Organizar um encontro de amigos em casa é sempre divertido e prazeroso! Para que esse momento fique ainda mais especial, um cardápio diferente e cheio de sabor faz toda a diferença.

Com ideias para jantar simples tudo fica ainda mais fácil e você pode acrescentar novos ingredientes que serão o sucesso dessa reunião. Lembrando que pequenos detalhes contam muito!

Para o sócio da RED Boutique Gourmet, David Deutsch, levar em consideração o gosto dos convidados é o primeiro passo para saber como fazer um jantar simples. Caso você conheça bem todos os presentes, essa é uma excelente oportunidade para testar novos temperos.

“Uma massa com molho curry [mistura de especiarias muito comum em países da Ásia] é uma ideia diferente”, indica. Ah, pensando em praticidade, separamos dicas interessantes. Vamos lá?

Fique de olho nas dicas do especialista

Segundo David, se os convidados do jantar não são tão próximos assim – e você não conhece o paladar de todos –, vale a pena preparar uma opção à parte, com molho vermelho.

Outro detalhe importante é testar todas as novas receitas antes do grande dia. Assim, diminuem as chances de algo dar errado.

Se faltar tempo na hora de organizar o cardápio, Deutsch sugere ideias para jantar simples e sofisticadas. “Uma seleção de queijos acompanhada de itens como salmão ou presunto parma são boas opções”.

Outros snacks podem complementar a mesa, como sardellas e bruschettas.

Uma função importante do anfitrião é se preocupar para que não falte nada. “Costumo calcular as quantidades com uma margem para imprevistos, caso apareça alguém de última hora ou algum convidado tenha mais fome. Também recomendo sempre ter uma opção de receita na manga, caso o menu não agrade um dos presentes”, destaca.

7 dicas para inovar nas ideias para jantar simples

Tão importante quanto conhecer as receitas específicas é saber como elaborar algo que não custe muito e esbanje qualidade. Pensamos em sete ideias que podem te guiar nas escolhas, considerando as especificidades dos convidados e do seu orçamento.

1 – A apresentação ajuda qualquer cardápio

Você já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Pois essa dica está diretamente ligada ao ditado popular! Antes mesmo de se servirem, os convidados de uma festa observam o que há dentre as opções, o que pode ser usado por anfitriões para “incrementar” as ideias para jantar simples.

Ao invés de servir dezenas de opções, sirva poucas, mas muito bem organizadas e bonitas. O sabor é indispensável, claro, mas comidas caras não são sinônimo de sabor. Use a criatividade na decoração, considerando o evento e priorizando a qualidade e a economia.

2 – Quanto mais próximos os convidados, menor a formalidade

É interessante mencionar que um jantar para amigos simples e barato leva em consideração o nível de proximidade entre o anfitrião e os convidados. Você sempre vai dar seu melhor ao organizar o evento, é claro, mas amizades mais próximas dispensam algumas formalidades.

Isso significa que as dicas para amigos próximos são um pouco distintas daquelas de um jantar para conhecidos. Aqueles mais chegados compreenderão caso você não tenha todos os recursos para servir o cardápio mais elaborado ou diversificado do mundo.

3 – Considere o número de convidados na hora de pensar no cardápio

Entre as ideias para jantar simples, uma das piores coisas que pode acontecer é não existir comida suficiente para todos os convidados. Por outro lado, você pode se deparar com a situação oposta, quando há opções demais e, consequentemente, um gasto maior que não era necessário na situação.

Uma maneira de evitar isso é considerar o número de convidados. Dependendo do cardápio, opte por porções individuais e aperitivos, os quais podem ser adaptados “de última hora”, caso preciso. Desperdício de comida é ruim em todos os sentidos!

4 – Procure receitas que não custam muito e podem ser feitas em casa

A melhor ideia em um jantar para amigos simples e barato é encontrar receitas adequadas à situação, que não custem caro e possam ser feitas em casa. Naturalmente, encomendar um buffet ou similar vai ser um pouco mais custoso. Isso sem falar na “impessoalidade” de comprar fora.

Pratos como batata recheada, farofas, panquecas, macarronadas, arroz de forno, fricassê de frango, saladas e outros são excelentes como opções de cardápio entre ideias para jantar simples que não custam tanto e podem ser feitas por uma ou duas pessoas. Se precisar, peça ajuda na hora de cozinhar!

5 – Defina o tipo de jantar

Existe uma diferença considerável entre saber como fazer um jantar simples entre amigos durante uma noite de jogos e um para receber familiares vindo de outro estado. No primeiro caso, temos uma ocasião menos formal e que podemos “improvisar”, enquanto a segunda exige maior cuidado.

O prato principal vai ser uma massa? Será servida carne? E quanto às saladas? As bebidas são alcoólicas ou não?

Responder todas essas perguntas ajuda a definir o escopo das ideias para jantar simples, o que tem reflexos no custo e garante que a ocasião seja simples, mas muito bem organizada.

6 – Se planeje com antecedência e fique atento às promoções

Fazer as coisas “de última hora” é sempre a pior escolha! Algumas vezes não temos opção, mas sempre que conseguir, se planeje com antecedência.

Quando o assunto são dicas de jantar para amigos, você ganha oportunidades de economizar ao comprar os ingredientes.

Se ver uma promoção de carne de frango, por exemplo, e souber que todos os amigos comem este tipo de proteína, pense em receitas que utilizam esta opção. Tomate barato? Uma macarronada com molho vermelho cai bem. Os preços nos supermercados podem te ajudar a fazer melhores escolhas.

7 – “Caro” não é sinônimo de “bom”

Para finalizar as ideias para jantar simples, precisamos destacar algo que ficou apenas implícito em tópicos anteriores: o preço não define o quão bom ele é. É claro que quanto menor for o orçamento, maior será o seu desafio, mas a verdade é que é possível fazer um evento bom gastando menos.

O amor cumpre um papel fundamental aqui entre as dicas de jantar para amigos! Quando cozinhamos para quem amamos, há um “tempero” diferenciado, o que contribui para a qualidade das coisas.

Independentemente do cardápio que escolher, certifique-se de que deu o seu melhor para servir alimentos com carinho.

Posts relacionados