A água de coco é boa para os rins? Afinal, ela ajuda em que? As respostas estão no texto de hoje! Confira

Sabe aqueles dias de muito calor? Sério! Nada se compara à sensação de tomar uma água de coco bem gelada, não é mesmo? Leve e refrescante, essa bebida é super popular nas estações mais quentes do ano e é perfeita para quem busca uma dieta equilibrada. Afinal, ela contém nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo e de quebra tem poucas calorias.

“A água de coco é considerada um isotônico natural. É uma bebida rica em antioxidantes, sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas C e do complexo B. Pode ser indicada para pacientes que sofrem com quadros de diarreia e vômito, para quem precisa de dietas líquidas (pós-operatório) ou ainda para consumo após atividade física”, explica Sandra da Silva Maria, nutricionista da clínica Gastro Obeso Center.

Segundo a especialista, não há uma recomendação diária para o consumo, porém ela é rica em potássio e, por isso, é aconselhável que seja controlada para pacientes que sofrem com doenças renais. “Quanto ao teor de carboidrato, ela apresenta em torno de 4 a 5%. Então, a escolha dessa bebida por pacientes diabéticos deve ser avaliada, levando em consideração a ingestão diária do carboidrato na dieta”, complementa.

Vale ressaltar ainda que o ideal é priorizar o consumo de água de coco in natura, ou seja, aquela que vem direto do fruto. As dicas de ouro são: peça orientação a um nutricionista e sempre leia o rótulo. Combinado?

Quais são os benefícios da água de coco?

Depois de entender um pouco mais sobre a maravilha que é a água de coco, chegou a hora de conhecer mais a fundo algumas das suas características. Afinal, além de deliciosa, essa bebida natural ganha cada vez mais espaço na rotina de todas as pessoas que buscam uma alimentação equilibrada e uma vida mais saudável. Você sabe o porquê? Abaixo, Sandra comenta alguns benefícios. 

1. Hidrata o corpo: por ser rica em sais minerais, como potássio e magnésio, a água de coco ajuda a repor esses minerais no organismo e garante a hidratação.

2. Auxilia no emagrecimento: sua composição e alto poder de hidratação ajuda na melhora do peristaltismo intestinal (facilita a digestão e promove um melhor trânsito intestinal), além de ser baixa em calorias.

Para acompanhar a água de coco, confira a receita de uma salada incrível, feita com o pão Estar Leve Forma!

3. Limpa a pele e ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo: essas duas coisas são possíveis pelo aumento do volume urinário e consequente aumento na excreção de toxinas. Viu só?

4. Melhora sintomas como enjoos, azia e refluxo: o potássio e o magnésio são importantes no processo digestivo, reduzindo azia e refluxo. Além disso, a água de coco limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação que pode ser causada pela acidez do estômago. Assim, ajuda a controlar enjoos. 

5. Diminui o colesterol no sangue: auxilia o peristaltismo intestinal, aumenta a excreção de toxinas, não tem gordura na sua composição e é rica em antioxidantes reduzindo assim o envelhecimento celular. 

6. Combate as cãibras: isso é possível pela composição rica em magnésio e potássio, além de ser uma bebida que oferece perfeita hidratação, como vimos acima. Você sabia que ela combate as cãibras? 

7. Melhora infecções intestinais: por conter eletrólitos, ajuda na hidratação e reposição desses, que foram eliminados nos episódios de diarreia e vômitos.

A água de coco é boa para os rins?

Além de todos esses benefícios, você sabia que a água de coco pode ser boa para os rins e ajudar a mantê-los funcionando de maneira eficiente? Isso mesmo! A excreção das toxinas do organismo estimula o funcionamento desses órgãos vitais, ajudando na produção e eliminação de urina. 

“Quanto mais urina é produzida, maior é a eliminação de pequenos cristais, que podem se formar e dar origem a pedra nos rins, prevenindo, assim, os cálculos renais. Para a prevenção desse quadro é importante garantir uma boa ingestão de líquidos, de preferência água”, conta Sandra.

Mas, a nutricionista alerta! “Em pacientes que já possuem problemas renais, o consumo da água de coco deve ser orientado pelo médico e pelo nutricionista para não ter sobrecarga renal”, diz. Isso também vale para diabéticos, como vimos no começo do texto. É fundamental levar em conta o quadro individual de cada um.

Conclusão

Incorporar a água de coco no dia a dia pode ser uma maneira natural (e muito gostosa) de ajudar a manter o corpo mais hidratado. Além de ser uma bebida leve e refrescante, ela conta com diversos benefícios que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Então, guarde todas as informações que você aprendeu hoje e da próxima vez que estiver com sede, considere escolher um copo de água de coco natural (com orientação médica, hein?!). Um brinde a você!

Posts relacionados