O que levar de lanche para um passeio? Veja dicas e escolha os preferidos!

O verão é conhecido como a estação perfeita para atividades ao ar livre, viagens e prática de esportes. No entanto, as temperaturas elevadas exigem cuidados com a alimentação e hidratação. E uma dúvida comum é saber o que levar de lanche para um passeio.
São tantos detalhes quando vamos fazer uma atividade em família que fica difícil lembrar de tudo, mas é muito importante pensar na parte dos alimentos. Com detalhes simples, você pode fazer um passeio gostoso e saudável.
Pensando nisso, separamos cinco dicas essenciais para você curtir o calor sem sustos. Confira!
O que levar de lanche para um passeio ao ar livre no verão?
Ao invés de comprar algo na rua e ficar à mercê dos estabelecimentos, por que não levar tudo pronto de casa? Além de garantir que ficará bem alimentado no calor, ainda existe o fator da economia, já que os lanches caseiros são mais baratos do que aqueles comprados prontos.
Há também a oportunidade de fazer receitas especiais, de acordo com gostos e restrições alimentares, outro elemento também impossível de garantir quando falamos sobre o que consumir em um passeio ao ar livre no verão. Estar prevenido é sempre a melhor alternativa!
Diante dessa ideia, uma pergunta permanece: o que levar de lanche para um passeio? As opções são variadas, mas é possível seguir algumas dicas, as quais consideram tanto o clima mais quente quanto alternativas saudáveis e que não atrapalhem o encontro ao ar livre.
1 – Alimentos leves e de fácil digestão
Os dias quentes pedem esses itens. Dê preferência às verduras, legumes e frutas. Evite ingredientes muito gordurosos, como salgadinhos, doces e frituras.
Dentre os tipos de passeio ao ar livre no calor, alguns que podemos pegar como exemplos incluem: piscinas, parques, quadras esportivas, praia, caminhadas pela natureza… E o que todas elas têm em comum? A prática de atividades físicas, é claro, deve ser ponderada.
Priorize alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e vegetais. A ideia é que ganhe a energia necessária para continuar se divertindo, sem que se sinta “pesado”, o que pede um descanso. Por falar de temperaturas elevadas, itens gelados são indicados.
2 – Lanches que não estraguem rápido no calor
Quando o assunto é o que comer no verão fora de casa, a temperatura deve ser considerada não somente pelo ponto de vista dos benefícios dos alimentos ao nosso corpo, mas também por suas propriedades.
Isto é: ao pensar no que levar de lanche para um passeio, lembre-se que certos alimentos estragam mais rápido do que outros e deve levar isso ao pensar no que comer no calor.
Dê preferência àquelas receitas que não estraguem com facilidade diante de temperaturas elevadas, evitando alimentos como queijo e demais laticínios. Caso opte por um tipo de lanche com a vida mais curta, certifique-se de colocá-lo em uma bolsa térmica apropriada.
3 – Água filtrada
Para manter uma hidratação adequada, aposte na água de coco! Além de ser muito saborosa, ela repõe os líquidos e também possui minerais como o sódio e o potássio, essenciais à saúde.
Água de coco e sucos naturais são muito bons durante um passeio ao ar livre, mas nada substitui a boa e velha água. Aproveitando-se do calor, é comum que comércios aumentem o preço dessa bebida tão simples, o que é um problema desnecessário para o bolso.
Uma dica sobre o que levar de lanche para um passeio é congelar as bebidas na véspera para mantê-las fresquinhas por mais tempo.
Opte por levar água filtrada de casa, em garrafas que conservem a temperatura e não permitam que a bebida esquente. Mesmo que também leve suco, não se esqueça da água!
E lembre-se: escolher bem o que irá beber é tão importante quanto a escolha do que comer!
4 – Porções reduzidas
A última coisa que queremos, durante um passeio ao ar livre fora de casa, é ficar carregando restos de alimentos, certo? Pensando nesse cenário e com o objetivo de evitar desperdícios, o recomendado é que os lanches sejam feitos em porções reduzidas, que não gerem sobras.
Sanduíches, por exemplo, podem ser cortados pela metade, em duas partes, quando você pensa no que comer no verão. Caso sinta mais fome, não tem problema comer ambas, mas há a possibilidade de ingerir apenas uma porção e guardar a restante.
Especialmente para quem passeia com crianças, essa dica é essencial ao pensar sobre o que levar de lanche para um passeio.
5 – Evite alimentos industrializados
Não existe lanche mais simples para ser levado de casa do que um ultraprocessados. Pra que fazer um sanduíche natural se você pode levar um pacote fechado de salgadinho?
Qual a necessidade de fazer um suco natural se o de caixinha é mais prático e mais barato?
A resposta está na preocupação com a saúde! Embora os alimentos ultraprocessados pareçam mais práticos em um primeiro momento, eles são prejudiciais a longo prazo. Há receitas práticas em abundância para suprir a necessidade dos lanches de casa.
6 – Exemplos de lanches saudáveis para passeio ao ar livre no calor
Afinal de contas, ao pensar no que levar de lanche para um passeio, quais são bons exemplos saudáveis que se encaixam em todas as dicas dessa lista do que comer no verão?
Na prática, tudo depende do que o agrada, quanto tempo irá ficar fora de casa, o que pretende carregar consigo e mais!
Algumas receitas interessantes incluem boas opções do que comer no calor:
- salada de frutas sem adição de açúcares;
- sanduíches naturais sem queijo, mas com legumes;
- mix de frutas secas com castanhas e nozes (há até um pão Wickbold com castanha e quinoa que você pode usar);
- biscoitos (doces ou salgados) integrais caseiros;
- porções individuais de salada são boas ideias de alimentos leves e de fácil digestão.
Assim, com hábitos saudáveis durante o verão, não faltarão energia e saúde para desfrutar dessa estação, agora que já sabe o que levar de lanche para um passeio!
Posts relacionados

Sucos refrescantes e nutritivos
[rt_reading_time postfix = "minutos de leitura" postfix_singular = "minuto de leitura"]
Mantenha os cabelos saudáveis no verão
[rt_reading_time postfix = "minutos de leitura" postfix_singular = "minuto de leitura"]