gostosa, a aveia é saudável e fonte importante de carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras. Tudo isso junto fornece energia e ainda ajuda quem está com foco em perder alguns quilinhos.
O grande diferencial deste cereal está em uma fibra chamada beta-glucana, que traz vantagens para a sua saúde. Ela ajuda a deixar o processo de digestão mais lento, atua na diminuição do colesterol, na redução da pressão arterial e no controle da diabetes.
Como é uma fibra insolúvel (ou seja, não é digerida pelo organismo), ela faz uma verdadeira limpeza no intestino. Passa pelo corpo de forma intacta varrendo as substâncias indesejadas. Isso faz com que alguns estudos considerem o cereal como funcional, capaz de prevenir o câncer, por exemplo.
E se gostou de saber tudo isso, vamos falar um pouco mais sobre esses e outros pontos positivos desse cereal para começar a incluí-lo hoje mesmo em seu cardápio.
Veja também: Inclua o centeio em seu cardápio
6 benefícios do consumo da aveia
Já falamos um pouco sobre os bons motivos que temos para consumir a aveia, mas abaixo explicamos melhor sobre seis pontos importantes. Vamos lá?!
1 – É versátil no preparo de receitas
Um dos grandes desafios da implementação de alimentos saudáveis na dieta é a falta de versatilidade de alguns deles. Felizmente, esse está longe de ser o caso da aveia! O produto pode ser utilizado em múltiplas receitas, entre doces e salgados, agradando qualquer paladar.
Algumas receitas comuns e deliciosas incluem bolos doces, farofa com legumes, sopas, crepioca, pães (tanto salgados quanto doces) e o clássico mingau. Embora o consumo do ingrediente seja mais comum em refeições durante o café da manhã, a criatividade é o limite.
2 – Ajuda a prevenir cáries
Pois é! É claro que ela não substitui uma boa saúde bucal, mas o fator remineralizante do ingrediente fortalece os ossos, incluindo os dentes, sendo um dos grandes benefícios da aveia.
O mesmo vale para outras doenças que envolvem os ossos, como a osteoporose. A vantagem é ainda maior se a aveia for consumida em receitas que não levam açúcar, o que se associa à vantagem da estabilização de quadros crônicos de diabete.
E tudo isso ainda considerando a flexibilidade de inclusão da aveia como ingrediente em refeições cotidianas.
3 – É altamente indicada para crianças
O cereal é um daqueles alimentos comumente associados com uma fase específica da vida, no caso as pessoas um pouco mais velhas. Na prática, porém, isso está longe de ser verdade quando pensamos nos benefícios da aveia. Embora existam vantagens para idosos, elas não estão restritas a eles.
As crianças, por exemplo, tiram grande proveito do consumo da aveia. Entre as principais estão aquelas originárias dos carboidratos, fibras, minerais, proteínas e vitaminas; o combate à apatia e a diminuição de hiperatividade. Ou seja: alimenta-se o corpo e também a mente.
4 – Estimula o sistema imunológico
Esse é o sistema responsável por nos proteger de doenças. Quando uma ameaça é percebida, o organismo faz o máximo para combatê-la, mas as tentativas só são bem-sucedidas quando existe força suficiente para isso. Os benefícios da aveia entram aí!
Por conta de seus nutrientes, a aveia possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória, o que representa uma melhor cicatrização e recuperação mais rápida ao ser afetado por doenças comuns. Isso sem contar o elemento da energia, algo indispensável para um corpo saudável.
5 – Tem impacto positivo no sono
Existe uma relação direta entre a saúde do corpo e a da mente, o que não é diferente quando o assunto é o sono.
A insônia pode levar a comportamentos como:
- desânimo;
- fadiga;
- ansiedade;
- depressão.
Melhorar o nosso sono, então, deve ser uma prioridade e está entre os benefícios da aveia.
Ela auxilia nisso por possuir o triptofano em sua composição. Esse aminoácido é utilizado para produzir a serotonina, aquele hormônio que melhora o sono e o humor. Aumentar sua presença no corpo é uma excelente alternativa para ter noites mais satisfatórias.
6 – Fornece energia com poucas calorias
Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o peso nem sempre tem relação com a saúde, especialmente quando levamos em conta casos de subnutrição. Apesar disso, as chances de doenças aumentam com a obesidade, o que aumenta o desejo de perder alguns quilos.
Durante essa jornada, a aveia é uma excelente aliada. Apesar de possuir poucas calorias (algo importante para quem está tentando perder peso), ela mantém o papel como fonte de energia intacto, garantindo disposição para o cumprimento de atividades físicas no dia a dia.
Existem malefícios no consumo da aveia?
Quando o assunto são os benefícios da aveia, algumas das perguntas mais frequentes são:
- comer muito faz mal?
- “incha” a barriga?
Então calma que vamos responder isso com calma.
A resposta para a primeira questão (comer muita aveia faz mal?) é “depende”. E para a segunda é um sonoro “não”. Apesar do esclarecimento curto, vale a pena nos aprofundarmos.
Quanto a dúvida se comer muita aveia faz mal, é preciso explicar que qualquer alimento pode trazer malefícios quando existe o exagero, até mesmo as frutas e as verduras. O segredo é incluí-la em uma alimentação balanceada, jamais torná-la o seu único alimento durante o dia.
Já no caso de estar em dúvida se aveia incha a barriga, o oposto é verdade! Ela estimula o organismo a absorver menos gordura, o que muitas vezes faz com que a barriga desinche.
O inchaço, nas ocasiões em que é observado, pode ser a consequência do acúmulo de gases e do exagero no consumo.
Como consumir aveia?
Depois dessa lista de benefícios da aveia, agora tudo o que você quer é sair incluindo-a em todas as refeições, não é?
A lista de possibilidades é grande. Mas lembre-se que falamos acima sobre a dúvida de comer muita aveia faz mal. Ela pode estar presente na alimentação em pães, bolos, misturada ao leite ou ao iogurte com frutas.
Sabemos que é um mito achar que a aveia incha a barriga, mas é importante lembrar: para promover saúde, deve ser inserida em uma alimentação saudável, sempre bebendo muita água e outros líquidos não calóricos.
Os nutricionistas falam que não há malefícios da aveia desde que ingerida de forma correta e recomendam a ingestão de cerca de 40 g, distribuídos ao longo do dia nas diversas refeições ou lanches.
Mas atenção: mais do que uma xícara por dia já deixa de ser saudável e pode ocasionar os malefícios da aveia. Além de um possível excesso calórico, pode causar desconforto intestinal, diarreia e até enjoo.
Então coma com moderação e aproveite todos os benefícios da aveia, que é o cereal queridinho dos brasileiros!