Emagrecimento, bem-estar e saúde. Por unir todos esses pontos, a corrida ganha cada vez mais adeptos. Por isso, separamos algumas dicas para quem quer começar a correr. Vamos lá?!

A busca pela corrida cresce cada vez mais com a formação de grupos e competições relacionadas a essa modalidade. Os novos adeptos encontram motivação justamente aí: em fazer novos amigos, treinar ao ar livre, perder peso e ainda cuidar da saúde. Tudo isso proporciona uma vida equilibrada e gera bem-estar.

Outro ponto positivo é a competição, que está presente nos muitos eventos do setor, com pessoas de diferentes classes sociais, idades e tipos de corpos. Esse conjunto ajuda a tornar a modalidade uma entre as mais populares e de grande nicho comercial, movimentando segmentos e serviços.

Como há muita publicidade, movimentação e todos podem aderir, chama mais atenção. Sendo assim, se quer entrar para esse grupo de corredores, fique atento a esse artigo e saiba o que fazer para começar a correr!

Conheça os benefícios da corrida

Seguir as dicas para quem quer começar a correr pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, se bem planejada.

Por ser uma atividade aeróbica, há o fortalecimento do coração e, consequentemente, ocorre melhorias na circulação sanguínea, beneficiando pessoas com diabetes, hipertensão arterial, colesterol e diversos outros grupos com doenças relacionadas ao índice lipídico.

Desse modo, estimula também a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, que contribuem para o combate ao estresse e à ansiedade. Além da questão hormonal, quem corre tende a melhorar a concentração e ter a mente mais relaxada.

Toda essa melhora da disposição física e mental propicia ainda o aumento da criatividade e da produtividade, impactando o âmbito profissional e pessoal.

Como começar a correr?

É recomendado, antes de seguir as demais dicas para quem quer começar a correr, passar por uma consulta médica para saber se está apto para começar os treinos.

“Feito isso, é hora de buscar um profissional de educação física para que essa prática aconteça com organização e planejamento, pois há um treinamento mais adequado para cada tipo de pessoa”, explica Carlos Augusto de Freitas, educador físico.

Ainda segundo ele, se você quer saber o que fazer para começar a correr, contar com o acompanhamento de um profissional para uma orientação correta faz toda a diferença. Assim, o praticante vai melhorar a técnica dos gestos, desenvolver a performance, estabelecer objetivos claros e reais, evitar lesões e progredir de forma segura.

Ou seja, irá se beneficiar de todas as vantagens que a corrida traz para o bem-estar físico e mental.

Se isso não for possível no início, basta unir cinco fatores essenciais. “Disposição; um par de tênis adequado para a prática; roupas leves e confortáveis; local seguro e tranquilo, para que consiga se concentrar; e focar nas sensações e percepções que o corpo sente com a corrida”, enumera o educador.

Outra das dicas para quem quer começar a correr é buscar informações sobre a modalidade por meio de fontes confiáveis. Assim, saberá como proceder em relação à hidratação, alimentação pré e pós treino, quanto correr por semana, o descanso e outros tópicos relevantes a serem observados.

8 dicas para quem quer começar a correr

Começar a praticar exercícios físicos é sempre algo muito positivo, mas é indispensável ter certos conhecimentos prévios para evitar se frustrar, ou, pior ainda, se machucar. Separamos 8 sugestões, visando fazer uma prática física segura.

1 – Tenha paciência e fique atento às suas limitações

Uma pessoa acostumada a correr e alguém que está apenas começando não possuem o mesmo tipo de condicionamento físico, o que se reflete no tempo e nas distâncias percorridas. Respeite suas limitações, siga as dicas de corrida para iniciantes e tenha paciência: com treinamento, é possível progredir (e muito)!

2 – Não use apenas os resultados como motivação para ir treinar

Aspectos como o emagrecimento estão associados à corrida, mas eles não devem ser o seu único motivador. Entenda que as pessoas têm metabolismos distintos e a perda de peso, às vezes, não vem só com a prática.

Acima de tudo, você deve seguir as dicas para quem quer começar a correr pela sua saúde.

3 – Tenha disciplina

Uma dica importante sobre como começar a correr é que não se deve tratar de uma tarefa esporádica. Qualquer tipo de exercício físico é bem-vindo, mas para ficar bom na corrida, é preciso praticar com frequência. Tenha disciplina e se esforce para abandonar a preguiça.

4 – Comece com caminhadas, alternando com trotes e com volumes baixos

As caminhadas são um bom pontapé anterior às dicas para quem quer começar a correr, as quais podem ser alternadas com trotes (que são pequenos percursos numa velocidade maior). Se você começar nesse ritmo, aos poucos perceberá que seu corpo irá se adaptar e pedirá que vá mais rápido do que antes.

5 – Aumente a distância aos poucos, conforme for adquirindo maior resistência

Assim como a velocidade, a distância também deve ser aumentada aos poucos, em um movimento progressivo que respeita os limites de um corpo que antes estava sedentário. Essa é uma das principais dicas de corrida para iniciantes que desejam evoluir na atividade.

6 – O desenvolvimento do “cardio” é mais rápido do que o desenvolvimento muscular e articular

“Cardio” é uma maneira de chamar o sistema cardiorrespiratório, que envolve o coração e os pulmões. Na prática, ele é desenvolvido mais rápido do que a força nas articulações e nos músculos, o que significa que é preciso descansar e não exagerar, mesmo que tenha fôlego.

7 – Reserve um tempo para exercícios de fortalecimento muscular

Seguindo a dica anterior, vale a pena praticar exercícios que envolvem o fortalecimento muscular ao mesmo tempo em que se corre para que possa intensificar as corridas em distância e velocidade. Esse tipo de atividade é primordial para um melhor condicionamento.

8 – Siga as orientações de um profissional

Fechando a lista de dicas para quem quer começar a correr, retomamos algo mencionado ainda no começo: siga as orientações profissionais! Busque ajuda de médicos e personal trainers, esses indivíduos conhecem bem como o corpo funciona e irão lhe instruir sobre melhores práticas.

Com tantos benefícios, facilidade e acessibilidade, a corrida pode ser uma ótima aliada para a saúde física e mental.

Posts relacionados