O que são alimentos termogênicos? Eles aceleram o metabolismo

É provável que você já tenha ouvido falar sobre esse termo em suas pesquisas sobre alimentação saudável. Mas sabe o que são alimentos termogênicos e quais são os poderes desses ingredientes?
Em uma explicação simples, eles possuem substâncias que induzem o organismo a trabalhar em um ritmo mais rápido. Com isso, o corpo gasta mais energia e perde peso de forma mais eficiente. Só com essa descrição já encontramos os motivos para incluí-los no cardápio!
Professora de nutrição da Universidade de Guarulhos e da Faculdade São Camilo, Maria Christina Pelliciari explica: “os alimentos termogênicos fazem com que o organismo gaste mais energia para realizar suas funções corporais. Quando entendemos que esse combustível está em forma de gordura, vemos que esses ingredientes contribuem para a redução do peso ao ‘queimar’ esse excesso”.
“A prática de exercícios físicos atua da mesma forma, aumentando o trabalho celular, a frequência cardíaca e a respiração. Isso resulta em um maior gasto energético, que, consequentemente, utiliza a gordura corporal como combustível”, completa.
Partindo dessa ideia, vamos explicar melhor quais são os alimentos termogênicos. Leia o texto até o final!
Saiba o que são alimentos termogênicos
A palavra “termogênico” tem relação com temperatura (“termo”), o que é uma boa maneira de introduzir o conceito. Como mencionamos brevemente, trata-se dos alimentos que pedem mais do organismo para serem digeridos, o que ocasiona no gasto de energia (e de gordura).
Ou seja: quando pesquisamos quais são os alimentos termogênicos, vemos que são positivos do ponto de vista de queimar gordura, pois aceleram o metabolismo.
Por outro lado, eles não devem ser encarados como uma solução absoluta para o emagrecimento. Seu excesso pode causar problemas no aparelho digestivo.
Quais são alguns dos melhores alimentos termogênicos?
O que não faltam são exemplos do que são alimentos termogênicos, mas afinal de contas quais são os melhores dentre eles? Seja para consumo “in natura” ou como parte de receitas, fizemos uma lista com 8 dentre os mais indicados para uma dieta saudável.
1 – Arroz integral e feijão
Você sabia que tanto o arroz integral quanto o feijão são alimentos termogênicos? Essa é uma excelente notícia para os brasileiros, já que os ingredientes fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas no país. Não é à toa que o almoço é uma refeição muito importante.
2 – Chá verde
O chá verde é comumente associado com receitas de emagrecimento “milagroso”, o que lhe dá uma fama um pouco ruim, mas a verdade é que ele é benéfico para a saúde. Além do fato de ser termogênico, podemos mencionar também o seu papel positivo para a boa digestão.
3 – Alho
Mais uma notícia positiva para nós brasileiros nessa lista do que são alimentos termogênicos: além do arroz integral e do feijão, o alho! Para os fãs de um bom temperinho, é ótimo saber que um ingrediente que melhora o sabor das receitas também é positivo para o metabolismo.
4 – Canela
A canela é outro alimento termogênico, e um extremamente flexível. Além das tradicionais receitas doces que a utilizam, ela também pode ser colocada em pratos salgados, como é o caso dos risotos. Naturalmente, o seu gosto forte pede um consumo mais reduzido.
5 – Pimenta
Assim como o alho e a canela, a pimenta também pode ser usada como parte de receitas nas refeições. Há quem goste até mesmo de comê-las cruas (como parte de saladas ou puras), o que também é positivo. Ao mesmo tempo, o seu consumo deve ser moderado.
6 – Óleo de coco
O óleo de coco é um excelente substituto em receitas (em especial receitas doces, mas ele tem uso pontual em receitas salgadas) que pedem manteiga ou azeite. Apesar de seu benefício como alimento termogênico, deve-se considerar o excesso de gordura do alimento.
7 – Café
O café, uma das bebidas mais presentes na dieta dos brasileiros, é outro exemplo do que são alimentos termogênicos, mas ele também traz malefícios quando consumido em excesso como problemas relacionados à insônia, dor de cabeça, azia e o amarelamento dos dentes.
8 – Cacau
O cacau, principal ingrediente dos chocolates, é outro alimento termogênico. Contudo, é necessário considerar seu consumo em receitas que não adicionem gorduras e açúcares.
O que é e como seguir uma alimentação termogênica?
Uma “alimentação termogênica” se refere a dietas ricas em itens que aumentam o gasto de energia na digestão e aceleram o metabolismo. Mais uma vez, precisamos reforçar que não se deve optar por uma dieta restritiva, considerando os prejuízos para o organismo.
Há limites para o quanto uma alimentação termogênica é capaz de emagrecer, e ela deve vir aliada de exercícios físicos regulares e uma dieta balanceada. Isso é importante porque até mesmo alimentos altamente termogênicos, como o óleo de coco, também trazem a gordura.
O ideal é, após aprender o que são alimentos termogênicos, incluí-los como parte do seu dia a dia, mas jamais como o único tipo que ingere no cotidiano. Se possível, busque profissionais da área de nutrição para indicar uma dieta balanceada, com quantidades corretas.
Na hora de listar os ingredientes que possuem o poder de acelerar o metabolismo, a nutricionista lembra a pimenta e o chá verde. Os dois possuem as substâncias capsaicina e catequina, que aumentam o gasto energético após a refeição.
A professora de nutrição alerta que não há estudos conclusivos sobre as quantidades de consumo ou melhores alimentos termogênicos. E aconselha: “a pimenta deve ser ingerida em dosagens moderadas. Já o chá verde pode fazer parte do cardápio com mais frequência”.
Mas atenção! Os dois ingredientes são alimentos restritos para quem possui problemas de tireoide, já que podem interferir em seu funcionamento.
Com as dicas acima e as explicações sobre o que são alimentos termogênicos, você vai consumi-los com mais consciência! Mas lembre-se: quando o assunto é a queima de gorduras, o ideal é aliar o novo cardápio com a prática de exercícios físicos. Que tal começar hoje?